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Dia das Mães, o “segundo Natal” do varejo: conheça os seis pilares para a construção de uma campanha que influenciará o consumidor a escolher a sua marca na hora das compras

*Por Evandro Madeira

São Paulo, 13 de abril de 2022

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Anualmente, o Dia das Mães é responsável pela movimentação de bilhões de reais no comércio brasileiro. Somente no ano passado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou um volume de vendas de R$ 12,2 bilhões para a data. Não à toa, ela é considerada o  “segundo Natal” para o varejo. Dentro de um shopping repleto de possibilidades, como fazer para que o cliente escolha justamente a sua marca, a loja que você gere com tanto empenho, em detrimento a tantas outras?

Inovação, reinvenção, promoções e ações de Marketing são as quatro chaves que influenciam o consumidor a escolher a sua marca na hora das compras. Essas peculiaridades e diferenças sempre são pontos que atraem os clientes e, agora, o varejo vive um novo momento: o de retomada e de esperança.

O Dia das Mães é uma ótima oportunidade para colocar tudo isso em prática, se considerarmos o apelo emocional que a data carrega. Para muitos filhos, que conseguiram retomar os empregos, por exemplo, este será um ano de voltar a presentear as mães.

Tudo isso deve ser pensado ao montar e criar estratégias. Quando planejamos uma ação em uma data tão especial e que abre espaço para tantos presentes, alguns aspectos devem ser levados em consideração. Conheça os seis pilares para a construção de uma campanha que influenciará o consumidor a escolher a sua marca na hora das compras:

 

  1. Defina o tom da sua comunicação e linguagem de marca para a data. Por mais que seja uma data comercial, forte e já característica, não tem como não considerar que se trata de uma celebração extremamente emocional, onde tal aspecto, muitas vezes, é determinante na tomada de decisão de compra.
  2. Programe a novidade que a marca vai oferecer aos seus consumidores. Ela deve ser atrativa o suficiente para se tornar desejo e escolha entre as opções de mercado.
  3. Qual o valor que a marca estabeleceu para seus produtos destaque para a data? Tenha isso estabelecido, seja o valor percebido e emocional e/ou monetário, que também torna-se outro fator importante na decisão de compra.
  4. Saiba o ambiente que a marca vai apresentar ao consumidor. É fundamental criar uma atmosfera naquela comemoração, do produto e da marca.
  5. Defina também em quais canais de comunicação a marca divulgará a sua campanha, seus lançamentos e suas sugestões de presente. Em uma campanha com tal envergadura, como o Dia das Mães, todos os pontos de contato da marca devem levar esta mensagem e comunicação, alcançando o maior número possível de pessoas.
  6. E por fim, mas não menos importante, estabeleça qual aspecto surpresa que a marca preparou para a data. Seja uma ação de compre e ganhe, seja uma oferta especial, seja kits presenteáveis, que facilitam a escolha do presente.

Na minha concepção, se considerarmos estes seis importantes pilares na construção de uma campanha de varejo, a marca já sai na frente de tantas outras na busca e oferta de itens para presentear.

Mas, o mais importante para que uma marca se diferencie e se destaque em meio a tantas ofertas, possibilidades e produtos, é o tom da mensagem. Ela, numa data como esta, tem que ser emocional, tem que tocar, tem que passar verdade e simplicidade.

 

*Evandro Madeira (foto) é Diretor de Marketing da Le Briju.

 

A Le Briju é varejista de bijuterias e acessórios, focada na curadoria de Moda, diferente de todas as propostas apresentadas atualmente no mercado. Tem oito lojas próprias e iniciou sua expansão por franquias em setembro de 2021.

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