Últimas

Guia para a Excelência na Gestão de Redes de Franquias

Por: Adir Ribeiro - CEO & Fundador da Praxis Business

Na última sexta-feira, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou as empresas que receberam o Selo de Excelência em Franchising (SEF), chancela que reconhece as melhores redes de franquias do Brasil. Noite de festa, de muita celebração – como tem de ser: 257 Redes conseguiram o Selo!!

A gestão de uma rede de franquias é desafiadora. Quanto maior a rede, quanto mais unidades franqueadas, e quanto mais “clientes-franqueados” a rede tiver, maior o desafio no gerenciamento desse time. Portanto, Excelência é um tema de máxima relevância, já que o próprio sistema de franchising, enquanto modelo de expansão dos negócios, vem se transformando nos últimos anos.

As Franqueadoras que conseguiram o Selo seguiram caminhos de excelência e devem buscar mantê-los durante mais um ano.  E quais caminhos são esses? Quais fatores-chave conduzem à Excelência na Gestão de Redes de Franquias?  Existem algumas premissas de gestão que uma Franqueadora deve buscar, como melhorar seu relacionamento com a rede,  evoluir seus processos internos,  revisar seu modelo de suporte, elevar o engajamento dos Franqueados, e, consequentemente, potencializar os resultados de negócio, apoiando seus franqueados a operarem com alta performance.

É preciso Liderança, estar próximo ao Franqueado, ser empático, trabalhar a Governança Corporativa, criar Conselhos, revisar o Modelo de Suporte à Rede, para ter mais eficiência, com um suporte segmentado, com foco em suporte de gestão e comercial, avaliar a Cultura da Rede, e investir em desenvolvimento dos Franqueados e suas equipes, com capacitação em termos de competências técnicas e comportamentais – liderança, habilidades socioemocionais, comportamento empreendedor, etc.

Pensando nisso, a Praxis Business construiu 6 caminhos da excelência, entendendo que a Franqueadora deve lançar um olhar para: Modelos de Negócios; Cultura e Engajamento; Expansão e Implantação; Suporte e Relacionamento; Marketing & Comercial; Capital Humano.

A estrutura das 6 dimensões está inserida no escopo do método criado pela Praxis Business que intitulamos FEB - Franchising Excellence Benchmark - para apoiar no desenvolvimento da gestão de negócios de redes, contribuindo com insights, provocações e soluções em serviços que sejam pertinentes às marcas franqueadoras rumo à excelência. A metodologia está embasada em nossa experiência no franchising brasileiro (mais de 450 redes de franquias atendidas), através do que aprendemos com nossos clientes e projetos, ouvindo ativamente, e reunindo as melhores práticas do mercado.

Nenhum comentário