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O que é clima organizacional?

 


Nos últimos anos as empresas e marcas têm evoluído cada vez mais na compreensão de como é importante manter um clima organizacional positivo, saudável e funcional. 


Porém, entre compreender isso e conseguir implementar, há um abismo de distância.

De qualquer modo, podemos dizer sem medo de errar que o diagnóstico já é um bom começo, ou seja, quando um empresário ou gestor confessa que o ambiente em sua corporação não vai bem, ele já deu um grande passo.

Depois, quando os responsáveis começam a estudar o assunto e assimilar as melhores dicas, conselhos e conceitos a respeito, também foi dado um grande passo. 

De modo que é possível avançar um pouco por dia, aceitando as limitações humanas.

Aí sim, quando uma empresa de locação de impressora laser colorida chega ao ponto de criar novos processos, mudando a operação diária e a relação entre as pessoas e equipes de trabalho, então podemos dizer que temos enfim uma mudança radical.

Isso também nos faz compreender que não é possível falar de clima organizacional sem falar em cultura organizacional, também chamada de cultura corporativa. O que quer dizer que na prática não basta ter boas intenções ou propósitos.

É realmente importante conceituar e teorizar o problema, pois as relações humanas não são fáceis em nenhum ambiente, seja ele pessoal ou profissional. 

Portanto, há princípios psicológicos e organizacionais que não podem ficar de lado, por isso, é tão comum ouvir falar em ambientes profissionais tóxicos. 

Tanto que embora alguns pensem que exista apenas o assédio sexual, há também um novo conceito que tem se disseminado cada vez mais, que é o de assédio moral e psicológico.

Lembrando que ele não é tão grave, por não interferir na integridade física da pessoa, mas pode ser igualmente criminoso e danoso em termos pessoais subjetivos. 

Trata-se de uma violência verbal ou situacional que causa constrangimento no colaborador.

Por exemplo, quando uma empresa de higienização de cadeiras estofadas coloca uma meta plausível de venda, estimulando seus consultores a fecharem de 7 a 10 clientes por semana, e premiando por isso temos um caso normal e perfeitamente aceitável.

Contudo, quando uma empresa começa a fazer reuniões e insinuar que quem não bater a meta será demitido, ela começa a cruzar uma barreira perigosa. 

Outro exemplo é insinuar que quem não atinge certo patamar seja medíocre ou inútil dentro da equipe.

Como dito, isso pode se dar por meio de palavras ou mesmo de situações, por exemplo, beneficiar um funcionário com uma sala melhor por conta de uma conquista é algo interessante, mas rebaixar alguém a uma sala pior seria abusivo.

Neste sentido, também não é difícil perceber que a conquista de um clima organizacional positivo pode demorar vários meses ou mesmo anos para se consagrar. Ao passo que o contrário pode acontecer em poucos dias ou semanas.

Basicamente, um gestor, tutor ou líder desalinhado com a cultura da empresa pode colocar tudo a perder em muito pouco tempo. 

Portanto, também é preciso pensar em conjunto, considerando a empresa como um organismo dotado de vários órgãos.

Como uma oficina que presta serviço de manutenção torre de resfriamento, que precisa implementar uma cultura que vai desde os donos, sócios e fundadores, passando pelos diretores e líderes, até cada um dos colaboradores que estão na linha de frente.

No fundo, quem está em cima serve como modelo para quem está embaixo. Tanto que hoje se fala muito em cultura vertical, no sentido de haver intercâmbio entre as várias equipes, em vez de uma cultura horizontal engessada e impositiva.

Do mesmo modo, uma empresa só chega a ter um clima organizacional positivo e realmente sustentável depois de dominar todas essas variantes. 

Lembrando que sustentabilidade não é algo apenas financeiro, como veremos abaixo.

Foi por isso mesmo que decidimos elaborar todo este artigo especialmente voltado para o que é o clima organizacional, qual sua real importância no curto e no longo prazo. Além das vantagens naturais de se voltar para ele com seriedade.

Os exemplos que vamos dando também vêm a calhar, no sentido de que trazem segmentos e nichos reais do mercado. 

Isso os torna muito mais ilustrativos e didáticos, facilitando para quem realmente já quer começar a praticar hoje mesmo.

Tanto que uma das maiores vantagens dos conselhos sobre como melhorar o clima organizacional é que hoje isso evoluiu tanto que já pode ajudar qualquer tipo de negócio, seja empresa de venda de pasta catálogo personalizada ou de serviços.

Em consequência disso, se o que você quer agora é mergulhar de cabeça em uma compreensão disruptiva sobre como o clima organizacional da sua corporação, ou na qual você trabalha, pode ser melhorado, então é só continuar nesta leitura.

