Últimas

Aprenda a cultivar camapu em casa, planta medicinal que pode prevenir o Alzheimer

O camapu se adapta a qualquer clima, sendo uma planta bem fácil de cultivar, bastando poucos cuidados, como um solo fértil e uma área bem iluminada em casa

Créditos: iStock

O Camapu, ou Physalis Angulata, é uma planta de origem amazônica rica em nutrientes, como vitamina A, C, ferro, fósforo, carotenoides, flavonoides e antioxidantes, que dá um fruto exótico de cor amarela, muito comum no estado do Pará e em algumas partes da Colômbia. Além de ser consumido in natura, o fruto pode ser consumido em doces finos, sorvetes, bolos, mousse, geleia, picolés e saladas agridoces; já as folhas podem ser usadas em infusão de chá.

Tanto o fruto, quanto as folhas, possuem várias propriedades medicinais, podendo atuar em nosso organismo como um anti-inflamatório natural; redutor de colesterol ruim; fortalecedor de imunidade; antiprotozoários; antibactericida, sendo um antibiótico natural; diuréticos, ajudando na eliminação da retenção de líquidos; e, também, auxiliar na proteção e no fortalecimento das funções cerebrais, melhorando a capacidade de memória e raciocínio. Alguns estudos científicos comprovaram que as raízes e o caule do camapu contêm uma substância que potencializa a produção de novos neurônios, podendo atuar, inclusive, na prevenção e no tratamento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

Agora que você já sabe todos os benefícios dessa planta, que, além de saborosa e nutritiva, pode te ajudar a prevenir várias doenças, que tal aprender como cultivá-las em casa?

Como cultivar o camapu em casa

Outra vantagem dessa planta é que ela se adapta a qualquer clima, sendo uma planta bem fácil de cultivar, bastando poucos cuidados, como um solo fértil e uma área bem iluminada em casa. Pode ser cultivada inclusive em varandas de apartamentos, pois é uma espécie de porte pequeno, chegando a, no máximo, um metro de altura.

1. Se você não tem uma muda de physalis, pode comprar algum fruto de supermercado mesmo. Escolha um bem maduro, cujo revestimento esteja amarelo-escuro e totalmente seco.

2. Esmague o fruto, para separar a polpa das sementes, e coloque para descansar em um recipiente com água por algumas horas. Como a semente é mais pesada que a polpa, ela deve ficar mais no fundo, assim você descarta a água e a polpa e separa as sementes.

3. Deixe as sementes extraídas secando em um papel-toalha ou pano fino por um tempinho. Enquanto isso, comece a preparar o solo para o plantio.

4. Em um primeiro momento, plante as sementes em um recipiente pequeno com substrato, como uma bandeja de isopor, copo plástico ou bandeja de ovos. A terra deve estar úmida, e após o plantio, deve ser criada uma miniestufa, para ajudar a germinar melhor. O recipiente deve ficar em um ambiente que receba calor.

5. A germinação ocorre entre 10 e 20 dias; após isso, verifique se as mudas já estão fortes o bastante para serem transplantadas para um vaso maior. Caso queira plantar no solo, o ideal é transplantar quando as mudas estiverem entre 20 e 30 centímetros de altura.

6. O camapu não gosta de umidade e ama calor, então observe bem essas questões climáticas para evitar o aparecimento de pragas como brocas e ácaros. É bom ter alguns equipamentos de jardinagem para ajudar na proteção das plantas, como um pulverizador, se você tem poucas plantas, ou mesmo um compressor de ar, caso você tenha várias, para ajudar a aplicar os defensivos de doenças fúngicas e outras.

Nenhum comentário