Como escolher a franquia certa para investir?
Selecionamos as principais perguntas que o empreendedor deve fazer antes de investir em uma franquia
O franchising é
uma porta de entrada para novos empreendedores que querem começar a própria empresa
por meio de um investimento de baixo risco. Isso porque as franquias são
modelos de negócio que foram testados e aprovados, passaram por uma
padronização de processos e então abriram para uma expansão nacional.
De acordo com a
Associação Brasileira de Franchising – ABF, o Brasil possui atualmente 2.882
redes de franquia, totalizando mais de 170 mil unidades. Ao todo, essas redes
faturaram R$ 185 bilhões em 2021.
Como existem
milhares de opções disponíveis no mercado, escolher a franquia certa pode ser
uma tarefa desafiadora. “Investir em uma rede de franquia é uma oportunidade
única, mas precisa estar alinhado aos interesses pessoais da pessoa que irá
administrar o negócio. Esse empreendedor deve entender que tipo de ramo quer
atuar e quanto está disposto a investir”, explicou Fred Ferreira, especialista
em expansão de franquias e consultor da Como Franquear.
Principais perguntas a serem feitas ao
escolher uma franquia
Se você não tem
ideia de onde começar, o primeiro passo é fazer as perguntas abaixo, que vão
colocar alguns parâmetros na sua busca por franquias.
- Quais são meus objetivos pessoais?
Todo mundo tem
motivações diferentes para se tornar um empreendedor. Antes de pensar em abrir
um negócio ou comprar uma franquia, pergunte-se quais são seus objetivos. Você
quer ganhar dinheiro, passar mais tempo em casa ou dar um passo empreendedor em
sua carreira?
Quando você
determina seus objetivos pessoais, é mais fácil decidir se uma franquia é uma
boa opção para ajudá-lo a atingir esses objetivos.
- Em que tipo de indústria quero fazer
negócios?
O mercado de
franchising oferece uma ampla possibilidade de nichos para se investir, como
saúde, educação, turismo, tecnologia e serviços.
Para o empresário Alex Tereska, o setor de alimentação – food
service, é uma opção lucrativa e que abraça todos os perfis de empreendedores.
“Investir no ramo de alimentação é uma das formas mais seguras de empreender,
porque as pessoas nunca vão parar de comer, seja visitando o restaurante
presencialmente ou pedindo um delivery, a alimentação é uma atividade básica e
essencial para todas as pessoas. Se for uma rede com comida de qualidade,
saborosa e com preço justo, a chance de obter bons resultados é ainda maior,
porque consegue alcançar desde a classe A até a C”, falou Tereska, proprietário
da franquia Shawarma Food,
rede especializada em pratos originais do Oriente Médio.
- Quais são meus pontos fortes?
Os donos das
franquias mais bem-sucedidas empenham-se bastante no negócio, mas também
procuram maneiras de delegar ou terceirizar as funções nas quais podem não ser
bons ou ter tempo para fazer. Não é necessário ser especialista em tudo. Não
tenha medo de delegar tarefas a funcionários ou mesmo empresas externas que
gerenciam coisas como contabilidade ou escrituração.
- Que papel eu quero desempenhar no
negócio?
Existem dois
tipos de franqueados: proprietários ausentes, que contratam funcionários para
administrar o negócio no dia a dia, e proprietários operadores, que estão
diretamente envolvidos na gestão do negócio.
Antes de
comprar uma franquia, determine o que você se vê fazendo diariamente.
Diferentes franqueadores oferecem várias oportunidades: alguns oferecem
trabalhos específicos e práticos, enquanto outros apresentam possibilidades de
gestão. É importante saber qual deles funciona melhor para você antes de fechar
um acordo com uma franquia.
- Que tipo de compromisso quero fazer?
Geralmente um
contrato de franquia tem a duração de cinco anos. Isso significa que você está
se comprometendo com essa oportunidade a longo prazo, por isso certifique-se de
que poderá estar envolvido no negócio ao longo desse período.
- Qual é o meu orçamento de investimento?
Os custos de
franquia variam muito de acordo com o setor e o modelo de negócios. Antes de
comprar uma franquia, você deve pesar o investimento inicial em relação ao
retorno esperado, juntamente com suas metas de renda, estilo de vida e
patrimônio. Você precisa determinar quanto está disposto a investir e o que o
ajudará a atingir seus objetivos de curto e longo prazo.
“Embora algumas franquias desejem que seus franqueados tenham experiência específica no setor, é mais importante ter o conhecimento básico de negócios e o impulso de empreender para ter sucesso, porque é necessário ter garra e desejo de crescer para ingressar neste mercado”, finalizou Alex Tereska, da franquia Shawarma Food.
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