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Conheça os principais benefícios do marketing digital



 Há muitos recursos estratégicos que um empresário ou um gestor de vendas pode utilizar para crescer seu negócio. Mas hoje em dia, o marketing digital é uma das principais táticas nesse sentido, ou mesmo a principal, sem sombra de dúvida.

De fato, já se foi o tempo em que uma marca podia abrir as portas da loja e ficar apenas esperando que os clientes viessem até ela. Ou mesmo ficar contando com o boca a boca e um crescimento 100% orgânico e espontâneo.

Não que medidas antigas e clássicas não funcionem de jeito nenhum. Provavelmente, a panfletagem na rua, os outdoors, os anúncios em revistas e jornais e até mesmo a televisão e o rádio sempre vão funcionar, podendo trazer algum resultado positivo.

Trata-se apenas de reconhecer que uma loja que vende armário de parede para escritório pode obter resultados incríveis se souber digitalizar sua marca. Isto é, se ela souber implementar uma plataforma online eficiente e assertiva.

Inclusive, algumas lojas e negócios em geral chegaram a um ponto ainda mais revolucionário, em que só existem de modo exclusivamente digital. Ou seja, você só pode comprar pela loja virtual, nem existe uma loja física presencial.

Claro que a infraestrutura permanece lá, onde funcionários trabalham o dia todo para conseguir manter a máquina funcionando. Mas, nesses casos, já não existe uma vitrine física, um salão de vendas ou mesmo um showroom.

Isso mostra como o universo digital veio com força total, capaz inclusive de substituir em 100% as operações comerciais de uma marca, a depender do seu modelo de negócio, do tipo de estruturação e da proposta geral da empresa.

Inclusive, ao comparar a internet com estratégias clássicas como a TV e o rádio, também já começa a ficar mais claro que ela tem uma vantagem simples, e ao mesmo tempo considerável: a da democratização dos veículos de divulgação.

Por exemplo, uma loja de bairro que vende vasos de planta e bandeja para mudas 128 células talvez nunca tivesse acesso ou interesse em anunciar na televisão. Sobretudo no horário nobre, cujos segundos chegavam a custar milhões de reais.

Já na internet essa marca tem todo espaço de que precisa, podendo aparecer com destaque nas maiores vitrines digitais do mundo, que são os grandes motores de busca como Google, Bing e Yahoo. Além das redes sociais de todos os tipos.

Isso sem falar em frentes que não são necessariamente tão expressivas, mas que também podem angariar muitos resultados, como as plataformas de venda e os marketplaces. Ou ainda, os aplicativos de celular, que também crescem a cada dia que passa.

Daí que o marketing digital não se limita a este ou aquele modelo de divulgação, mas simboliza justamente esse universo de possibilidades. O que permite que cada empresa marque presença ali como preferir, de modo customizado.

Essa é outra vantagem, pois no fundo, um dos grandes riscos aqui é uma marca se interessar pelo assunto e até ler uma dica ou outra, mas acabar aplicando sem conhecer bem os fundamentos de cada estratégia, o que é ruim.

Na verdade, se ela trabalha com algo como embalagem tipo blister, não compensa sair atirando para todo lado, como quem quisesse investir um pouquinho em cada estilo de estratégia, para garantir um resultado geral.

É bem melhor encontrar apenas aqueles recursos que têm sinergia com o seu modelo de negócio, ou mesmo com o seu formato de trabalho. Assim, você se torna mais assertivo, otimiza seus esforços e gasta bem menos tempo e dinheiro.

Por isso é tão importante falar sobre o assunto, de modo que o leitor possa conhecer realmente os principais benefícios do marketing digital como colocamos aqui. Isso implica explicar também alguns conceitos e características de base.

Até porque, falar apenas de vantagens ou de dicas e conselhos práticos é algo que deixa faltando um lado teórico imprescindível. Também é esse o motivo para trazermos aqui exemplos bem práticos e ilustrativos do que está sendo dito.

No fundo, são esses modelos pautados em segmentos e nichos de mercado reais que nos ajudam a imaginar a aplicação do marketing digital em nosso próprio caso, sem cair em abstrações ou afirmações muito genéricas, que só confundem.

Tanto é assim que um ponto forte desse universo digital é que ele evoluiu tanto nos últimos anos, que hoje realmente já pode ajudar todo e qualquer tipo de empresa, seja para vender produtos populares ou prestar serviços como instalação de biombo para escritório.