Alguns conceitos básicos

Acima já vimos que a questão da sustentabilidade não se resume a um fator meramente financeiro, como pensam muitos empresários. Tampouco às questões de ecologismo, como podem pensar outras pessoas.

Trata-se também de uma espécie de diagnóstico, capaz de apontar empresas e corporações que são sustentáveis, no sentido de que dominam sua operação e conseguem se manter de maneira rentável e lucrativa.

Como uma firma de serviços de lavagem de cortina que consegue se manter no azul, em vez de estar sempre no vermelho. Esses são jargões populares que apontam aspectos importantes para a questão da sustentabilidade.

Tanto que hoje quando uma empresa deseja procurar empréstimo, ou mesmo uma startup que queira ser acelerada por algum fundo de investimento, ela vai precisar com certeza comprovar esses dados mais amplos de sua conjuntura.

Desta forma, podemos dizer que alguns princípios aqui são os seguintes:

  • Otimização constante;

  • Baixo turnover de funcionários;

  • Transparência nos números;

  • Escalabilidade comprovada;

  • Métricas e monitoramento.

Enfim, são vários os indicadores-chave de que há sustentabilidade na empresa. Tudo isso é importante pois é justamente daí que nasce um clima organizacional favorável.

Basta considerar que para os donos estarem satisfeitos, a empresa tem que estar indo bem em termos de missão, visão e valores. O que por sua vez cria uma rotina e um dia a dia mais eficiente e agradável para todos.

Outro exemplo ainda, é o dos planos de carreira, essa medida costuma mostrar com grande eficiência que aquela empresa realmente se preocupa com seus funcionários e colaboradores, provando isso na prática.

As bonificações e até o famoso PLR (Participação nos Lucro e Resultados) também têm se disseminado muito, como sinônimo de cultura corporativa de excelência e de clima organizacional positivo e proveitoso.

Por que é importante?

Lembrando que muitos dos conceitos e caracterizações que demos acima já deixam claro como o clima organizacional é algo importante em si mesmo.

De qualquer modo, é possível e até necessário aprofundar esses pontos, como modo de ganhar maior segurança, domínio e garantia sobre eles.

Por exemplo, podemos dizer que um clima organizacional é importante para uma fabricante de filme stretch para paletização, porque isso vai ajudar a otimizar os processos, trazer economias por parte da empresa e bem-estar entre os funcionários.

Sendo assim, nunca se trata de algo limitado ou fechado a apenas uma etapa, ou mesmo a um agente ou setor único. 

Pelo contrário, trata-se de uma questão orgânica, que ao mesmo tempo em que foca um aspecto, favorece outros.

Por isso, a importância do clima organizacional positivo remete à ideia de círculo virtuoso, como algo que vai agregando cada vez mais valor financeiro, tecnológico e humano.

A transformação do mercado

Outra grande vantagem de lidar com um clima organizacional moderno é que hoje em dia, isso acaba se tornando não apenas uma opção para as marcas mais ambiciosas, mas uma verdadeira questão de sobrevivência.

De fato, não é nada fácil conseguir sobreviver em um mercado tão competitivo quanto o atual, em que é praticamente todo dia que surgem novas empresas prestando os mesmos serviços de antes, ou vendendo os mesmos produtos.

Daí que seja um desafio se destacar na multidão, para isso, uma oficina focada em embreagem caminhão pode até fazer campanhas de marketing. 

Entretanto, a verdadeira mudança começa quando você pensa no médio e longo prazo também. 

Ou seja, quando seu clima organizacional aponta para um sucesso seguro, porque é capaz de engajar cada funcionário e fazer ele se comprometer pessoalmente. Isso sim fortalece a marca e a aproxima de uma líder de mercado.

O poder da autorrealização

Por fim, um conceito muito interessante de tratar aqui é o de autoestima ou autorrealização, que tem tudo a ver com cultura corporativa e clima organizacional.

Isso trata de outra vantagem, mas ao mesmo tempo da estratégia que está por trás de todas, que é a de que cada ser humano só produz bem quando vê um sentido nisso.

Ou seja, é diferente trabalhar em uma empresa de motoboy porque você gosta da área de entregas e inclusive pretende ter seu negócio próprio um dia ou trabalhar só porque ficar desempregado é ruim. 

Deste modo, cabe aos empresários, gestores e líderes encontrar esse motivador de autorrealização em cada funcionário, sobretudo, por meio de um clima organizacional propício.

Considerações finais

Sendo assim, é sempre importante falar sobre clima organizacional, cultura corporativa e diferenciais que podem tornar uma marca única no seu segmento.

Com os conceitos fundamentais e os conselhos práticos trazidos acima, fica ainda mais claro o que é esse tipo de clima, porque importa e quais são suas vantagens reais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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