Últimas

Confira 5 dicas para realizar a limpeza de estofados!


 

Os estofados são mobílias que fazem toda a diferença na decoração e no dia a dia. Sem dúvidas, o sofá é uma das peças mais importantes e acaba atraindo a atenção totalmente para si.

Um belo sofá, além de deixar a casa mais bonita, também traz mais conforto para o nosso dia a dia, afinal, não tem sensação melhor do que se sentar ou se deitar em nosso sofá para descansar, assistir televisão e esquecer o estresse do dia a dia.

Mas, ao longo do tempo, assim como acontece com qualquer outro produto, os estofados começam a se desgastar, a acumular sujeira, dentre outros problemas que prejudicam sua aparência e, às vezes, sua utilidade.

No mercado, existem diferentes modelos para que seja possível compor decorações distintas, compatíveis com os desejos e características dos moradores. Mas, independentemente de qual seja o estilo do décor, o sofá sempre está presente.

Por isso, é fundamental preservá-lo, para que dure mais tempo e continue deixando a sala mais bonita, confortável e aconchegante. Mas, tudo isso vai depender dos moradores.

Neste artigo, vamos explicar como limpar os estofados, os materiais que devem ser usados e dar algumas dicas para preservá-los mais tempo.

O que usar para limpar o sofá e como?

As limpezas periódicas são fundamentais para a manutenção de tudo o que usamos no dia a dia, inclusive, dos móveis da casa.

Uma das maiores dúvidas está relacionada ao modo como se deve limpar o sofá, entretanto, não existe muito segredo. Você só precisa saber como fazer e o que usar para essa limpeza. Veja:

1.    Limpar no dia a dia

Muitas vezes, as pessoas comem ou bebem alguma coisa, como vinho tinto seco fino, no sofá, principalmente quando recebem visitas ou quando se tem crianças em casa.

Além disso, à noite, na hora de assistir um filme, é muito gostoso comer uma pipoca, mas tudo isso vai sujar o sofá. O ideal é evitar esse comportamento, mas se você simplesmente não consegue se livrar dele, é fundamental fazer limpezas diárias.

As limpezas pesadas podem ser feitas a cada 12 meses, sempre por meio de uma empresa especializada. Mas, no dia a dia você pode usar lenços umedecidos para limpar o sofá e usar suportes nos braços para mantê-lo limpo por mais tempo.

2.    Respeitar o tipo de tecido

Existem diferentes tecidos usados para fazer o sofá e cada um deles precisa ser respeitado na hora da limpeza, caso contrário, o prejuízo pode ser grande.

Se o seu sofá é de linho ou veludo, um pano úmido em água morna com 1/4 de vinagre branco ajuda a limpar profundamente e depois basta esperar secar naturalmente.

Agora, se na recepção de uma empresa de içamento de móveis, o estofado da recepção é de couro ou corino, então é necessário usar um pano úmido em solução de água com detergente neutro.

Para conservar o brilho e a qualidade do material, é fundamental aplicar silicone líquido com uma flanela, e o procedimento deve ser repetido a cada 3 meses, para manter a peça sempre hidratada.

Atualmente, qualquer pessoa que queira comprar sofá de couro, vai encontrar diferentes opções no mercado, mas é fundamental evitar usar qualquer tipo de produto.

O ideal é que o procedimento seja realizado por uma empresa especializada, pois dessa forma, você garante a qualidade e a segurança durante sua execução.

Para limpar diariamente, um espanador é o suficiente. Outros tipos de tecido exigem cuidados que precisam ser verificados, tais como:

  • Camurça;

  • Suede;

  • Chenille;

  • Jacquard.

No caso da camurça, a limpeza precisa ser bem delicada, usando um pano levemente umedecido em água com detergente neutro.

Os outros tecidos, por sua vez, podem ser limpos com detergente neutro e escova de cerdas macias, mas recomenda-se a limpeza diária.

3.    Eliminar odores

Assim como no caso da impermeabilização de piso externo, impermeabilizar o sofá é uma forma de evitar que o acúmulo de líquidos e sujeira provoque mau cheiro. Mas, se isso já aconteceu com a sua peça, é possível resolver a situação.

Para isso, é necessário providenciar um borrifador, 1/4 de copo de álcool líquido, meio copo de vinagre, 1 l de água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de amaciante de roupas.

