"Comunicação não violenta começa quando se decide enxergar todo o cenário", diz especialista
Fernanda Dutra ensina em obra que é preciso cultivar
a empatia nas organizações e entender que nem sempre se é o centro da questão
A
comunicação vai muito além das palavras. Entre aquilo que é expressado e o que
o outro entende há uma enorme ponte. É o que explica a especialista em
comunicação não-violenta Fernanda
Dutra, que complementa: “mesmo
no silêncio, comportamentos ou atitudes, às vezes, a comunicação não é passada
da forma correta”. Fernanda
é autora da obra Inovação
Não Violenta, publicação da DVS Editora, que promove uma chamada para a
construção de inovação por meio da empatia.
Fernanda utiliza a comunicação não
violenta para as organizações com o intuito de promover o aumento da capacidade
de adaptação e flexibilidade das estruturas comportamentais. A obra oferece o
suporte necessário à transição do modelo tradicional e linear predominante nas
corporações com um novo paradigma, por isso a inovação, para que as organizações se
tornem mais empáticas.
A autora utiliza o método criado pelo
psicólogo americano Marshall
Bertram Rosenberg. Em seus estudos, Rosenberg concluiu que
todas as pessoas tem algum tipo de violência. A boa notícia é que o
comportamento compassivo natural também está presente nas personalidades. A
partir dessa conclusão, ele criou a comunicação não violenta. Na avaliação da autora,
o ponto de virada para adotar esta forma de diálogo é enxergar o cenário como
um todo e compreender que nem sempre se é o centro da questão.
Uma confusão comum entre as pessoas é
cogitar que as técnicas de comunicação não violenta se restringem a conversar
de forma gentil e delicada. Não se resume, porém, à entonação da fala. “Ela nos permite ir além dos filtros e
entendimentos na comunicação e perceber que muitas das coisas que recebo como
expressão da outra pessoa são, na verdade, interpretações minhas baseadas no
que acredito e vejo no mundo”, distingue.
Ficha técnica
Título: Inovação Não Violenta
Subtítulo:
descubra como a comunicação sistêmica e a empatia circular podem impactar
organizações
Autora:
Fernanda Dutra
Editora:
DVS Editora
ISBN:
978-6556950174
Tamanho:
22x15 cm
Páginas:
232
Preço: R$
69
Onde encontrar: Amazon
Sobre
a autora: Fernanda Dutra é
especialista em comunicação e humanização organizacional, atua com a
comunicação não violenta na inovação, liderança e desenvolvimento humano. É
sócia-diretora da Flyflow, palestrante, mentora, coach, professora
universitária, escritora e artista plástica. Formada em administração de
empresas pela Unip e artes plásticas pela EPA, pós-graduada em gestão
estratégica de pessoas e em marketing pelo Mackenzie, em gamification pela
University of Pennsylvania e pós-graduada em transdisciplinaridade pela Unipaz.
Autora do livro O Efeito Melão
e coautora do livro PNL & Coaching. Acumula experiência em
congressos, convenções e trabalhos no exterior.
Redes Sociais:
Instagram: @fernandadutra.cnv
Nenhum comentário