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INFODAY: GRUPO PATRIMAR ESTIMA TER LANÇAMENTOS DE R$ 11 BILHÕES ATÉ 2024

Informações sobre resultados e estratégias da Companhia foram divulgadas ao mercado imobiliário nos dias 24, 25 e 26 de maio no evento em Belo Horizonte  

InfoDay - Diretoria Patrimar

Rentabilidade, excelência operacional e disciplina financeira. Esses três pilares nortearam todo o plano estratégico do Grupo Patrimar – construtora e incorporadora mineira que atua em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e interior de São Paulo nas classes econômica, média e alta – apresentado para os próximos anos nos dias 24, 25 e 26 de maio no InfoDay. Durante a programação, cada executivo da alta direção destacou as principais mensagens da sua área aos participantes, incluindo parceiros e formadores de opinião.   

 

“A Patrimar se identifica hoje como uma empresa focada em resultados e baixo risco. Nossa rentabilidade se destaca por atuarmos em todos os segmentos do mercado com times operacionais completamente diferentes que trabalham para elevar a produtividade e focar nos clientes. Por esse e outros motivos dizemos que a Patrimar não segue tendências e, sim, é a tendência”, afirma Alex Veiga, CEO do Grupo Patrimar.  

 

Novos Negócios   

Um dos focos do primeiro dia (24/05) foram os novos negócios do Grupo. Para 2022, a previsão é captar terrenos que somam de R$ 2,5 a R$ 3,0 bi para o landbank que em 31 de março de 2022 era de 9,48 bi. Entre 2021 e 2024, o Grupo estima ter lançamentos de R$ 11 bilhões. “Na equipe de novos negócios a estratégia é buscar oportunidades de empreendimentos com VGV a partir de 60 milhões”, diz Dennyson Porto, Diretor de Novos Negócios do Grupo Patrimar.  

 

Todos os terrenos são captados através de uma inteligência de mercado – norteada pela área de atuação da empresa, tendências, busca de novos mercados e estratégia geral da Companhia – e, antes da aquisição, passam por um comitê interno de terrenos, que avalia a viabilidade técnica, econômica e financeira do local.   

 

“Buscamos focar em todos os nichos do mercado, como o Programa Casa Verde e Amarela e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, média e alta rendas, luxo e superluxo. Queremos expandir em todas as regiões de atuação do Grupo, principalmente no interior de São Paulo que está desde 2019 sem novos lançamentos do Grupo”, completa Dennyson Porto.  

 

Comercial e Marketing   

Os resultados e planos da área comercial e de marketing também foram assuntos tratados na abertura do evento. Segundo Lucas Couto, diretor da área, em 2021 o Grupo obteve a marca de R$ 1 bi em vendas contratadas líquidas. Até 2024, a estimativa de vendas brutas é de R$ 7 bi. Além disso, o investimento em marketing no ano de 2021 foi de 28 milhões e a previsão para os próximos anos é de R$ 379 milhões em diversas mídias.   

 

“Na Novolar vendemos financiamento. Por isso, o foco do nosso trabalho no segmento de baixa e média renda é a velocidade de vendas no preço certo e o encantamento do cliente no estande. Já na Patrimar vendemos o produto”, explica Lucas Couto sobre o segredo do sucesso dos resultados das vendas nos segmentos de atuação.   

 

Produção e Suprimentos   

Dia 25 de maio o evento deu ênfase em assuntos relacionados à produção e suprimentos. De acordo com os executivos responsáveis pelas áreas, todas as obras do Grupo em andamento e mais o landbank equivalem a cerca de 15.600 unidades em construção e a serem construídas. Atualmente, a estimativa é gerar aproximadamente R$ 1,3 bi com o custo de obras.   

 

Destacamos o uso de tecnologias no departamento de obras, com presença de imagens 4D no estudo do terreno, 3D para acompanhamento e planejamento das construções, QR Code para acessar projetos e realidade virtual e aumentada para controle remoto das obras. “As tecnologias proporcionam a Patrimar maior integração entre os times e mais assertividade e rapidez para tomadas de decisões em relação a obra”, explica Alexandre Lara, Diretor Técnico do Grupo Patrimar.    

 

Outro ponto importante apresentado pela equipe é a presença do portal da engenharia, que possibilita toda a equipe de obra acessar o status de todos os empreendimentos do Grupo em tempo real. "É uma outra ferramenta da tecnologia que facilita o dia a dia, inclusive as reuniões. Nossa ideia é nos tornarmos cada vez mais digitais, integrados e eficientes”, afirma Ronaldo Leitão, Diretor de Obras da Patrimar.   

 

Estratégia e Finanças  

No último dia do evento os assuntos principais foram estratégias e finanças da Companhia. O Diretor da área, Felipe Enck Gonçalves, diz que “a empresa está em processo de escalabilidade, crescimento e investimento, se tornando cada dia mais digital, com mais produtividade e mais rentável por ciclo financeiro, na medida em que reduz os prazos de recebimento e alonga os prazos de pagamentos”, destaca. Ainda segundo o executivo, a estratégia da Companhia é buscar trabalhar com o caixa cada dia mais alto para aproveitar as oportunidades do mercado e garantir uma saúde financeira para os empreendimentos.   

 

Além disso, a estratégia econômico-financeira é aumentar o retorno para o acionista. Para isso, a empresa busca balancear lucratividade, eficiência operacional e estrutura financeira adequada aproveitando o que os ciclos econômicos oferecem de melhor. “Mantivemos neste 1 trimestre do ano de 2022 nossa disciplina financeira, gerando caixa consecutivamente aos 5 anos anteriores, com uma estrutura de capital com baixa alavancagem, perfil de endividamento longo e um volume de caixa e contas a receber adequado à estrutura da nossa operação”, informa Felipe.   

 

Gente, Gestão, ESG e Inovação  

A Executiva de Gente, Gestão, Inovação e ESG, Patrícia Veiga, discursou nos três dias do evento sobre as ações do grupo nessas áreas. De acordo com a executiva, a empresa se preocupa bastante com o desenvolvimento humano da Companhia e, por isso, criou oito eixos que permeiam o tema: cidadania, carreira, evolução, cultura e comunicação, estratégia e gestão, liderança, remuneração e saúde.   

 

Outra área gerida por Patrícia é a de ESG, que envolve o social, a governança e o ambiental. Alguns exemplos de ações são o projeto Sempre Verde, que garante um selo de sustentabilidade aos empreendimentos, comunicação com a vizinhança e parcerias sociais. Uma novidade para o futuro é o desenvolvimento de um plano de relacionamento com os clientes para além da entrega das chaves. “Hoje as coisas mudaram e as pessoas começaram a olhar, além de preço, os valores da empresa. Muitas coisas já fazíamos e outras estamos implementando agora”, diz a executiva.   

 

“Somos uma empresa familiar, porém com governança e executivos da melhor qualidade, e isso tem feito a empresa conseguir melhores patamares. E o segredo desse sucesso é o time, do qual tenho imenso orgulho! Parabéns a todos os colaboradores que nos fazem chegar cada vez mais longe, entregando os melhores produtos sempre”, conclui Alex Veiga. 

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