Diante disto, se o que você mais deseja agora é mergulhar de cabeça nos benefícios e nas vantagens de algo que realmente pode mudar a história de sua empresa, trazendo mais clientes e fortalecendo a marca, então basta continuar por aqui até o fim.

Entenda o digital

Até aqui, já ficou claro que o marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias comerciais que são aplicadas no universo online.

Também vimos que ele pode ser comparado com o marketing offline, que se foca em veículos e recursos exclusivos do mundo presencial. Na verdade, ele já fazia isso antes mesmo de a internet existir.

Dito de modo prático, tudo isso começou com a Internet 1.0, que permitia bem pouco para uma marca que quisesse vender mais, não indo além de um website estático e da troca de e-mails. Isso foi assim durante a década de 1990.

Na sequência veio a Internet 2.0, com sites mais dinâmicos, blogs e até salas de bate-papo. Isso foi uma verdadeira revolução, pois agora as marcas podiam criar conteúdos originais e gratuitos, como modo de atrair seu público-alvo.

Além disso, a sala de bate-papo era um ensaio para o que depois seriam as grandes redes sociais, que surgem já na versão 3.0 da internet, ao lado dos grandes buscadores.

Assim, uma firma que monta tenda casamento já podia lançar mão das estratégias mais diversificadas que se pode imaginar. Na Internet 4.0 o que temos é a Conexão 5G, a Computação na Nuvem e outras tecnologias afins.

Já em termos de aplicação prática ou rotineira, podemos encontrar as seguintes saídas:

  • Artigos de blog;

  • Postagens de rede social;

  • E-mail ou newsletters;

  • E-books e podcasts;

  • Anúncios de marketplace;

  • Venda por aplicativos;

  • Lives e workshops.

Mais recentemente, o marketing digital tem apontado para um verdadeiro ecossistema de criação de conteúdos, sobretudo em termos de variação de multimídia.

Ou seja, já não adianta um escritório que emite laudo lta escrever textos aqui ou ali. Ele precisa investir também em audiovisual, slides, apresentações dinâmicas e todo tipo de alternativa.

Assim, uma pessoa que está na correria mas tem interesse em compreender melhor aquela solução pode não apenas ler seus conteúdos, mas também assisti-los ou ouvi-los enquanto faz outras coisas, como dirigir, lavar a louça, exercitar-se e daí em diante.

Portanto, se você está entrando agora nesse universo, perceba que ele está passando por um ponto de inflexão, em que aqueles que se adaptam mais rápido vão acabar saindo na frente, deixando a concorrência para trás.

As novas gerações

Se tem algo indispensável quando o assunto são os benefícios do marketing digital, é a questão das novas gerações de compradores.

Também conhecidos como Geração Y e Z, esse recorte ou grupo de pessoas aponta para quem nasceu dos idos de 1980 e 2000 para cá, respectivamente.

Ou seja, são aqueles que já nascem praticamente com o celular nas mãos, tendo um acesso redobrado à computação, à informática e à informação como um todo.

Naturalmente, são pessoas mais exigentes, que ao precisarem de uma camiseta, abrem o Google e nem sequer digitam o que querem, apenas ativam o comando de voz e pronunciam a palavra-chave desejada.

Se essa pessoa trabalha na parte de compras de uma empresa ou indústria, ela vai fazer o mesmo, com a diferença de que não vai falar de camisetas, mas de algo como proveta de 100ml.

Por isso mesmo, temos aí uma das maiores vantagens do marketing digital, que é fazer uma ponte entre sua marca e essa geração que é responsável pelo futuro das vendas e do mundo como um todo.

O marketing de conteúdo

Acima falamos, de passagem, sobre como o surgimento dos blogs ajudou as marcas a criarem conteúdos originais e gratuitos, como modo de atrair a atenção do seu público-alvo.

Na verdade, esse recurso vai muito além, pois quando associado ao marketing digital ele pode acelerar o funil de vendas e educar uma plateia bem maior.

Com isso, uma indústria que fabrica lambril liso pode atrair muito mais pessoas, gerando mais leads e, com o tempo, aumentando as vendas e o faturamento geral.

Além de que isso também fortalece sua marca e vai criando uma autoridade no seu segmento, de modo que, aos poucos, sempre que alguém pensar em sua solução, vai acabar se lembrando de sua marca.

Considerações finais

Hoje em dia, todo empresário e gestor precisam entender melhor o que é o marketing digital, de modo contextualizado e mais amplo.

Acima, além de detalhar isso apontamos também para os principais benefícios atuais desse universo, o que serve como dica para quem já quiser dar os primeiros passos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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