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95% dos líderes de marketing B2B do Brasil estão confiantes na produção de campanhas mais criativas, de acordo com LinkedIn

92% dos profissionais do setor acreditam que as marcas B2B estão produzindo cada vez mais campanhas que competem com as empresas de consumo

São Paulo, 9 de junho de 2022 - Em meio ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que acontecerá nas próximas semanas, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, lança um novo estudo para compreender o cenário do marketing business-to-business no Brasil. Os dados mostram que 95% da liderança afirma que a “confiança criativa” neste setor está crescendo. Isso ocorre quando as marcas B2B reconhecem que a criatividade é essencial para a construção de marca a longo prazo (32%) e impulsiona comprovadamente o crescimento da receita (37%), o que estimula o alcance de novos patamares.

O estudo, feito com mais de 1.600 diretores de marketing B2B em todo o mundo, apontou que  os profissionais do Brasil (95%), Austrália (95%), Índia (94%) e Emirados Árabes (94%) têm atualmente a maior confiança criativa. Com 77%  dos líderes de marketing B2B acreditando que as decisões de compra B2B são tão emocionalmente carregadas quanto em B2C, cerca de 37% estão aproveitando cada vez mais o storytelling, a emoção e o humor para ajudar a construir suas campanhas. Além disso, a maioria destes profissionais (92%) diz que as marcas B2B agora estão produzindo campanhas criativas que rivalizam com as marcas de consumo.

Empresas B2B priorizam a construção de marca 

As marcas B2B tradicionalmente priorizavam o marketing de performance para aumentar as vendas, mas já há uma mudança nesse sentido, segundo o estudo. A maioria (96%) desses  líderes  reconhece que a construção da marca é importante para impulsionar o crescimento de receita a longo prazo, tanto em B2B quanto em B2C. 

Além disso, 9 em cada 10 profissionais de marketing B2B estão planejando criar mais campanhas de “performance branding”, ou seja, aquelas que ao mesmo tempo aumentam os resultados de curto prazo e os resultados de marketing de marca de longo prazo. 

Marcas B2B estão construindo equipes de marketing criativas para o futuro

Os líderes de marketing dizem que inovação, insights de clientes e análise de dados são as principais habilidades necessárias para a criatividade B2B atualmente. Quase metade (52%) diz que promover uma forte produção criativa depende em grande parte da diversidade de experiência dentro das equipes. 

“As empresas deste segmento já perceberam a importância da construção de marca a longo prazo e estão desenvolvendo ações criativas mais ousadas, que fixam na mente dos consumidores, conquistando vantagens no momento de decisão de compra. É positivo ver que a confiança criativa está crescendo e que as empresas estão indo além de relatórios e e-books, que há muito dominam a publicidade do setor. Ao construir marcas fortes e aproveitar a comunidade profissional engajada no LinkedIn, as marcas B2B estão gerando ROI de longo prazo para suas campanhas e transformando o espaço B2B como costumávamos conhecer”, afirma Ana Moises, Diretora de Soluções de Marketing do LinkedIn.

Ajudando marcas B2B a lançar campanhas criativas com facilidade

Para ajudar as marcas B2B a aprimorarem seu trabalho criativo e executar campanhas com facilidade e eficiência, o LinkedIn anunciou:

Certificação do Marketing Labs - O LinkedIn lança  uma nova certificação gratuita em LinkedIn Content and Creative Design como parte do LinkedIn Marketing Labs para ajudar os profissionais de marketing aprimorarem a experiência na criação e manutenção de conteúdo pago e orgânico, incluindo o gerenciamento de uma LinkedIn Page ativa e o design de um visual criativo atrativo. O objetivo da certificação é colocar o Linkedin como parceiro na evolução dos profissionais, contribuindo com conteúdos exclusivos e aprimoramento de estratégias para criação de campanhas com os melhores resultados. 

O LinkedIn Marketing Labs está dividido em dois níveis. No básico, o usuário tem uma introdução ao LinkedIn Ads, aprende como usar a segmentação em anúncios e recebe instruções de como analisar seus relatórios de desempenho. Já no intermediário, a plataforma ensina como desenvolver estratégias de marketing que abranjam todo o funil de conversão na rede, gerar conhecimento da marca e otimizar as campanhas para geração de leads. 

Para saber mais: https://training.marketing.linkedin.com/page/pt?trk=lms-tlt

Novo serviço de consultoria - Para ajudar as empresas a obterem vantagem competitiva, o LinkedIn está lançando o B2B Edge - um serviço de consultoria exclusivo do B2B Institute, o think tank de marketing do LinkedIn, que está ajudando clientes B2B, incluindo Oracle, SAS e Workhuman, a construírem “performance branding” - uma nova abordagem para estratégia de marca, criatividade, distribuição e mensuração que é projetada para maximizar os lucros.

Novos recursos para Páginas - Mais de 58 milhões de organizações têm uma Página no LinkedIn. Para ajudá-las a engajar suas comunidades, a rede está lançando novas ferramentas que vão auxiliar as marcas a iniciar conversas, interagir com suas comunidades e impulsionar descobertas, incluindo menções e hashtags em artigos e boletins informativos, além da possibilidade de responder a qualquer postagem no feed por meio da sua página.

LinkedIn Business Manager - O LinkedIn Business Manager será lançado nas próximas semanas, oferecendo aos profissionais de marketing uma nova plataforma centralizada que simplificará a maneira como eles gerenciam pessoas, contas, páginas e os negócios com os quais trabalham para tornar o marketing em escala ainda mais fácil dentro da plataforma e em toda a rede de editores da empresa.

LinkedIn em Cannes 

O LinkedIn participa do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2022. O CEO do LinkedIn, Ryan Roslansky, fará uma palestra sobre criatividade, talento e crescimento da indústria de publicidade na terça-feira, 21 de junho, às 10h CEST, no Lumiere Theatre, Palais 1. Na quarta-feira, 22 de junho, no Discovery Stage, Palais 1, a vice-presidente do LinkedIn, Valerie Beauchamp, se junta à agência e líderes de marca para contar as histórias por trás do trabalho criativo B2B de alto nível com foco na importância da construção de marca a longo prazo com WARC (11h30 CEST); Mimi Turner, do B2B Institute, junta-se a Rory Sutherland, vice-presidente da Ogilvy UK, pela criatividade como uma vantagem injusta com WARC (12h CEST); e Peter Weinberg e Jon Lombardo, do B2B Institute, juntam-se à cientista de marketing Jenni Romaniuk, Ehrenberg-Bass Institute, para uma sessão sobre como identificar e investir nas situações de compra que importam com o WARC (15h20 CEST).

Metodologia

O LinkedIn contratou a YouGov para realizar esta pesquisa com 1.600 tomadores de decisão de marketing B2B nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha, Emirados Árabes Unidos, KSA, Brasil, Austrália, Índia e Cingapura entre 28 de abril e 25 de maio de 2022 .

Sobre o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 830 milhões de usuários, sendo deles 56 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho. 

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