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O que é tráfego pago?



Nos últimos anos a internet tem ganhado cada vez mais destaque no universo publicitário, a ponto de quase substituir antigas soluções offline, um dos maiores exemplos disso é o surgimento e a disseminação do tráfego pago.


De fato, não se trata exatamente de colocar o mundo offline totalmente de lado ou mesmo em detrimento do online. 

Táticas como panfletagem, anúncio em revistas e jornais, outdoors, busdoors ou mesmo televisão e rádio, provavelmente sempre funcionarão.

Trata-se apenas de reconhecer que cada vez mais as pessoas passam boa parte dos seus dias conectadas, navegando nos grandes motores de busca ou nas redes sociais. Que é justamente os locais exatos onde o melhor tráfego pago ocorre.

Para compreender a fundo seu conceito geral, basta considerarmos o caso de um estabelecimento que faz algo como impermeabilização de estofados automotivos. E pensar em sua rotina na hora de receber as pessoas presencialmente.

Se ele fosse contar apenas com os clientes em potencial que passam na frente da loja, poderíamos dizer que seu tráfego de pessoas seria orgânico e offline. Literalmente, “tráfego” quer dizer fluxo de pessoas ou de automóveis.

Portanto, uma loja física precisaria ser localizada em uma avenida ou rua comercial agitada, se quisesse ter um tráfego natural promissor. 

Afinal, quanto mais visitantes e quanto mais leads de contato comerciais houver, maiores as chances de venda.

Hoje o cenário mudou para a esfera digital, mas vemos que alguns termos continuam sendo como sempre foram no marketing. Daí que tráfego pago queira dizer, na internet, exatamente uma estratégia para trazer mais visitantes e navegantes ao site.

Ou melhor, não apenas ao site em sentido estrito, mas a todo e qualquer conteúdo que você possa desenvolver com vistas a atrair as pessoas do seu público-alvo. Pode ser seu website, um blog atrelado a ele, sua loja virtual ou mesmo as redes sociais.

No primeiro caso, uma empresa de reforma de estabelecimento comercial já mandou fazer seu site original, o que serve como pontapé inicial para a digitalização de qualquer marca. É o primeiro passo para começar a criar uma plataforma digital completa.

Com o tempo, o dono da empresa e os gestores de marketing que trabalham nela logo percebem que exatamente como ocorria em lojas físicas, não basta ficar parado esperando os clientes em potencial surgirem do nada, pois não funciona assim.

Na verdade, é preciso que você faça algo a fim de que as pessoas saibam que sua marca existe, ou mesmo para que possam entender melhor o que sua solução oferece ao mercado, seja ela ligada a um produto ou a um serviço.

Se isso é verdadeiro no caso de um website, é ainda mais verdadeiro quando falamos sobre a loja virtual, o blog e as redes sociais. Isso porque a internet é incrível no sentido de democratizar o acesso de todos ao marketing digital.

Ao mesmo tempo, ela também criou um ambiente bem maior de concorrência de público, justamente por ser tão democrática e acessível. A tal ponto que alguns segmentos já estão praticamente saturados, e portanto são bem mais desafiadores nesse sentido.

Basta abrirmos um grande motor de busca e pesquisarmos por alugar van para viagem com motorista que logo surgirão centenas ou mesmo milhares de resultados. Algumas pessoas pesquisam diretamente pelo celular (smartphone).

Neste caso, os resultados aparecem em conexão com o GPS do celular, ou seja, o mapa da plataforma se conecta às funções do aparelho para ajudar a cruzar a melhor rota até o estabelecimento mais próximo que presta aquela solução.

Lembrando que isso aumenta incrivelmente a concorrência, tornando a busca por leads e clientes bem mais competitiva. 

Por isso, o tráfego pago tem se tornado, mais que uma opção ou um diferencial, uma questão de verdadeira sobrevivência comercial.

Daí também a importância de explicar muito seriamente o que é o tráfego pago, trazendo conceitos e características que dão embasamento para sua realidade, como feito aqui. Ao mesmo tempo, é preciso dar exemplos práticos e didáticos.

Um dos maiores riscos hoje em dia é fazer pesquisas sobre o assunto na internet e acabar caindo em conteúdos que não necessariamente são bem feitos. O que pode levar uma marca a tentar obter resultados e acabar se frustrando.

O que pode mudar isso é tratar do assunto de modo ilustrativo, como quando citamos exemplos de segmentos e nichos realmente existentes, já que hoje o tráfego pode ajudar tanto uma fábrica de baby doll de cetim quanto a loja que vende esse item.

Desta forma, se o seu desejo enquanto leitor, empresário ou gestor de empresas é precisamente mergulhar de cabeça em explicações e dicas sobre como o tráfego pago pode revolucionar seu negócio digital, então é só continuar na leitura.

