Últimas

Níveis no limite? Saiba como diminuir o colesterol naturalmente

Consultar o médico, realizar exames de rotina periodicamente e agregar uma alimentação saudável trazem ganhos na qualidade de vida

Créditos: iStock

Fazer um acompanhamento da saúde é importante e necessário para todas as pessoas de qualquer idade, tanto é que a visita ao médico, seja pediatra, hebiatra, geriatra, clínico geral, entre outras especialidades, deve ser realizada periodicamente, com o objetivo de avaliar o estado clínico atual, e com a solicitação de vários exames, conforme o caso, para realizar um diagnóstico, a fim de evitar doenças que possam comprometer a qualidade de vida do indivíduo e até mesmo a automedicação no menor desconforto.

Com a realização de alguns exames de sangue, conhecidos como exames de rotina, como hemograma, colesterol e glicose, é possível detectar algumas doenças ou fazer um tratamento preventivo, como, por exemplo, casos de anemia falciforme, deficiência de vitamina D, diabetes e até alguns tipos de câncer; podem ser evitados quando diagnosticados e tratados em fase inicial. Neste check-up, deve-se levar em consideração condições de saúde do paciente, sintomas e histórico pessoal e familiar.

A avaliação do colesterol é muito importante, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, do ponto de vista fisiológico e clínico, visto ser uma das gorduras fundamentais, juntamente de fosfolipídios, triglicérides e ácidos graxos, pois, juntas, quando estas encontram-se em desequilíbrio, causam doenças cardiovasculares como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto. Com isso, cuidar da alimentação é uma forma de prevenir-se, para que não ocorra formação de placa de gordura dentro das artérias, estreitando-as e impedindo que o sangue flua normalmente.

A ingestão de alimentos ricos em fibras, ômega 3 e antioxidantes auxilia no combate da circulação do colesterol ruim (LDL) e eleva os níveis do colesterol bom (HDL), associados à prática de atividades físicas com regularidade; em contrapartida, alimentar-se com produtos industrializados, ricos em gordura e açúcar, pode ter como consequência uma qualidade de vida insatisfatória.

Para que haja um maior aproveitamento dos alimentos auxiliares na diminuição do colesterol ruim, sugere-se que sejam preparados de forma grelhada ou assada, utilizando o azeite. Entre os alimentos saudáveis, encontramos: peixe, aveia, alcachofra, chocolate amargo, laranja, abacate, linhaça, soja, vinho, canela, oleaginosas (castanha, nozes, castanha-do-pará, amêndoa, avelã, etc.), entre outros. Para adequar uma dieta saudável e equilibrada, importante para a redução do colesterol ruim, procure a orientação de um profissional formado em uma faculdade de nutrição, que certamente fará uma análise dos seus resultados clínicos e elaborará a melhor dieta para uma vida melhor e de qualidade.

Nenhum comentário