Guerra da Rússia X Ucrânia bombardeia indústria de games e abre mão de mercado de US$ 3.4 bilhões
Guerra na Ucrânia impacta crescimento de
eSports: empresas de jogos aderem a boicote russo e tentam proteger equipes
Brasil, maio de 2022: Desde o início da invasão da
Rússia à Ucrânia, distribuidoras, produtoras e estúdios de jogos virtuais
declararam publicamente repúdio à guerra e divulgaram doações e iniciativas com
a finalidade de auxiliar as vítimas do conflito.
Nos últimos dias, várias empresas de
games aderiram ao boicote ao mercado russo para pressionar o país a desistir da
guerra. Ao cortar relações comerciais com a Rússia, a indústria de games abre
mão de mercado de US$ 3.4 bilhões, diz SJ Santos, especialista em games,
fundador e CEO da Honkytonk Games, uma das muitas empresas brasileiras
impactadas pela guerra.
Segundo estimativas da IDG Consulting, a
receita de jogos de toda a Europa é de US$ 51,5 bilhões e a Rússia responde por
6% de todos os gastos com videogames em todo o continente, incluindo 8% de todo
o dinheiro gasto em jogos para celular e 12% de todas as receitas de jogos para
PC. A Newzoo informa que a Rússia é o sexto maior mercado da Europa e o 15º
maior do mundo. Sony, Microsoft e Nintendo já puxaram as vendas para este país.
As receitas de jogos na Rússia com a
GamesIndustry.biz, conforme a IDG Consulting, geraram cerca de US$3,4 bilhões
no ano passado. O panorama mudou, no entanto, com a guerra entre Rússia e
Ucrânia. O Twitch, por exemplo, comunicou aos streamers russos que eles não
receberiam mais pagamentos ou poderiam fazer compras se sua conta estivesse
vinculada a um dos bancos russos afetados pelas sanções. Da mesma forma, as
restrições às instituições financeiras podem ser um fator pelo qual a Nintendo
suspendeu os pagamentos em rublos russos e colocou o Switch eShop em modo de
manutenção para a região.
A empresa polonesa CD Projekt, conhecida
pela série "The Witcher" e pelo jogo "Cyberpunk 2077",
anunciou em 3 de março a suspensão da venda de seus jogos de forma física e
virtual na Rússia e em Belarus, que apoia a invasão à Ucrânia. O bloqueio se
estende também a todos os títulos da loja virtual do grupo. O estúdio ucraniano
GSC Game World, um dos principais da Ucrânia e responsável pelo desenvolvimento
da série de videogame Stalker, da Microsoft, publicou em 24 de março um
comunicado oficial dizendo que a Ucrânia lutará para se defender e que, mesmo
com um futuro incerto, esperam pelo melhor. Em 21 de março a Epic Games
anunciou no Twitter que todos os lucros das vendas do Fortnite até 3 de abril
serão doados para ajuda humanitária para pessoas afetadas pela guerra na
Ucrânia. Após o anúncio, o Xbox disse no Twitter que se juntaria à Epic e
também doaria os lucros das vendas do Fortnite para ações sociais e pelo mesmo
período. O Twitch informou aos streamers russos que eles não receberiam
pagamentos ou poderiam fazer compras se sua conta estivesse vinculada a um dos
bancos russos afetados pelas sanções.
Microsoft, Take-Two Interactive,
Ubisoft, Electronic Arts, Activision Blizzard, Epic Games, CD Projekt e Bloober
Team, Supercell e CI Games tomaram uma posição ativa em relação à guerra,
enquanto outras empresas estão cumprindo as sanções econômicas impostas pela
UE, EUA e outras nações.
O panorama da guerra interrompeu os
planos de investimento de empresas como a de SJ Santos, que atua com eSports e
criptomoedas de games pela HonkyTonk. “Todos os planos de investimento que
tínhamos para 2022 foram por água abaixo, os sistemas estão instáveis, não se
consegue fazer pagamento para a Rússia”, diz o CEO, que até então mantinha um
importante cliente na Rússia.
“O jogador russo está sem poder comprar
os itens e jogar, a empresa não dá mais suporte para ele, os sistemas estão
instáveis e o país, a indústria de jogos vai deixar de ganhar dinheiro dentro
da Rússia. Empresas russas que produzem jogos deixam de acessar, os jogos
internacionais deixam de faturar, jogadores brasileiros e quem produz jogo lá
deixam de ganhar dinheiro. O impacto é grande e afeta empresas no mundo todo”,
avalia.
Sobre Honkytonk Games: A marca nasceu como uma consultoria de
marketing especializada na indústria de games, que durante a pandemia se reinventou.
Incorporou também a produção de conteúdo e a criação de campeonatos de eSports
de forma remota. Hoje, atinge durante as transmissões uma média 2,8 milhões de
espectadores por mês.
Sobre SJ Santos: Especialista em games, eSports e criptomoedas de games, o fundador da empresa tem passagens por grandes veículos de comunicação. Possui experiência internacional na Europa, Estados Unidos e China, e também em desenvolvedoras e publicadoras de games.
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