Últimas

A pressão do seu chuveiro está fraca? Saiba como aumentá-la

Pouca distância entre a caixa d’água e o chuveiro, obstruções nas tubulações e problemas no redutor de água são apenas alguns dos fatores que podem influenciar a pressão da água

Após um longo e cansativo dia de trabalho, nada como chegar em casa e relaxar com um banho caprichado. A temperatura deve estar perfeita. Assim como a pressão da água, nem tão forte e nem tão fraca, no ponto certo!

Porém, se cai pouca água do chuveiro, existe algum problema que obstrui o fluxo de água. A instalação de um pressurizador de água, por exemplo, pode resolver a situação. Para garantir um banho maravilhoso, veja 6 dicas para aumentar a pressão do chuveiro.

1. Observar o medidor de água da rua

Verificar o medidor de água da rua é o primeiro passo para aumentar a pressão do chuveiro. Afinal, se o aparelho não estiver operando corretamente, a água da caixa não será reposta. Como resultado, a pressão do chuveiro irá diminuir consideravelmente.

Por outro lado, quem mora em apartamento precisa checar se o registro está aberto. Na hora de abrir é necessário observar se existe a presença de ar. Uma vez que exista canos ligados a eletrodomésticos, o ideal é desligar tudo para que o ar possa sair. Eles podem ser ligados novamente assim que todo o ar sair da tubulação.

2. Checar possíveis obstruções nas tubulações

Objetos parados nas tubulações dificultam a passagem da água e, consequentemente, afetam a pressão do chuveiro. Portanto, é necessário checar possíveis obstruções, se sair pouca água do aparelho. Afinal, pouca pressão nas torneiras e no chuveiro pode indicar algum problema nas tubulações.


Cabe ressaltar que não apenas a presença de objetos, como também a idade das tubulações influenciam no fluxo de água. Torneira com água enferrujada ou saindo apenas um fio, são dois indícios de que o encanamento está velho e necessita ser trocado. Porém, apenas um profissional pode dar o veredicto, ou seja, se há a necessidade de algum tipo de reforma. Para isso, ele irá avaliar todo o sistema hidráulico.
 
3. Verificar o regulador

O regulador de pressão está presente na maioria dos apartamentos e casas. Além de evitar que o fluxo de água seja forte demais, ele também possui um indicador de pressão, que mostra qual é a força da água pelos canos. Desse modo, é possível verificar no regulador se a pressão está abaixo do ideal.
4. Atenção com o redutor de água

O redutor de água é uma peça com a função de regular a vazão, contribuindo para o funcionamento correto do chuveiro. Além disso, é uma ferramenta que garante a pressão ideal, evitando excessos e colaborando para a economia.

Porém, em algumas ocasiões, o redutor atrapalha o fluxo de água que sai do chuveiro. A falta de limpeza pode resultar no acúmulo de crostas de calcário, sujeira que obstrui a saída de água.

Existem pessoas que retiram o redutor com o intuito de aumentar a pressão do chuveiro, algo que não é recomendado. A água tende a sair com mais força, mas o excesso de pressão pode danificar o aparelho e estragar o banho. Ninguém quer uma nascente de rio dentro do box. Principalmente se a água for proveniente da rua, pois a pressão costuma a oscilar no decorrer do dia.

5. Altura da caixa d’água

Instalar a caixa d’água na altura correta faz toda a diferença na hora do banho, uma das partes mais relaxantes do dia. A pressão da água será baixa se a caixa for instalada perto dos pontos de utilização. O reservatório deve ser instalado a, pelo menos, 1,5 m do chuveiro. A distância permite que a água ganhe pressão graças a gravidade. É pura física!

No entanto, caso não haja nenhuma caixa d’água na casa e seja difícil a sua instalação, o uso de uma bomba d’água pode ser interessante para manter a pressão da mesma. Só cuidado para não desligar o chuveiro ou qualquer torneira da casa durante o seu uso, pois isso pode queimá-la.

6. Instalar um pressurizador de água

Para evitar dores de cabeça com reformas para adequar a caixa d’água, nada melhor que um pressurizador de água. Essa peça resolve o problema de maneira eficiente. Ela pode ser comparada a uma bomba de água, proporcionando maior vazão e pressão à água.

A instalação do pressurizador de água é simples, pois o aparelho compartilha da mesma fonte de energia que alimenta o chuveiro. Dito isso, veja o passo a passo sobre como instalar. Mas lembre-se que a instalação deve ser feita por um profissional qualificado.

· Antes de qualquer coisa, é preciso desligar a energia no disjuntor, localizado no quadro de energia da casa ou apartamento;

· Na sequência, o chuveiro deve ser desinstalado;

· Depois é só colocar o pressurizador de água na tubulação, com o auxílio de uma fita de vedação;

· Com o item acoplado, basta colocar o chuveiro na rosca do aparelho;

· A seguir, os fios precisam ser conectado corretamente, principalmente o fio terra;

· A resistência deve ser molhada, portanto, é necessário abrir o chuveiro antes de ligar a energia;

· Por fim, é só testar para verificar se a alteração solucionou o problema da pressão da água.


Agora, é só testar essas dicas e aproveitar um belo banho com água abundante. Ótimo para relaxar!

Nenhum comentário