Últimas

81% dos Agentes Autônomos de Investimento conseguem créditos necessários para o primeiro ano do PEC

Até 28 de fevereiro de 2022, primeiro ano de vigor do Programa de Educação Continuada, para os 2.739 AAIs credenciados nos meses de janeiro e fevereiro, independente do ano, 80% conseguiram atingir no mínimo os 20 créditos anuais exigidos pelo PEC. 

Os dados foram divulgados pela ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), entidade autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), como responsável pela Certificação e Credenciamento dos AAIs e pela gestão do PEC.  

De acordo com o responsável pela área de certificação da ANCORD Orlando Júnior, “a maioria dos 19% dos agentes que não atingiram a pontuação mínima é composta por profissionais que não atuam no mercado”, ou seja, possuem o credenciamento, mas não estão vinculados a nenhuma Corretora.   

O programa tem como objetivo manter os profissionais do setor atualizados e aptos a exercer suas atividades.   

Segundo Orlando Júnior, o programa é fundamental para a manutenção do padrão de qualidade na prestação de serviços e no atendimento aos investidores. “O investimento de tempo e recurso que os profissionais da área sempre fizeram para aprimorar suas atividades está sendo reconhecido e valorizado”, ressalta Júnior.   

Para auxiliar os AIIs em 2022, a Ancord abriu o curso gratuito sobre Mercado de Derivativos. Com uma carga horária de 12 horas, o treinamento apresenta a dinâmica operacional dos contratos derivativos e avalia as operações que podem ser realizadas com tais papéis. O treinamento completo gera 36 créditos no PEC.   

Além dessa promoção, que vai até o dia 31 de maio de 2022, há inúmeras iniciativas sendo oferecidas por Instituições do Mercado, que somam 3.859 horas de atividades educacionais, totalizando mais de 8.000 créditos (1.800 gratuitas) que contam para o Programa.   

  

Entenda as regras do Programa de Educação Continuada  

Os agentes autônomos credenciados até 2021 terão até 2026 para cumprir 150 pontos em créditos educacionais. Da mesma forma, todos os AAIs credenciados a partir de 2022 terão o prazo de cinco anos para cumprir a pontuação. A data limite será sempre o aniversário de credenciamento do profissional.   Além disso, o AAI deverá computar, no mínimo, 20 pontos anuais e, no máximo, 70 pontos anuais. 

Caso o AAI não consiga cumprir os 150 pontos necessários ao final dos 5 anos ou não atinja os créditos anuais, o profissional também poderá optar por realizar um exame de renovação.  

A prova reunirá metade das questões aplicadas nas provas de certificação para AAIs, que também são aplicadas pela ANCORD. Para isso, será preciso solicitar a realização do exame 90 dias antes do prazo de validade do credenciamento.  

Sem a pontuação ou a aprovação na prova, o credenciamento não será renovado e o AAI não poderá exercer suas atividades até que realize um novo exame de certificação. 

 A ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias - é a entidade que congrega e representa empresas que atuam no mercado financeiro e de capitais. Ao longo dos anos, a ANCORD tem consolidado sua atuação ao promover o desenvolvimento contínuo dos associados e defender os interesses de seus membros junto ao governo e a órgãos reguladores, além de oferecer direcionamento técnico e jurídico, cursos e treinamentos.

Nenhum comentário