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Procura maior por crédito gera otimismo para o Dia das Mães e exige cuidados do consumidor

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Os recentes aumentos nas taxas de juros não têm inibido a busca dos consumidores por crédito. Nas vésperas do Dia das Mães, pesquisas mostram que a procura por financiamento está em alta no país, especialmente no varejo. Esse movimento pode sinalizar uma maior intenção de compras na data, uma das mais esperadas pelo comércio.

Em março, a demanda por crédito pelo varejo brasileiro cresceu expressivos 31% na comparação com fevereiro e 25% na comparação com março de 2021, segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). Quando são analisados todos os setores, incluindo bancos e financeiras, o crescimento foi de 5%, mais modesto, porém consolidando um movimento já verificado em fevereiro, quando houve alta de 21% em relação ao mesmo mês de 2021. O único segmento que apresentou queda foi o de serviços, de 22%, conforme o INDC.

As projeções para o Dia das Mães estão um pouco mais otimistas diante do abrandamento da pandemia e o retorno gradual às atividades presenciais, inclusive os encontros de família, apesar de o mundo estar vivendo um momento de incertezas e inflação generalizada por causa da guerra na Ucrânia.

Uma pesquisa divulgada pela MindMiners neste mês de abril mostrou que 80% das pessoas pretendem fazer algo especial no dia, um percentual avaliado como alto pela plataforma. O levantamento revelou também que 50% dos entrevistados pretende comprar presente para suas mães este ano.

O Gerente de Negócios do Banco SEMEAR, Renato Azevedo, afirma que a expansão na demanda por crédito nos dois primeiros meses do ano no banco, que é especializado em varejo, continuou em movimento ascendente em março e abril, o que reforça as boas perspectivas para a data. “Nos meses de março e abril percebemos a mesma dinâmica de fevereiro, quando desconsideramos impacto do número de dias úteis e carnaval”, diz o porta-voz da instituição.

Segundo ele, a retomada do comércio presencial e a diminuição dos índices da pandemia trazem um otimismo cauteloso para o comércio, já que a economia global vem sendo fortemente impactada pela guerra entre Rússia e Ucrânia – com a falta de insumos e matérias-primas, os preços dos alimentos e dos produtos industrializados têm sofrido fortes aumentos. No entanto, ele lembra que “o Dia das Mães tem um grande apelo afetivo, com as pessoas não medindo esforços para homenageá-las com presentes”.

Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período — um pouco acima dos 77% observados em 2021. A expectativa da entidade é que a data movimente R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

 

Cuidados para não se endividar além da conta no Dia das Mães

É exatamente por causa do apelo que presentear as mães tem nos filhos que é preciso tomar alguns cuidados para não se endividar acima da capacidade de pagamento. Veja algumas dicas importantes do Banco SEMEAR:

- As lojas estão oferecendo diversas facilidades, mas tenha cautela para não cair em armadilhas;

- Ao parcelar, prefira as opções de pagamento que não tenham juros ou que as parcelas caibam no seu bolso;

- Busque promoções e negocie descontos;

- Cuidado com o cartão de crédito: pesquise as taxas, condições e encargos;

- Prestações pagas mensalmente por carnê podem te ajudar a fugir dos juros elevados dos cartões;

- Se optar por contratar um empréstimo, verifique se a instituição é cadastrada no Banco Central;

- Jamais pague para obter crédito: cobrança antecipada é proibida e, se você se deparar com ela, denuncie ao Procon;

- Cuidado com ofertas de crédito com valores muito abaixo da média do mercado. Pode ser golpe.

 

Sobre o Banco SEMEAR

Fundado em 2006 e sediado em Belo Horizonte (MG), o Banco SEMEAR é o único banco mineiro especialista no varejo de eletromóveis. Está presente em todo o território nacional e atende a mais de 2 milhões de clientes nas cinco regiões brasileiras, com destaque para as cidades do interior do país. A instituição se consolidou no atendimento ao varejista, por meio do financiamento das operações para que os consumidores, majoritariamente pertencentes às classes D e E, parcelem compras de móveis e eletrodomésticos em até 24 vezes. Ao longo dos anos, o Banco Semear ampliou a participação no mercado nacional, com expansão da carteira de produtos e serviços. Tornou-se, assim, um banco múltiplo, dinâmico e inovador, com foco também em inclusão e educação financeira. 

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