Pago vs. Orgânico

Ao falarmos de tráfego pago, logo surge a dúvida sobre qual é o seu oposto, que no caso é o famoso tráfego orgânico, quando a pessoa não paga por anúncios.

No caso do crescimento orgânico, também temos uma frente de marketing importante, que hoje se consagrou com o inbound e o marketing de conteúdo.

Na verdade, ambos são importantes e indispensáveis, a ponto de que podem ser utilizados ao mesmo tempo. 

Trata-se do orgânico quando a empresa cria conteúdos originais e de qualidade, esperando um crescimento natural em torno deles.

Sendo assim, ela trabalha com brindes para eventos corporativos, e começa a gerar materiais que explicam melhor como esse produto funciona e quais são suas vantagens.

Se você lê na internet algo como “10 motivos para usar brindes em eventos”, provavelmente isso nada mais é do que um esforço de crescimento orgânico. 

Na prática, ele pode assumir diversos formatos, tais como:

  • Artigos;

  • Postagens;

  • E-books;

  • E-mails;

  • Newsletters;

  • Vídeos;

  • Podcasts.

Enfim, são maneiras de se conectar com o público e esperar ele ir cruzando as etapas do funil de vendas. Já no caso do tráfego pago, você simplesmente investe dinheiro para fazer anúncios, propagandas e impulsionamento.

Naturalmente, isso faz com que uma marca de bateria AGM Mercedes atinja mais gente, de modo acelerado. Só uma nota importante de fazer aqui, é que isso não deve ser uma desculpa para deixar de criar seus próprios conteúdos.

Como vimos, o tráfego pago e o orgânico podem andar junto, e o ideal é que façam isso mesmo. Assim você acelera seu crescimento, mas também prova sua autoridade e conhecimento dentro do seu próprio nicho de mercado.

As maiores plataformas

Outro ponto fundamental para entendermos o tráfego pago, é mostrar na prática quais são as maiores plataformas em que é possível investir e aparecer com destaque.

Basicamente, hoje as frentes mais importantes giram em torno dos motores de busca e das redes sociais, que é onde as pessoas passam o maior tempo conectadas.

Por isso, também é aí que está o tesouro para quem faz anúncios e patrocínios. Em alguns casos já existe até mesmo uma unificação desses dois pilares.

Como no caso do Google, que é o maior motor de busca do mundo, hoje integrado com o YouTube, a maior rede social quando o assunto é a criação de vídeos.

Assim, um salão especializado em corte de cabelo masculino curto pode fazer anúncio pela Rede Shop da plataforma, de modo que seu site vai aparecer tanto quando alguém pesquisar essa palavra-chave, quanto nos banners do Youtube.

Mas, é preciso lembrar que existem também outros buscadores, como o Bing, o Yahoo e o Ask Brasil, que são, ao lado do Google, os mais utilizados em nosso país.

Assim como há diversas outras redes sociais igualmente promissoras. Um exemplo clássico é o do Grupo Meta, que abarca nada menos que o Facebook, o Instagram e o WhatsApp, todas as três do mesmo dono e igualmente importantes.

Ou ainda, uma rede como o LinkedIn, que é exclusivamente focada no universo corporativo, sendo ideal para iniciar parcerias ou mesmo procurar emprego.

Tipos de tráfego pago

Os tipos mais frequentes de modalidade de tráfego pago podem variar consideravelmente, seja quando consideramos as várias marcas e plataformas existentes, ou quando levamos em conta os tipos em si mesmos, que também evoluem sempre.

Provavelmente, os mais famosos ainda são os de Link Patrocinado, que popularizaram termos como o PPC (Pay per Click, ou seja, Pague por Clique).

Com eles, quando uma pessoa pesquisa por bateria para carro 60 amperes e encontra seu site, você ainda não paga por isso, só haverá cobrança quando ela clicar.

A modalidade evoluiu e hoje o desconto pode se dar por visualização apenas, por interação com links da página e daí em diante. No caso das redes sociais, popularizou-se o famoso “arrasta pra cima”, que costuma ocorrer em stories.

Sendo assim, a pessoa está navegando nas plataformas que têm essa função, e quando entra um anúncio o modo de “clicar” nele é arrastando a tela para cima.

Considerações finais

Sendo assim, já se tornou fundamental e indispensável contextualizar o que é o tráfego pago, tanto em si mesmo quanto por comparação com o tráfego orgânico.

Acima fizemos isso e ainda mergulhamos de cabeça nas principais plataformas de hoje, mostrando o que é essa modalidade de marketing e quais suas vantagens reais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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