Últimas

Academia Mineira de Letras relança quatro romances do escritor Godofredo Rangel

INICIATIVA ENVOLVE O TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ESCOLA JUDICIAL DESEMBARGADOR EDÉSIO FERNANDES E AMAGIS


Como parte da missão de valorizar escritores mineiros, a Academia Mineira de Letras se une ao Tribunal de Justiça, à Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes e à Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS) para relançar quatro romances do escritor Godofredo Rangel. A nova edição será lançada no dia 20 de junho, às 18h, na sede da AML, em cerimônia aberta ao público.

Serão dois volumes especiais, cada um deles com dois romances do autor, reunindo em uma só edição os quatro livros do gênero publicados por Rangel: “Falange Gloriosa” (1917), “Vida Ociosa” (1920), “A Filha” (1929) e “Os bem casados” (1955).

Além dos quatro romances, o livro ainda contém os textos críticos de Antônio Cândido, Autran Dourado e Carlos Drummond de Andrade, admiradores da Literatura de Rangel.

“Queremos com esse relançamento reavivar a obra de Godofredo, sobretudo entre as novas gerações. O escritor tem muito a surpreender os leitores e essa é a oportunidade de o público conhecer ou revisitar textos primorosos”, ressalta Rogério Faria Tavares, presidente da Academia Mineira de Letras.

A organização do projeto e a sua coordenação editorial coube ao jornalista Rogério Faria Tavares e ao acadêmico Márcio Sampaio, curador da obra de Godofredo Rangel. O projeto gráfico e visual ficou por conta de Marconi Drummond enquanto a revisão dos textos e a preparação dos originais é de Leonardo Mordente.

Sobre Godofredo Rangel

Nascido em Carmo de Minas, em 1884, Godofredo Rangel formou-se em Direito em São Paulo, época em que se tornou um dos amigos mais próximos a Monteiro Lobato, com quem se correspondeu por mais de quarenta anos. As cartas de Lobato a Rangel foram reunidas no livro "A barca de Gleyre".

De volta a Minas, Rangel exerceu a magistratura em várias cidades do interior do estado, como Machado, Santa Rita do Sapucaí, Estrela do Sul, Três Pontas e Passos. Em 1939, foi eleito para a cadeira de número 13 da Academia Mineira de Letras, atualmente ocupada por Silviano Santiago. O autor faleceu em Belo Horizonte em 1951.


SERVIÇO:

Relançamento da obra de Godofredo Rangel

Academia Mineira de Letras

Data: 20 de junho, às 18h

Local: AML - R. da Bahia, 1466 - Centro

Entrada gratuita

Nenhum comentário