Procura maior por crédito gera otimismo para o Dia das Mães e exige cuidados do consumidor
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Os recentes aumentos nas taxas de juros
não têm inibido a busca dos consumidores por crédito. Nas vésperas do Dia das
Mães, pesquisas mostram que a procura por financiamento está em alta no país,
especialmente no varejo. Esse movimento pode sinalizar uma maior intenção de
compras na data, uma das mais esperadas pelo comércio.
Em março, a demanda por crédito pelo
varejo brasileiro cresceu expressivos 31% na comparação com fevereiro e 25% na
comparação com março de 2021, segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito
(INDC). Quando são analisados todos os setores, incluindo bancos e financeiras,
o crescimento foi de 5%, mais modesto, porém consolidando um movimento já
verificado em fevereiro, quando houve alta de 21% em relação ao mesmo mês de
2021. O único segmento que apresentou queda foi o de serviços, de 22%, conforme
o INDC.
As projeções para o Dia das Mães estão
um pouco mais otimistas diante do abrandamento da pandemia e o retorno gradual
às atividades presenciais, inclusive os encontros de família, apesar de o mundo
estar vivendo um momento de incertezas e inflação generalizada por causa da
guerra na Ucrânia.
Uma pesquisa divulgada pela MindMiners
neste mês de abril mostrou que 80% das pessoas pretendem fazer algo especial no
dia, um percentual avaliado como alto pela plataforma. O levantamento revelou
também que 50% dos entrevistados pretende comprar presente para suas mães este
ano.
O Gerente de Negócios do Banco SEMEAR,
Renato Azevedo, afirma que a expansão na demanda por crédito nos dois primeiros
meses do ano no banco, que é especializado em varejo, continuou em movimento ascendente
em março e abril, o que reforça as boas perspectivas para a data. “Nos meses de
março e abril percebemos a mesma dinâmica de fevereiro, quando desconsideramos
impacto do número de dias úteis e carnaval”, diz o porta-voz da instituição.
Segundo ele, a retomada do comércio
presencial e a diminuição dos índices da pandemia trazem um otimismo cauteloso
para o comércio, já que a economia global vem sendo fortemente impactada pela
guerra entre Rússia e Ucrânia – com a falta de insumos e matérias-primas, os
preços dos alimentos e dos produtos industrializados têm sofrido fortes
aumentos. No entanto, ele lembra que “o Dia das Mães tem um grande apelo
afetivo, com as pessoas não medindo esforços para homenageá-las com presentes”.
Um levantamento feito em todas as
capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise,
revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período
— um pouco acima dos 77% observados em 2021. A expectativa da entidade é que a
data movimente R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
Cuidados para não se endividar além da
conta no Dia das Mães
É exatamente por causa do apelo que
presentear as mães tem nos filhos que é preciso tomar alguns cuidados para não
se endividar acima da capacidade de pagamento. Veja algumas dicas importantes
do Banco SEMEAR:
- As lojas estão oferecendo diversas
facilidades, mas tenha cautela para não cair em armadilhas;
- Ao parcelar, prefira as opções de
pagamento que não tenham juros ou que as parcelas caibam no seu bolso;
- Busque promoções e negocie descontos;
- Cuidado com o cartão de crédito:
pesquise as taxas, condições e encargos;
- Prestações pagas mensalmente por carnê
podem te ajudar a fugir dos juros elevados dos cartões;
- Se optar por contratar um empréstimo,
verifique se a instituição é cadastrada no Banco Central;
- Jamais pague para obter crédito:
cobrança antecipada é proibida e, se você se deparar com ela, denuncie ao Procon;
- Cuidado com ofertas de crédito com
valores muito abaixo da média do mercado. Pode ser golpe.
Sobre o Banco SEMEAR
Fundado em 2006 e sediado em Belo Horizonte (MG), o Banco SEMEAR é o único banco mineiro especialista no varejo de eletromóveis. Está presente em todo o território nacional e atende a mais de 2 milhões de clientes nas cinco regiões brasileiras, com destaque para as cidades do interior do país. A instituição se consolidou no atendimento ao varejista, por meio do financiamento das operações para que os consumidores, majoritariamente pertencentes às classes D e E, parcelem compras de móveis e eletrodomésticos em até 24 vezes. Ao longo dos anos, o Banco Semear ampliou a participação no mercado nacional, com expansão da carteira de produtos e serviços. Tornou-se, assim, um banco múltiplo, dinâmico e inovador, com foco também em inclusão e educação financeira.
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