Inovações financeiras no varejo: como a 'fintechzação' impacta o setor?
*Por Gabriel Figueira, Head de Marketing na Zappts, e especialista em comunicação digital e análise e desenvolvimento de sistemas
Os últimos dois anos
têm apresentado uma verdadeira reviravolta para as empresas do setor de varejo.
Os modelos tradicionais de prestação de serviço já não fazem sentido para os consumidores
cada vez mais conectados e exigentes. Empresas do setor varejista estão
correndo para conquistar vantagens competitivas através da ‘fintechzação’.
Porém, o mundo
financeiro e o do varejo sempre estiveram conectados. À medida que a tecnologia
avança, eles estão cada vez mais próximos, lidando com mudanças no
comportamento dos consumidores e abrindo novas frentes de negócio.
Com clientes cada vez
mais imersos na tecnologia, e com a troca de poder de compra entre gerações,
diversos mercados estão acelerando sua transformação digital. Cada vez mais as
empresas precisam ajudar seus usuários a resolver desafios no ponto de venda
físico e digital, as soluções de pagamento inovadoras, por exemplo, estão
trazendo o comércio unificado para as plataformas.
Abaixo, destaco quatro
pontos de atenção que o setor de varejo está levando em consideração em seu
processo de ‘fintechzação’. Confira:
- A mudança na jornada digital do cliente
A pandemia
potencializou a maior mudança já vista referente à experiência que consumidores
têm ao fazer compras. Se antes, comprar comida, roupa ou medicamentos, por meio
dos canais digitais era apenas uma opção, com a crise do coronavírus ela se
tornou uma necessidade. Empresas que já estavam com seus pontos de contato
digitais “prontos” saíram na frente e conseguiram aumentar sua participação de
mercado.
Vimos algumas grandes
empresas do varejo reformulando seus e-commerces e criando campanhas de
marketing para trazer clientes novos e antigos para esta nova experiência de
compra.
- QR Code, PIX e novas formas de pagamento
A tecnologia de
pagamentos vem avançando como nunca, ajudando as empresas a digitalizar a
interação com seus clientes e oferecendo transações mais simplificadas e
instantâneas. Mesmo não sendo uma novidade, o PIX, por exemplo, vem sofrendo
diversas evoluções por parte do Banco Central, e hoje é usado por 71% dos
brasileiros, de acordo com a pesquisa da Federação Brasileira de Bancos
(Febraban).
- O poder dos dados com a qualidade da
Inteligência Artificial (I.A)
Contra dados não há
argumentos. A digitalização do setor varejista trouxe uma infinidade de dados
que podem ser manipulados para gerar informações valiosas que podem ser
aplicados de modo a gerar ganhos e diferenciais competitivos. Atrelando isso à
tecnologia de inteligência artificial (I.A), as empresas do setor varejista
estão ganhando agilidade na automação de algumas tomadas de decisão.
Segundo pesquisa da IDC,
o setor de varejo é o único que pretende ter um investimento em I.A maior do
que o setor bancário nos próximos anos. As possibilidades do uso de
inteligência artificial são grandes, e impactam todos os departamentos das
instituições que oferecem serviços financeiros como, por exemplo, para o
tratamento das solicitações de crédito.
- A ascensão da economia de plataforma
Plataformas e
marketplaces ganharam muita penetração durante os últimos anos. Diversas
empresas expandiram suas ofertas durante a pandemia de modo a conquistar novos
clientes para suas plataformas.
Esses marketplaces, com
seus recursos de pagamento integrados, são ideais para pequenos e médios
varejistas que não têm recursos para desenvolver seu próprio portal de comércio
eletrônico.
Isso torna os
pagamentos uma peça vital do quebra-cabeça para as plataformas, apesar de
oferecer simplicidade aos usuários, as plataformas podem ser complexas nos
bastidores. Acertar uma vez na experiência de compra digital em uma plataforma,
potencializa as chances de uma recompra no médio prazo.
No geral, o varejo
evoluiu mais nos últimos dois anos do que nas gerações anteriores. Ser capaz de
aproveitar ao máximo a tecnologia de pagamento e a diversidade é essencial para
os varejistas vencerem a batalha pela atenção e sucesso do cliente, o processo
de pagamento tornou-se uma parte crucial dessa experiência.
O setor varejista vem
passando por uma transformação graças à tecnologia inovadora que as empresas de
tecnologia vêm criando há mais de setenta anos, e não há sinal de que isso pare
tão cedo. Será interessante ver como os varejistas irão se diferenciar com a
oferta de novos produtos financeiros aos seus clientes nos próximos anos.
*Gabriel Figueira é Head de Marketing e Growth Hacking da Zappts, especialista em comunicação digital e análise de sistemas, além de ter 10 anos de experiências em instituições nacionais e internacionais, com vivências nos Estados Unidos, Índia, Espanha e Colômbia.
Nenhum comentário