Últimas

O toque de Midas: os segredos de um e-commerce de sucesso

*Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores

O e-commerce segue crescendo – em relação ao primeiro trimestre do ano anterior avançou 12%, conforme estima a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). É que uma loja virtual possibilita a venda de produtos para todas as regiões do Brasil, por exemplo; proporciona presentes diferenciados para todos os estilos de comemorações. Mas para que isso funcione perfeitamente aos olhos dos consumidores é necessária uma equipe engajada.

Para que um e-commerce explore o seu potencial é preciso lançar mão de estratégias em todos os setores – produção, estoque, logística, SAC, pós-venda – para oferecer uma experiência completa aos clientes. Penso que existem três pilares para um e-commerce prosperar: planejamento estratégico, produtos de qualidade e um SAC eficiente.

O planejamento consiste em selecionar os produtos que irá vender, tirar boas fotos e produzir textos e conteúdos criativos, que atraiam o consumidor. Também é fundamental conhecer os parceiros, verificar a data de validade de produtos perecíveis, avaliar a forma da logística, o cumprimento dos prazos e todos os pormenores que possam eventualmente atrapalhar a experiência do cliente.

Produtos de qualidade são (ou deveriam ser) uma premissa básica em qualquer loja, seja on-line, seja física. Quando se compra para uso próprio ou para presentear, existe todo o cuidado de pesquisar as versões, tamanhos, cores, além do investimento financeiro e afetivo. Quanto mais tempo o produto durar, mais memória afetiva irá proporcionar. Dessa maneira, o cliente ainda pode lembrar onde comprou e numa próxima oportunidade deve voltar a sua loja.

O SAC eficiente, por sua vez, também motiva o retorno dos clientes ao e-commerce. É uma ferramenta essencial para colher feedbacks tanto positivos quanto negativos dos nossos consumidores, e assim, aperfeiçoar a experiência.

O hábito de comprar pela internet já está enraizado; é uma forma prática, eficiente, cômoda, e muitas vezes, rápida, conforme o processo de logística. Tornou-se um caminho que deve seguir em paralelo com o ambiente físico, por isso o cuidado para atender da melhor forma possível as expectativas dos consumidores.

* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país, ocupando 70% do market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano - giulianaflores@nbpress.com

 

Sobre a Giuliana Flores  

Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br

Nenhum comentário