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A importância da publicidade nas marcas

 


Quando se pensa em publicidade, logo nos vem à mente uma série de ações muito comuns, como uma propaganda na TV, um anúncio nas redes sociais ou veículos tradicionais como jornais e outdoors.

A publicidade é tão comum em nosso cotidiano que uma pessoa está exposta a cerca de 5.000 mensagens publicitárias por dia, e não é exagero.

Isso acontece porque os anúncios publicitários podem surgir em nosso dia a dia de diversas formas, com vários tamanhos e com objetivos diferentes. Mas mesmo estando tão presente, nem todo mundo compreende seu conceito.

De acordo com o pai do marketing moderno, Philip Kotler, a publicidade é um conjunto de ações que servem para chamar a atenção do público para uma ideia, produto ou serviço, por meio de anúncios pagos.

Isso significa que é uma estratégia para transmitir mensagens de comunicação, que informam as pessoas sobre alguma coisa, com a intenção de influenciá-las a comprar algo.

Só que para investir em publicidade, é necessário saber que ela é paga, uma importante vertente da comunicação, que se comunica de maneira unidirecional e que pode ou não ser pessoal.

Além disso, também precisa compreender seus objetivos e a importância que tem para as marcas, e é justamente sobre esses dois últimos tópicos que vamos falar aqui.

Entenda os objetivos da publicidade

Antes de falar sobre os objetivos da publicidade, vamos começar introduzindo a respeito de seus diferentes tipos, que são:

  • Anúncios na TV, Rádio e Jornal;

  • Outdoors;

  • Patrocínios;

  • Publicidade em loja;

  • Estratégias de marketing digital;

  • Anúncios em revistas;

  • Folhetos;

  • Catálogos;

  • Lonas publicitárias.

Esses e vários outros tipos de publicidade podem ser usados pelas empresas, como uma loja de cabine de pintura eletrostática usada, que se encaixa em publicidade impressa, publicidade de massas e publicidade ao ar livre.

Também existe a publicidade digital e a integração de produto ou marca, sendo que este último faz a vinculação de produtos em redes de entretenimento, como no caso do YouTube e dos programas de TV.

Nenhuma empresa deve investir em publicidade apenas porque acha que isso deve ser feito, na verdade, esse trabalho depende de um objetivo.

Por meio da publicidade, a organização consegue informar, persuadir, alavancar suas vendas, aumentar a procura por seus produtos e serviços, ganhar notoriedade, criar uma base de contatos mais segmentada e construir sua própria marca.

O uso de publicidade também tem muitas vantagens, como a possibilidade de educar o consumidor, atrair novos clientes, reduzir as taxas de rotatividade, aumentar a fidelização e conquistar a confiança dos compradores.

Por meio dessas estratégias, um fabricante de condimentos desidratados também consegue criar sua marca e reduzir o custo para conquistar novos clientes.

Importância para as marcas

A publicidade é uma ferramenta que ajuda a conquistar reconhecimento, expandir o alcance do negócio e fazer com que sua marca seja mais reconhecível para os consumidores.

Essa comunicação faz isso ao divulgar a história da organização, que desempenha um papel muito importante no modo como as companhias se conectam com o público, além de despertar a confiança dos clientes.

De acordo com um estudo da empresa Edelman, uma pessoa que confia em uma marca há muito tempo tem mais chances de comprar seus produtos, permanece leal às soluções e tende a defendê-la.

Além disso, quando a pessoa vê propagandas repetidas em canais diferentes acaba confiando mais na organização. O negócio também precisa estabelecer uma abordagem de funil para fortalecer ainda mais a confiança, tanto em clientes novos quanto nos atuais.

Peter Field e Les Binet realizaram um importante estudo para a história da publicidade e descobriu-se que a mídia ideal para fazer o negócio crescer precisa ser formada por 60% de desenvolvimento de marca para alcançar a massa e 40% de estratégias de venda.

Essas ações precisam ser trabalhadas para alcançar clientes que têm mais chances de comprar com a empresa. O próprio estudo também mostrou que é necessário focar nos consumidores que já conhecem a marca.

Ao planejar suas estratégias de publicidade dessa forma, uma empresa de fechamento de áreas externas com vidro tem acesso a uma série de vantagens importantes, como:

1 - Facilidade ao analisar métricas

Além de investir em publicidade de marca, a organização deve ampliar o escopo de seu desempenho, considerando métricas que não se relacionem diretamente aos retornos obtidos por meio de anúncios.

