Reclamações sobre serviços de telecom registram queda de mais de 26% em fevereiro
No mês de fevereiro foram registradas 148.273 queixas na Anatel, 52.762 a menos que em fevereiro de 2021.
Brasília, 12/04/22 – O número de reclamações de usuários de serviços
de telecomunicações caiu 26,2% em fevereiro, segundo dados da Agência Nacional
de Telecomunicações (Anatel). No mês de fevereiro foram registradas 148.273
queixas de usuários de serviços de telecom, 52.762 reclamações a menos que as
registradas em fevereiro de 2022.
As reclamações registradas na Anatel têm caído a taxas superiores a 20% desde
abril do ano passado. Em todo o ano de 2021, elas caíram quase 25%.
A queda nas reclamações reflete ações das empresas dentro do Sistema de
Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado em normativos
para melhorar a relação com o consumidor.
“É claro que a prestação de qualquer tipo de serviço está sujeita a problemas,
mas desde o começo do ano passado as quedas nas reclamações mostram os avanços
e o respeito do setor na relação com os consumidores. Dados da plataforma Consumidor.gov
mostraram que, em 2021, as empresas de telecomunicações apresentaram o maior
índice de resolução de problemas, solucionando 89,3% das reclamações
registradas no site”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital,
Marcos Ferrari.
Ferrari destacou ainda que a queda das reclamações tem ligação com a adoção de
medidas de autorregulação do setor, como a criação da Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de
telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
Outras medidas adotadas dentro da autorregulação de telecom tratam da
simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz
dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a
automação de processos relacionados ao faturamento, como por exemplo a emissão
de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
Essas mudanças tiveram reflexo direto na percepção dos consumidores. Dados da
Anatel apontaram uma redução de 26% no número de reclamações relacionadas à cobrança
– assunto mais reclamado -, uma queda de 17.999 queixas em fevereiro de 2022,
na comparação com fevereiro de 2021.
As queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 35%, representando
uma redução de 15.569 queixas. Os dados refletem os altos investimentos feitos
pelo setor, que têm ultrapassado os R$ 30 bilhões por ano.
Serviços
Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços. A maior queda nas
reclamações foi sobre a TV por assinatura, 33,4%, passando de 15.324 em
fevereiro de 2021 para 10.212 queixas em janeiro de 2022. As reclamações dos
usuários de banda larga fixa caíram 27,2% e dos usuários de telefonia móvel
18,9%.
Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de
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da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de
um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem
substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de
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