Últimas

Além de promover saúde, atividades físicas previnem doenças

Os exercícios apresentam benefícios como o controle da glicemia e a redução da pressão arterial

Créditos: iStock

Não há dúvidas que praticar exercícios físicos regularmente faz bem para a saúde física e mental. Para quem possui o hábito, as atividades garantem bem-estar e disposição, aumentando a sensibilidade do cérebro para hormônios que promovem a felicidade e a sensação de prazer.

Ao longo dos anos, à medida que as pessoas envelhecem, é normal que ocorra alguma perda de massa muscular, resultando em lesões e em uma sensação de fraqueza. Por essa razão, quando os exercícios são combinados com uma boa dieta, rica em proteínas e suplementos, como o whey protein, por exemplo, há garantia de uma mudança corporal, aumentando a autoestima e a saúde para quem faz a união de alimentação e exercícios como um estilo de vida.

As opções são inúmeras: caminhada, corrida, musculação, natação, danças, lutas, entre tantas outras. Há possibilidades para variados gostos e estilos, em que é possível encontrar diferentes modos, para que a prática não acompanhe um sentimento de obrigação e monotonia.

Os esportes trazem melhorias cardiovasculares, além de prevenir diabetes tipo 2 e doenças como o câncer e a esclerose múltipla, pois aumentam os níveis de energia do corpo, a sensibilidade à insulina e reduzem a pressão arterial, com uma diminuição de gordura no organismo.

Além disso, pensando em saúde mental, é comprovado cientificamente que doenças como a depressão e a ansiedade apresentam sintomas mais leves quando tratados de maneira correta, unindo acompanhamento médico e exercícios físicos.

E não há desculpas para o sedentarismo, pois apenas 30 minutos diariamente já garantem resultados visíveis e significativos. Após um mês, o corpo começa a entender as atividades como uma nova parte da rotina; de dois a três meses, é possível notar uma mudança corporal, como a perda de gordura ou ganho de massa muscular. Os benefícios hormonais, como maior sensação de prazer e melhoria da qualidade do sono, são praticamente imediatos.

Não deixe de procurar um profissional, como fisioterapeutas e personal trainers, pois são pessoas que podem te orientar e ajudar a encontrar o exercício que melhor se encaixe com seu gosto e suas expectativas.

Além disso, é sempre importante fazer exames regularmente, uma forma de descobrir o que pode ou não ser feito, para que não haja nenhuma lesão ou danos permanentes. Exercícios de forte impacto podem machucar, caso sejam feitos de maneira incorreta e sem orientação. Por isso, fique sempre atento e cuide da saúde, com ajuda e responsabilidade.

Nenhum comentário