Últimas

Escolas celebram o retorno dos famosos Jogos Escolares

Campeonatos incentivam a inclusão, interação e atividade física com dezenas de modalidades

Divulgação

Dá para perder as contas de quantas crianças dizem que a Educação Física é sua matéria favorita. A verdade é que o amor pelos esportes e a rotina de atividades físicas começam na escola, principalmente em período de Jogos Escolares. Não se sabe ao certo quando a prática dos torneios entre as escolas começou, mas todos temos ao menos uma história da época, seja praticando alguma modalidade ou torcendo pelos amigos.

As atividades esportivas no âmbito escolar são grandes propulsoras de atletas de elite, jornalistas esportivos e tantas outras profissões ligadas ao universo. Muito mais do que planos para o futuro, elas atuam na construção do caráter e personalidade de cada aluno. “Em uma partida de um jogo em equipe, por exemplo, os estudantes aprendem sobre cumprimento de regras, respeito a hierarquia, companheirismo, trabalho em equipe e tantos outros valores que são levados para a vida” explica Marizane Piergentille, diretora de educação das unidades do ABCDM e Litoral da Rede Adventista de Educação.

Após dois anos de estudo à distância e isolamento social, os Jogos Escolares das escolas da Rede Adventista do ABCDM E Baixada Santista, voltam a acontecer. Comemorado por todos os alunos, que aguardavam ansiosamente pela atividade, os campeonatos têm início no próximo domingo, com partidas de queimada e natação. Na próxima semana, dia 8 de junho, é a vez do atletismo com: 100m livre, revezamento 4x4, salto a distância, arremesso peso, lançamento de pelota, além do tênis de mesa.

“É um sentimento muito gratificante ver os alunos tão animados e felizes com a volta dos jogos. Eles treinam bastante e dão tudo de si para convidar os amigos e familiares para assistir as atividades” comenta Piergentille.

Em meio a tantas dificuldades na readaptação social e recolocação no âmbito escolar, o esporte atua como ferramenta de fortalecimento dos laços de proteção social, servindo também, como estratégia contra diversas doenças que cresceram no período pandêmico, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

“Nos jogos unimos os alunos do 6º ano ao ensino médio das unidades da região do ABCDM e baixada santista, promovendo um intercâmbio de conhecimento, união dos amigos e a construção de história em um ambiente diferente da sala de aula” finaliza a diretora de educação, que ressalta a importância estudantil do evento.

Os torneios também se estendem para os meses de agosto e setembro, com partidas de vôlei. As finais acontecem no dia 12 de outubro.

Nenhum comentário