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Por que é preciso manter a gestão integrada no varejo?


Por Ricardo Fiovaranti *

 

Empreender no Brasil não é fácil, isso já sabemos bem. A burocracia, as obrigações e as dificuldades são obstáculos que dificultam a veia empreendedora do brasileiro. Entretanto, quem deseja se estabelecer no setor varejista precisa saber que as barreiras são ainda maiores. Margem curta, intensa competitividade e questões operacionais, como a logística, afastam até mesmo os mais preparados.

 

Entretanto, há situações que o próprio gestor pode melhorar para facilitar o dia a dia do negócio. A mais importante delas diz respeito à própria gestão. Quanto mais ela estiver integrada, melhor será o trabalho realizado pela empresa. Essa integração precisa ser feita tanto entre os departamentos quanto entre as necessárias soluções tecnológicas que automatizam tarefas. Mas qual é a sua real importância? Confira:

 

1. Visão completa do negócio

 

Sem dúvida a principal vantagem da gestão integrada no varejo é a possibilidade de obter uma visão completa de todos os processos e a operação do negócio. Diante da infinidade de soluções disponíveis, que normalmente resolvem parte do problema, os gestores têm dificuldade de enxergar o todo. Por isso, integrar esses sistemas, estabelecendo uma espécie de hub por onde os dados serão centralizados, é uma alternativa interessante para conseguir ir além de cada funcionalidade.

 

2. Análises mais rápidas

 

Quando a gestão é integrada, ou seja, tudo está alinhado e funcionando perfeitamente com suas respectivas tarefas, as análises são mais rápidas. Afinal, os dados podem “circular” livremente entre as soluções, coletando e cruzando as informações mais importantes para o dia a dia do varejo. Dessa forma, é possível automatizar todo esse procedimento, obtendo insights valiosos em um único dashboard e conseguindo agilizar a tomada de decisão independentemente da situação enfrentada pelo negócio.

 

3. Inteligência na gestão

 

Os insights ficam disponíveis mais rapidamente e com mais qualidade. Uma gestão em que todas as ferramentas conversem entre si é capaz de entregar informações melhores, no sentido de que correspondem à realidade do negócio. Com esses relatórios em mãos em tempo real, é possível tomar decisões inteligentes na gestão, identificando pontos de melhoria e necessidade de maior atenção em cada área ou departamento. Em tempos de instabilidade, trata-se de uma medida necessária para ganhar eficiência operacional.

 

4. Definição do que é importante

 

Um dos erros mais comuns do varejo brasileiro é não definir quais informações, análises e insights são mais importantes para o sucesso do seu negócio. A grande maioria pensa que basta ter acesso a uma grande quantidade de dados para melhorar seus processos e, consequentemente, a gestão como um todo. Na verdade, é o caminho inverso: apenas quando tudo está integrado e operando de forma conjunta é possível definir quais indicadores são mais importantes para o gestor trabalhar de acordo com seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

 

5. Descoberta de novos indicadores e objetivos

 

O contrário também é válido: uma gestão integrada permite expandir ou até redefinir os objetivos do varejo diante de novas informações que ele pode ter em mãos. Infelizmente ainda é comum no ramo varejista, até mesmo entre grandes redes, que a tomada de decisão se baseie apenas na experiência e no feeling do dono ou do profissional responsável. Hoje já é possível ter acesso a vários dados que antes eram restritos ao ambiente on-line, permitindo relatórios mais completos e com mais possibilidades do que há alguns anos.  

 

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* Ricardo Fiovaranti é CEO da FX Data Intelligence, empresa especialista em visão computacional dirigida por IA fornecendo insights estratégicos para o varejo – e-mail: fx@nbpress.com  

 

Sobre a FX Data Intelligence

 

A FX Data Intelligence é uma plataforma SaaS que fornece dados inteligentes para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja, como as características do fluxo, jornada de compra, tempo de fila, com outros dados como vendas, atratividade das vitrines entre outros KPIs definidos pelos clientes. Dessa forma, o varejista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas, tudo isso com foco na melhoria da performance do negócio. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, grupo de empresários e investidores que investe em soluções disruptivas para o varejo. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br

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