79% consideram o final da placa um fator importante na decisão de compra
Levantamento da Webmotors revela que veículos
com rodízio programado para segundas e terças-feiras e licenciamento em julho
influenciam no fechamento do negócio
São Paulo, maio de 2022 – A Webmotors, maior ecossistema
automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento,
anuncia os resultados de uma pesquisa inédita realizada para entender o
comportamento do consumidor quando o assunto é o emplacamento do veículo. O
novo estudo contou com a participação de 2.250 consumidores de todo o
Brasil.
“Com a pandemia e muitas pessoas
trabalhando remotamente, o final da placa ganhou ainda mais relevância.
Recentemente, troquei de veículo e optei por uma placa que coincidisse com o
dia em que trabalho de casa, assim ganho mais comodidade e não fico sem o carro
nos dias em que preciso sair”, analisa Cris Rother, CMO da Webmotors. “Outro
ponto importante é a preferência pelas placas com final 1 e 2, que leva o
proprietário a pagar a taxa de licenciamento no mês de julho, o que lhe dá um
respiro estratégico entre as muitas contas do início de ano e uma certa folga
até as despesas tradicionais de dezembro”, completa.
De acordo com a pesquisa, 35% dos
participantes escolhem o número final da placa de olho nos dias de rodízio,
enquanto 31% preferem avaliar qual o melhor mês para quitar o licenciamento. Já
um grupo de 29% faz os cálculos para que as despesas com os finais 9 e 0 não
fiquem próximas ao vencimento do IPVA - imposto que é pago no início do ano
seguinte.
Qual a solução para fugir do rodízio?
Em perguntas de múltipla escolha, 26%
dos participantes responderam que a solução encontrada para se locomover em
dias de rodízio é se enquadrar nos horários permitidos para transitar com o
veículo. Do total, 26% também revelaram ter um segundo carro com final de placa
diferente. Dentro das opções, a locomoção por aplicativos é feita por 15% dos
entrevistados e apenas 5% preferem utilizar outros meios de transporte como
bicicletas ou carona.
Personalização dos filtros ajuda no
momento da pesquisa
Perguntados sobre os mecanismos de
buscas em sites de compra e venda de veículos, 49% dos usuários afirmaram que,
embora, não seja um dos fatores fundamentais para a tomada de decisão, ter
filtros por final de placa facilita a pesquisa. “Dentro do ecossistema
Webmotors, o cliente encontra um ambiente prático e seguro para realizar suas
buscas com a personalização das ofertas de acordo com seu perfil”, finaliza
Rother.
Sobre a Webmotors
A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a
primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e
atualmente é o principal portal de negócios e de soluções para o segmento
automotivo.
Criada em 1995, no início da internet no
Brasil, a empresa passou a ter o Grupo Santander Brasil como seu principal
controlador a partir 2002 e, em abril de 2013, celebrou a chegada da Carsales
(empresa australiana de tecnologia, especializada no segmento automotivo), que
adquiriu 30% do capital acionário da Webmotors e contribuiu ainda mais para a
aceleração do seu crescimento nos últimos anos.
A Webmotors conta com mais de 30 milhões de visitas mensais, entre usuários e clientes, que contam com um amplo e completo portfólio de serviços, que vai desde anúncios, tabelas de preço e conteúdo para o cliente final até soluções de gestão de inteligência de dados para lojas, concessionárias e montadoras.
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