Misture todos os ingredientes e coloque dentro de um borrifador, aplicando mistura com cerca de 40 cm de distância. Lembrando que esse procedimento só é válido para peças feitas com qualquer tipo de tecido.

4.    Fazer limpeza a seco

Muitas empresas oferecem a possibilidade de limpeza a seco, um procedimento que consegue retirar sujeiras e manchas, mas para que seja possível fazer isso, elas utilizam equipamentos adequados.

A limpeza de estofados a vapor pode ser usada em diferentes tipos de tecidos que não podem ser lavados com água diretamente.

Agora, se o objetivo é fazer uma limpeza rápida no dia a dia, é muito importante verificar a etiqueta com todas as recomendações do fabricante, e caso esteja tudo ok, utilize bicarbonato de sódio e deixe agir por 30 minutos.

Por meio deste produto, é possível eliminar odores facilmente, bastando apenas aspirar o pó para removê-lo.

5.    Remover manchas

Quando algum acidente envolvendo alimentos e líquidos ocorre, é fundamental limpar imediatamente, principalmente os líquidos, mas eles são os que mais mancham o tecido e retirá-los completamente é mais difícil depois de um tempo.

No caso de sujidades mais leves é imediata, recomenda-se separar dar 1 litro de água e meio copo de vinagre branco, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio e detergente neutro.

Essa mistura vai deixar o sofá bonito como novo e combinando perfeitamente com a colocação de divisórias no ambiente.

Coloque a mistura no borrifador e aplique diretamente sobre todas as manchas que deseja remover, e com o auxílio de uma escova macia, em sentido horário e anti-horário, retire a mancha.

Quando achar que é o suficiente, retire o excesso do produto com pano úmido e utilize um tecido seco para absorver a umidade. Se mesmo assim a mancha permanecer, é o momento de procurar uma empresa especializada.

Como preservar o estofado por mais tempo?

A durabilidade do estofado depende muito de seus usuários, e existem alguns cuidados que vão ajudar a mantê-lo novo por muito mais tempo.

Um deles é remover o acúmulo de pelos de animais, principalmente de gatos que soltam mais pelo e costumam ficar em cima dos móveis.

Durante o período em que as crianças estiverem na escola ou em um berçário de 0 a 1 ano, utilize uma fita adesiva na mão e passe lentamente pelo estofado, retirando todos os pelos, que quando acumulados, podem prejudicar a conservação da peça.

Outra dica é muito importante é manter os objetos pontiagudos longe do sofá, pois costumam causar um grande prejuízo, uma vez que a restauração do móvel costuma custar caro.

Para preservar a mobília ao máximo e por muito mais tempo, nunca utilize objetos pontiagudos quando estiver sentado no sofá, como facas na hora da refeição, canetas, alicate de cutícula, dentre outros.

Observe se suas roupas não possuem detalhes pontiagudos que podem estragar o assento, e procure estar sempre atento ao uso dessas peças no móvel.

Quando reunir os amigos e os familiares para fazer um churrasco na grelha inox ou até mesmo no dia a dia, procure proteger a superfície com uma capa protetora.

Existem diferentes tipos de capa sem mangas com cores e estampas muito bonitas, que deixam o ambiente muito mais agradável e ainda evitam qualquer dano para o estofado.

Outro cuidado que faz toda a diferença é não deixar o sol bater diretamente no sofá, pois isso pode manchar, queimar e enfraquecer o tecido.

Lembrando que você deve colocá-lo em um local iluminado, mas em horários onde a incidência de luz é muito forte, é fundamental proteger a peça.

Por fim, assim como no caso das poltronas de uma aeronave leve esportiva lsa, o sofá serve apenas para se sentar ou para se deitar e descansar, nunca para ficar de pé ou pular.

Preste atenção ao comportamento das crianças porque movimentos bruscos podem simplesmente romper a costura, perfurar o estofado e prejudicar seu funcionamento.

Considerações finais

Sendo assim, o sofá é um móvel que faz toda a diferença dentro de casa, afinal, é nele que descansamos, assistimos filmes e séries, recebemos visitas e até mesmo tiramos um cochilo.

Cuidar bem dele é fundamental porque é uma peça cara, por mais simples que seja, ter de substituí-la sempre vai causar prejuízos financeiros. Mas, com as dicas que demos aqui, vai ficar muito mais fácil cuidar do seu sofá.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário