Kantar: compras de abastecimento caem, conveniência ganha destaque e e-commerce estabiliza em 2021
Atacarejo e Pequeno Varejo foram os canais com
melhor desempenho ano passado
A
pandemia impactou diretamente o modo de comprar dos brasileiros. Durante
os períodos de maior restrição social as compras de abastecimento e online
registraram desempenho acima da média. Com o
avanço da vacinação no país, a volta das atividades presenciais e a alta dos
preços de alimentos e bebidas, o comportamento de compra do consumidor mudou e traz um novo perfil de compra no segundo ano da
pandemia.
A
nova edição do relatório Consumer Insights, da Kantar, líder global
em dados, insights e consultoria, aponta importantes mudanças em
2021. Pela primeira vez nos últimos 3 anos, as compras de abastecimento
representaram menos da metade do volume total comprado pelo
brasileiro. Eram 52,6% em 2019 e caíram para 49,6% ano passado, dando
lugar a compras de proximidade e urgência. E
o comércio eletrônico não sustenta o ritmo acelerado e se estabiliza, num
momento que os casos de Covid-19 diminuem e o isolamento social termina.
Os
maiores destaques positivos de 2021 foram os canais atacarejo e pequeno varejo,
que conquistaram maior número de novos lares ano passado. Atacarejo
atingiu 73% das casas brasileiras, mas os novos compradores (26,6%) consomem
menos nesse ponto de venda. Apesar da
predominância de compras maiores, o canal foi
o que mais apresentou queda no número de categorias no segundo semestre de
2021. Cresceu 12 pontos de penetração (hoje são 43,2 milhões de compradores) em
comparação a 2020, mas registrou retração de 16% em volume comprado (atualmente
170 kg por ano por brasileiro), o que pode ser
explicado pela alta dos preços e o malabarismo que se tem que fazer para
equilibrar gastos.
Canais
menores e de proximidade também se fortaleceram no segundo ano da pandemia,
evidenciando que conveniência é fator de escolha na hora de comprar. O pequeno
varejo conquistou 7,6 milhões de novos lares compradores em relação ao ano
pré-pandemia (2019) e hoje representa o maior valor total
gasto (23,6%) pelo brasileiro nos canais de compra de bens de consumo
massivo (FMCG). Os canais de supervizinhança também registraram boa
performance, alcançando mais 1,8 milhões de domicílios compradores, com
destaque para o ganho de penetração no Estado
de São Paulo, onde já atinge metade dos lares.
O comércio
eletrônico, que vinha em forte ascensão desde o início da pandemia em 2020,
agora se estabiliza, num momento em que as pessoas voltam para as ruas. Foi
positivo em ganho de penetração (3,6 p.p.) no
último trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020, mas negativo
em unidades (-26,6%) no mesmo intervalo.
Vale
salientar, entretanto, que o meio de acesso puro (venda através de site ou
aplicativos próprios de players que só operam online) registrou
incremento de 215,7% no 2º semestre de 2021 em
relação ao 1º semestre do mesmo ano, e que o atacarejo foi um dos canais que mais
contribuiu positivamente para o online no segmento não puro no 2º semestre.
Sobre
a Kantar
A Kantar é líder global em
dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e
somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram,
compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o
conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a
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