Últimas

Riscos de raios em período chuvoso aumentam os riscos de arritmias cardíacas?

Pergunta: Riscos de raios em período chuvoso aumentam os riscos de arritmias cardíacas?

O nosso coração é um músculo que trabalha como uma bomba impulsionando o sangue por todo o nosso corpo com uma frequência média de 50 a 90 batimentos por minuto. Todo esse movimento só é possível porque ele possui uma rede elétrica independente dos outros órgãos do corpo, o que permite gerar impulsos e assim batimentos.

Quando pensamos em raios estamos falando justamente sobre uma descarga elétrica em grandes proporções, cerca de 1000 vezes maior do que a de um chuveiro. Por isso, quando uma pessoa é atingida por um raio, o coração entra em curto-circuito e para de bater, consequentemente também o corpo para de respirar.

O que pode acontecer em casos de descargas menores, quando o raio não atinge diretamente a pessoa, mas chega pelo solo próximo a queda do raio ou pela rede elétrica (durante uso de aparelhos conectados a energia), são as arritmias cardíacas. Ou seja, a corrente elétrica que atinge a pessoa muda a frequência natural desses batimentos, podendo acelerar (taquicardia) como desacelerar (bradicardia) o ritmo do coração. Então, sendo assim, se os riscos de raios em período chuvoso aumentam, os riscos de arritmias cardíacas por acidentes envolvendo raios também são maiores.

 

Resposta do cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior.

 

Sobre o especialista: Dr. Elcio Pires Junior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. E atualmente é cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas.

 

Redes sociais:

facebook.com/Dr-Elcio-Pires-Junior-Cirurgião-Cardíaco 

linkedin.com/in/elciopiresjunior

www.instagram.com/drelciopiresjr

Nenhum comentário