Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram
Serão 20 temas
sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que
resultarão num livro colaborativo
A Núcleo
da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia
– um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a
partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto
que será finalizado com a edição de um livro.
Ao
longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história,
a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva –
como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta
proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20
temáticas, vão compor esse mosaico.
O
Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão
apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à
plataforma poderá participar, utilizando as tags específicas para cada tema.
Semanalmente, um novo assunto será abordado, e uma equipe de curadores fará a
seleção de dez imagens. Ao fim do processo, teremos 200 imagens reunidas no
livro, que potencialmente terá até 200 autores.
A Urbegrafia segue
um formato semelhante ao de outros projetos da Núcleo da Ideia, como a
“Rio365” (que teve duas edições), “Rio450” e “Nossa Língua”, documentários visuais
produzidos a partir de missões temáticas no Instagram; e o RIOetc, que há 15
anos busca a alma encantadora das ruas, já fotografou mais de 15 mil
personagens do Rio, e reúne mais de 400 mil fotos de seus seguidores na hashtag
#rioetc, muitas delas postadas em seu perfil na rede.
“A
Urbegrafia chega dez anos após a realização do Rio365, quando o Instagram
ainda era muito recente, voltado para fotos, quadrado, com bem menos
recursos em relação aos oferecidos atualmente. Costumo brincar que o Instagram
era mato naquela época”, relembra Tiago Petrik, idealizador e curador geral do
projeto.
Para
participar da Urbegrafia não precisa fazer dancinha, nem ter milhares
de seguidores. “É só postar usando as hashtags e ter sua foto selecionada pelos
curadores para ser coautor do livro", destaca Tiago.
Os
curadores convidados para selecionar as imagens do projeto são Rafael Bolor
(@riocasaseprediosantigos), Patrícia Pamplona, Raphael Vidal (oraphaelvidal),
Ana Paula Amorim (@apamorimmendes), Márcia Foletto, Anna Fisher (@annafisher),
Marina Lage (@marinalagelima), Celso Rayol (@celsorayol) e Rocinha Sob
Lentes (@rocinhasoblentes_oficial).
O Urbegrafia conta
com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria
Municipal de Cultura e com o apoio da Ancar, por meio da Lei Municipal de Incentivo
à Cultura – Lei do ISS.
Até
o momento, dois temas estão ativos – “mar” e “céu aberto”. Para ficar por
dentro das próximas missões, basta entrar no Instagram do projeto (@urbegrafia)
para saber o tema, postar uma foto nova ou antiga, e taguear a hashtag
solicitada.
Ficha
técnica:
-
Tiago Petrik: idealizador e curador geral. Jornalista e fotógrafo, criador do
RIOetc, que há 15 anos retrata o estilo de vida carioca. Vencedor do Prêmio
Marc Ferrez de Fotografia de 2021.
-
Beto Pestana: curador. Graduado em Design pela PUC-RJ, pós-graduado em
Marketing pelo IAG Master. Pela TV Globo, participou da produção do Rock in Rio
II e desenvolvimento criativo no departamento de Efeitos Especiais. Atuou em
Direção de Arte, Videografismo e Pós-produção de comerciais e documentários
pela Synth Video. Curador de imagens do @rio365, @rio450 e @nossalingua, e
@SESC70, documentários colaborativos por Instagram. Diretor de criação na
UMGRUPO Design e Comunicação, onde desenvolve branding, design, marketing e projetos
especiais para empresas.
-
Diego Cardoso: curador. Morador da Rocinha por 17 anos, onde criou, com três
amigos, o coletivo Rocinha Sob Lentes, com o objetivo de mostrar a favela
através do olhar de quem vive na comunidade.
-
Luciane Araújo: realização e produção geral. Fundadora da Núcleo da Ideia
(NDI), é uma das profissionais mais inovadoras do mercado de eventos no Brasil.
Produtora e publicitária com mais de 20 anos de experiência na gestão de
projetos de marketing, cultura e organização de eventos, a empreendedora está à
frente de projetos transmídia autorais.
- Flavio Bidoia: realização e produção geral. É publicitário, com MBA em Comunicação Empresarial pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e sócio da Núcleo da Ideia (NDI), agência de eventos e ativação especializada na concepção e execução de projetos de comunicação estratégica e empreendimentos culturais.
Nenhum comentário