Últimas

Entenda como o uso correto das redes sociais é fundamental para conseguir um emprego

A tecnologia está presente em quase tudo no nosso dia a dia, mas as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre como se comportar no mundo virtual. “É importante enxergar suas redes sociais como uma vitrine para oportunidades profissionais”, diz a especialista em influência digital e assuntos da web Aline Bak. “Se você está em busca de trabalho, saiba que a sua presença nas redes sociais é um cartão de visitas”, alerta ela. Por isso, quando se está procurando recolocação, a consultora recomenda atenção a detalhes que podem fazer a diferença no decorrer de processos seletivos.

Veja abaixo 5 dicas de etiqueta virtual no mundo do trabalho para você deixar as suas redes sociais mais atrativas para os recrutadores e aumentar suas chances de conseguir um emprego, segundo Aline Bak.

  1. Nada de disseminar ódio ou preconceitos de qualquer tipo. “Os recrutadores não costumam eliminar candidatos por suas atividades nas redes sociais, mas é claro que  postagens ofensivas podem manchar sua imagem e produzir estragos à sua reputação”, afirma a especialista.
  2. Use o bom senso e reflita bem antes de postar algo. “Pense se aquele conteúdo é de bom tom”, pondera Aline. “Tente passar nas redes sociais a sua melhor versão”, recomenda a especialista.
  3. Mantenha seu Linkedin atualizado. “Isso pode lhe conferir algum tipo de destaque durante um processo seletivo”, diz a especialista. “Lembre-se que o Linkedin é uma rede social voltada para o mundo do trabalho e dos negócios, e, por isso, é hoje o lugar preferido dos recrutadores”, continua Aline. “É importante sempre deixar seu currículo atualizado por lá e fazer postagens sobre conquistas, realizações e cursos concluídos na sua vida profissional”, conclui.
  4. As fotos também devem refletir a sua imagem como profissional. “Nada deve ser  forçado. O importante é que o conteúdo visual esteja alinhado com a maneira como você quer ser visto e com o cargo que deseja ocupar”, afirma a consultora.
  5. Pense nas suas redes sociais como uma ferramenta que possa ser usada a seu favor. É recomendável evidenciar o conhecimento profissional adquirido, com conteúdos aderentes à sua vivência e jornada pessoal. “Seja você mesmo, mas tente fazer postagens sobre assuntos pertinentes e que tenham como princípio fontes confiáveis. E nada de embarcar em fake news”, diz Aline.

Sobre Aline Bak: Aline Bak é especialista em marketing de influência digital, consultora e estrategista de influência digital e de negócios digitais. Atua há oito anos no mercado de marketing digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeo di Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais. Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e exclusivo. Atualmente, tem mais de 300 mentorados, que acompanha, junto com sua equipe. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/alinebak_/

Nenhum comentário