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5 formas de monetizar seu marketplace


Por Raphael Mello*

 

São Paulo, março de 2022 - O mundo dos marketplaces, ou das vitrines virtuais, está extremamente presente no dia a dia do consumidor. De acordo com uma pesquisa da Mastercard, divulgada em outubro do ano passado, o número de empresas que migraram para o on-line no ano de início da pandemia foi 208% maior do que no ano anterior.

Com os diversos benefícios estratégicos proporcionados pelos marketplaces, é possível vermos gigantes tomando o mercado e tornando o ambiente ainda mais competitivo. Com isso, para aqueles que desejam ocupar espaço nesse nicho, é necessário planejar as melhores formas de monetizar o seu próprio negócio.

É interessante ressaltar que, além das maneiras apresentadas aqui, ainda há a possibilidade de adoção de um modelo híbrido, que combina dois ou mais modelos de monetização. O melhor vai depender do produto e dos resultados desejados pelos vendedores e plataformas. Conheça, a seguir, 5 formas de monetizar seu marketplace:

 

Comissão

Neste primeiro modo, a plataforma de marketplace recebe uma porcentagem das transações realizadas em compras. Os modelos que mais se adequam a esse tipo de monetização são os de serviços e de aluguel (como Uber e Airbnb), que recebem uma taxa de cada compra feita pela plataforma. 

 

Logística

Sabemos que a logística é parte fundamental da experiência do consumidor. Oferecer o serviço logístico da empresa para os vendedores de sua plataforma é uma forma de oferecer um atendimento de qualidade e de monetizar o seu marketplace por meio desse setor.

 

Receita financeira

Neste modelo, o intuito é oferecer uma solução para que o parceiro do marketplace consiga investir ainda mais em seu próprio negócio. Por meio do oferecimento de crédito disponibilizado pela plataforma, é possível proporcionar uma melhora nos negócios dos vendedores e garantir o pagamento das parcelas durante o repasse das comissões.

 

Mídia patrocinada

Por meio do modelo de mídia patrocinada, a plataforma vai ter acesso à visualização dos usuários. Anúncios antes de vídeos e séries e nas redes sociais, em que produtos são veiculados para públicos pré-definidos, já analisando gênero, idade, localização e mais, servem para todos os modelos de marketplace e dão uma visibilidade maior para a plataforma.

 

Assinatura 

Por fim, ainda há o modelo de assinatura. Nesse modo, os usuários são incentivados a pagar por versões mais completas de aplicativos e ter mais ferramentas de determinado serviço. Como exemplo, o modelo de negócio de muitos streamings, que oferecem suas versões “premium”.

 

*Raphael é CEO da LTM, empresa integrante da holding Vertem.

 

 

Sobre o Grupo Vertem e a LTM

A Vertem é a primeira holding focada no desenvolvimento de ecossistemas para ajudar empresas a expandir seus resultados por meio da transformação digital. Em um processo coordenado entre as áreas de Loyalty, Data e Tech, a Vertem destrava novas possibilidades de soluções corporativas e interdependentes, para impulsionar ecossistemas de negócios de forma integrada e funcional.

A LTM é líder no segmento de fidelidade B2B2C, com o maior e mais completo marketplace omnichannel de recompensas do Brasil. Com 13 anos de mercado, conta em seu portfólio com grandes clientes, como Santander, Unilever, Vivo, Shell, Porto Seguro, Tokio Marine e Avon. A empresa cuida de toda a gestão de programas de fidelidade, desde a campanha até a entrega dos prêmios ao consumidor final.

Possui um portfólio completo de soluções para o desenvolvimento e gerenciamento de programas de incentivo e fidelidade. Oferece produtos e ferramentas exclusivos para o resgate de prêmios on-line e off-line, que atendem às diversas necessidades dos programas de relacionamento, incentivo e fidelização. Com mais de 1 milhão de opções de prêmios, dispõe de experiências atraentes, relevantes e positivas para os clientes.

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