Trate os dados como recursos essenciais na estratégia de crescimento das empresas
*Por Augusto Borella Hougaz
Os dados (que algumas
vezes por abuso de linguagem chamamos popularmente de informações) são cada vez
mais importantes no mercado e se tornaram peça fundamental para orientar a
tomada de decisão e o planejamento de empresas, independentemente do seu
segmento. Entender os dados como um ativo estratégico é uma evolução natural e,
a partir dessa compreensão, líderes conseguirão avançar em seus planos,
otimizar as decisões e ações comerciais, conquistar novas oportunidades e,
consequentemente, aperfeiçoar os resultados de negócios transformando sua forma
de operar. Antes de cada decisão importante, os dados podem ser verdadeiros
conselheiros para prover poderosos e valiosos insights.
O fato é que, hoje, as
organizações já percebem o potencial de uma estratégia baseada neles. O que
falta, muitas vezes, é o gestor saber como desenvolver uma abordagem que faça
sentido para sua empresa e implementar uma cultura data driven (orientada pelos
dados, em português). É estratégico modelar o conhecimento e automatizar sua
aplicação sistemática. As corporações não se satisfazem apenas com
conhecimento; elas precisam de resultado de negócio e gerar prosperidade para
os stakeholders. Para isso, as empresas precisam internalizar e modelar esse
aprendizado, para que, assim, vire uma inteligência estratégica e gere
resultados de negócio consistentes e escaláveis em toda sua operação.
Os modelos de Machine
Learning e Inteligência Artificial potencializaram muito a capacidade de
automatizar toda a cadeia. Eles permitem alguns saltos – dependendo do
problema, modelos e disponibilidade de dados – com a possibilidade de pular do
dado direto para aplicação sistemática do resultado de negócio.
Há, ainda, muitos
líderes que acreditam que a tomada de decisão estratégica, com base em
informações concretas, não faz tanta diferença nos resultados e não é tão
importante quanto outros fatores mais subjetivos. No entanto, a partir de uma
estratégia de data analytics assertiva, é possível aumentar a produtividade da
operação, reduzir custos, otimizar processos, melhorar a experiência do usuário
e identificar insights acionáveis, entre outros benefícios. Uma boa estratégia
facilita a compreensão de como competir em seu mercado, ter eficiência
operacional e, principalmente, criar vantagem competitiva para garantir seu
diferencial no mercado.
Assim, contar com
informações concretas e confiáveis já não pode mais ser encarado como um
diferencial competitivo, mas como um processo vital para a atuação e
sobrevivência no mercado. Com a transformação digital se tornando realidade
(antes era apenas uma tendência), o uso de dados tornou-se essencial no dia a
dia.
Nesse sentido, devemos
ter muito cuidado com o armazenamento dessas informações, bem como com as
devidas políticas para garantir a segurança desses ativos. Como são tão
valiosos, é fundamental protegê-los. É preciso adotar um controle restrito
dessas informações, desde a coleta até o momento final de utilização, incluindo
o mapeamento e organização de acordo com o propósito, com quem usa, entre
outros fatores.
Olhando
para o fluxo corporativo atual, as organizações precisam usar os dados de forma
preditiva e prescritiva, com recomendações de decisões e ações. Nas empresas,
quem está olhando para o passado ou para o momento, já está para trás. O mesmo
acontece com quem apenas descreve o que aconteceu. Como reconhecemos que
ninguém nasce “alfabetizado”, é necessário o investimento em esforços e
capacitações para ensinar todos da organização a interpretar e usar os dados
adequadamente em suas atividades diárias.
*Augusto Borella Hougaz é vice-presidente de Oil&Gas da Intelie
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