A organização deve usar métricas de sua marca, tais como taxa de cliques e alcance, para entender o quanto suas estratégias são eficazes e quais são os pontos que precisam melhorar para alcançar o desempenho proposto.

Para facilitar esse trabalho, um fabricante de embalagens para correios personalizadas pode contar com empresas que vão ajudá-lo a entender o quanto as campanhas publicitárias digitais estão colaborando com as vendas.

Isso acaba por aumentar a familiarização com a marca perante o público, e quando as estratégias são bem aproveitadas, é possível projetar um crescimento de longo prazo.

2 - Possibilidade de usar vários canais

Vários canais podem ser considerados no planejamento de mídia da marca, como conteúdos premium e seguros para o negócio, como no caso de músicas e filmes.

Ao fazer anúncios em formato de vídeo, no display do Google e nas estações de rádio, a companhia consegue trabalhar com uma abordagem imersiva e totalmente capaz de conectar a publicidade ao conteúdo que vai interagir com o público.

Para ajudar nesse processo, a corporação deve analisar métricas específicas, que vão ajudar a otimizar a campanha e a maximizar o desempenho.

3 - Apresenta a proposta de valor

Toda empresa precisa mostrar para o público qual é a sua proposta de valor, ou seja, além de engajar os clientes com sua história, é necessário oferecer oportunidades capazes de educar o público em relação à proposta de valor e às ofertas de soluções.

Um fabricante de ventilador industrial de teto deve aliar essas estratégias aos insights de compras, pois isso ajuda a alcançar o público de maneira mais eficiente, por meio de mensagens que vão fazer com que as pessoas continuem comprando.

Melhores estratégias de publicidade

Sabendo qual é a importância da publicidade, nada mais justo do que conhecer algumas estratégias que vão te ajudar a ter bons resultados. São elas:

Conhecer o perfil do cliente

É necessário ir além das características do público-alvo e definir qual é o seu perfil de público ideal. Uma boa ação de publicidade depende muito do quanto a companhia conhece o comportamento do seu cliente.

É assim que o negócio vai definir os elementos da sua campanha, como o canal onde será divulgado, linguagem e formato.

Escolher bons canais

Se um fabricante de vela primeira eucaristia realmente quer uma ação publicitária eficiente, precisa garantir que a mensagem vai chegar até o público certo.

Para que isso aconteça, é necessário divulgar a informação nos canais abertos e onde os clientes em potencial costumam consumir informações.

Hoje em dia, as marcas têm acesso a uma grande possibilidade, como redes sociais, revistas, jornais, blog, e-mail e assim por diante. Tudo o que a organização precisa fazer é identificar os meios mais usados pelo cliente e trabalhar com ele.

Destacar os diferenciais da solução

Você já sabe que as pessoas são bombardeadas por publicidade todos os dias, mas só vai conquistar a atenção do público aquele que souber se destacar.

Em outras palavras, uma confecção de uniforme de limpeza precisa encontrar maneiras de chamar a atenção do público, usando diferentes recursos como textos e imagens.

Seja criativo e procure fazer algo diferente dos concorrentes, afinal, o consumidor tem muita coisa para avaliar e vai preferir analisar aquilo que consegue se destacar.

Incentivar uma ação

Quem quer obter resultados práticos precisa ter um objetivo em mente na hora de criar as campanhas publicitárias e incentivar a ação que deseja por parte do público.

Lembre-se de que as pessoas não vão comprar seus produtos e serviços apenas porque você quer ou pede. Elas vão comprar quando o negócio oferecer uma vantagem, brinde ou desconto, pois essas ações incentivam as compras.

Fortalecimento da empresa

Além de estimular a compra, uma empresa de manutenção de turbinas a vapor precisa fortalecer sua marca diante das pessoas.

Uma das maneiras de fazer isso é criar conteúdos que engajem e que firmem um bom relacionamento com os consumidores.

Contudo, tenha em mente que esse trabalho leva tempo e exige dedicação constante, é dessa forma que os resultados aparecem e compensam todos os esforços.

Considerações finais

As estratégias de publicidade precisam ser analisadas, pois com base nos resultados oferecidos, a empresa descobre o que precisa mudar e quais são as ações que fizeram sucesso.

Investir em publicidade é crucial para fazer com que a marca se mantenha competitiva no mercado em que atua e seja capaz de atender às demandas do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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