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Como o brasileiro escolhe seu banco? Elementos funcionais são os mais relevantes para os clientes, aponta Bain

Levantamento da consultoria com mais de 30 mil pessoas apontou também uma baixa importância para aspectos relacionados a impacto social na tomada de decisão

Uma nova pesquisa da Bain & Company, com mais de 30 mil clientes de bancos no Brasil, mapeou seus anseios e os que eles mais valorizam na hora de escolher uma instituição financeira. O levantamento apontou que os elementos funcionais, aqueles relacionados aos atributos objetivos que o produto ou serviço oferece ao consumidor, são os que mais pesam na decisão. 

Entre as razões mais apontadas pelos entrevistados, lideram a lista as motivações “Me ajuda a não perder tempo”, “Me ajuda a economizar dinheiro”, “Me oferece produtos e serviços de qualidade” e “Reduz complexidade e facilita a minha vida”. Estes foram os únicos tópicos a ficarem acima dos 30% no ranking de relevância dos elementos. 

O elemento emocional, vinculado a sensações e emoções, apareceu pela primeira vez na sétima posição, com o tópico “Me ajuda a ter acesso a informações, produtos e serviços”. Já o elemento de mudança de vida mais relevante foi o “Me ajuda a atingir meus objetivos”, classificado como importante para 18% das pessoas. 

A pesquisa da Bain também revelou uma baixa valorização dos clientes pelos elementos de Impacto Social. “Me ajuda a ajudar os outros e o mundo” foi considerado relevante por apenas 6% dos clientes. 

 

Motivações mudam por renda e idade

Embora pertençam à mesma dimensão dos elementos de valor, há motivações distintas dos clientes de baixa, média e alta renda no Brasil. Enquanto os dois primeiros grupos priorizam a economia de tempo, os clientes de maior poder aquisitivo colocam a qualidade dos produtos e serviços no topo das prioridades. 

Fenômeno parecido ocorre quando os dados são analisados pela idade dos respondentes. Pessoas até 25 anos dão mais relevância para economia de dinheiro e de tempo. O público acima dos 40 anos, valoriza, em primeiro lugar, a otimização de tempo e, na sequência, a qualidade. 

 

Entenda os Elementos de Valor

Desenvolvido pela Bain em 2016, os Elementos de Valor representam as aspirações mais profundas por trás das decisões de compra dos clientes B2B e B2C. A consultoria identificou 30 atributos, divididos em quatro categorias: funcional, emocional, mudança de vida e impacto social.

Alguns elementos são mais internos, abordando principalmente as necessidades pessoais dos consumidores. Outros são focados no exterior, ajudando os clientes a interagir ou navegar no mundo externo.

Empresas e setores que desempenham bem múltiplos elementos de valor registram crescimento de receita mais acelerada e clientes mais leais, com índices mais altos de NPS (Net Promoter Score). 

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