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Como fazer o negócio decolar? Maior franquia distribuidora de estética automotiva conta como se adaptar ao mercado

Com a dificuldade de encontrar um amplo mix de acessórios e maquinários de estética automotiva, a Zaplus Car entrou para o franchising há pouco mais de um ano para quebrar barreiras e deixar o produto mais acessível ao consumidor


 

É errando que se aprende. Mas será que o ditado popular também vale para o mundo dos negócios? Especialistas afirmam que sim! É normal alguns “tropeços” pelo caminho ao abrir o próprio negócio. O que não vale nesse meio é persistir no erro.

 

Rafael Mol, diretor executivo da Zaplus Car – distribuidora de produtos para estética automotiva – conta que o segredo para o negócio decolar está no próprio preparo de quem irá administrar.

 

“Estar à frente de um negócio de vendas de produtos tem como grande desafio fazer compras assertivas, ou seja, colocando na loja produtos de giro para que não fique dinheiro parado em estoque. Por isso é essencial o direcionamento por uma equipe especializada com know-how adquirido com o decorrer dos anos, evitando assim deixar um capital parado”, avalia.

 

O empresário conta que o perfil de investidores à frente de uma distribuidora de produtos para estética automotiva vem mudando. Hoje homens e mulheres querem entrar no segmento. Mas não é o gênero que importa e sim o grau de informação que fará a diferença. “Para quem trabalha com vendas é essencial conhecer a fundo o que está vendendo. No caso dos nossos franqueados, sempre orientamos a estarem em busca de instrução, seja para formatação de cursos, bem como, entender para que serve cada tipo de produto que está sendo comercializado. Isso faz uma grande diferença para o cliente”, analisa.

 

Outra dica citada por Mol está em contar com uma ferramenta adequada capaz de gerir o estoque para que não venda produtos que não tenha na loja.

 

Habilidades para vender

 

Todo negócio requer preparo, tanto técnico como comercial, e no segmento automotivo esse cenário não é diferente.

 

“É essencial que o empreendedor conheça muito bem o seu produto e tenha a habilidade de vender. Para isso é muito importante que esteja antenado em workshops, lançamentos, cursos e capacitações direcionadas ao segmento, além de se capacitar cada vez mais com técnicas de vendas”, diz Mol.

 

O empresário lista ainda algumas das dificuldades mais comuns encontradas em todo tipo de negócio:

 

·         conquistar a clientela, exigindo que o empreendedor esteja sempre em busca de novas estratégias;

·         domínio das mídias digitais, hoje é essencial para atrair novos clientes;

·         falta de organização financeira, dificultando assim muitas das vezes o crescimento do negócio ou acarretando na mortalidade da empresa;

·         Abertura da empresa por conveniência ou última experiência profissional, sem ser feito um estudo prévio da viabilidade e rentabilidade do negócio. Por isso é muito importante que seja feito um plano de negócio muito bem elaborado.

 

Quebrando barreiras

 

No mercado de franchising há 1 ano, a franquia Zaplus Car soma vasta experiência no meio automotivo, já que a marca nasceu para atender exclusivamente a maior rede de estética automotiva do Brasil, a franquia Acquazero, sendo o único fornecedor homologado da rede. Com a chegada da pandemia decidiu adentrar ao mercado de franchising, atendendo um público ainda maior. Tal feito tem possibilitado um crescimento sólido e organizado.

 

Mol salienta que desenvolveu uma loja online e disponibilizou os produtos nos marketplaces e de cara teve uma boa receptividade do público. Daí surgiu a necessidade de diversificar e alcançar novos voos. Os lava a jatos começaram a procurar diretamente a distribuidora. Para isso, a Zaplus criou um catálogo maior, com novos itens, e passou de um galpão de 40 metros quadrados para 800 metros quadrados, aberto ao público, como um supermercado de estética automotiva.

 

Uma das dificuldades sentidas pelos consumidores em algumas localidades do Brasil é a dificuldade de encontrar produtos de estética automotiva, como acessórios e maquinários no mesmo espaço. Além do mais, o preço do frete também pode ser caro.

 

“Viemos para quebrar barreiras e deixar o produto mais acessível. Hoje estamos com lojas em processo de implantação nas cidades de Mogi Guaçu/SP, Duque de Caxias/RJ, Itajaí/SC, Salvador/BA, Contagem/MG, Recife/PE (2 unidades), Brasília, Vila Velha/ES, São Paulo/SP (3 unidades), São Caetano do Sul/SP, Guarulhos/SP, Mirassol/SP, São Bernardo do Campo/SP, Ilha do Governador/RJ, Taubaté/SP, e para aquelas cidades que ainda não possuímos lojas direcionamos o pedido para a loja mais próxima, minimizando custos de fretes e prazos de entrega, trabalhando com as principais empresas de logísticas do Brasil”, finaliza o diretor executivo da Zaplus Car.

 

A Zaplus Car pertence ao grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings do Brasil, e está localizada em Belo Horizonte (MG), mas fornece os produtos para todo o país.

 

Sobre a Zaplus Car

Com um amplo mix de produtos como enceramento, limpeza a seco, polimento, além de equipamentos e acessórios para os serviços de limpeza automotiva, a franquia Zaplus Car - distribuidora de produtos para estética automotiva - foi fundada em 2018 e expandiu para o franchising em meio a pandemia, em 2021, tendo em vista o crescimento do setor de limpeza. A franquia trabalha apenas com modelo loja física, com investimento inicial a partir de R$ 180 mil e prazo de retorno estimado em até 24 meses. www.zapluscar.com.br

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