Últimas

Solução desenvolvida no programa de estágio da DM foi apresentada no "Singularity Executive Program"

Mentorados por Alexandre Nascimento, empreendedor residente no Vale do Silício e pesquisador na Universidade de Stanford, estudantes desenvolveram um Workbench para análise de dados que possibilita a qualquer executivo utilizar modelos de machine learning sem conhecimento técnico em T.I.

Fernando Oliveira, Diretor de tecnologia e Ciência de Dados da DM
Foto: Paula Freitas

Em março, a DM ocupou um lugar cobiçado nos painéis do evento “Singularity Executive Program”. Um projeto desenvolvido durante seu programa de estágio em ciência de dados foi apresentado ao lado de cases de gigantes da tecnologia como Google, Facebook, Microsoft, etc. Com a mentoria de um expert do Vale do Silício durante todo o ano passado, um grupo de estagiários criou um Workbench de usabilidade extremamente simples para que qualquer executivo possa usar a ciência de dados em sua rotina.

“O foco do Workbench criado pelos estagiários da DM é que qualquer executivo consiga usar dados do histórico de uma variável de interesse de sua área. Dessa forma, podem treinar modelos preditivos de comportamento e avaliar diferentes cenários para a tomada de decisões estratégicas”, explica Fernando Oliveira, Diretor de tecnologia e Ciência de Dados da DM.

Há apenas seis meses, o desafio foi proposto pelo mentor dos estagiários de ciência de dados da DM, Alexandre Nascimento. O expert é empreendedor residente no Vale do Silício e pesquisador na Universidade de Stanford, e foi ele quem decidiu levar o resultado para o evento da Singularity University.

“Quando conheci a proposta da DM para o seu programa de estágio, logo vi que se tratava de uma empresa brasileira agindo na vanguarda como eu só havia conhecido nas gigantes do Vale do Silício”, destaca Nascimento.

O mentor ainda acrescenta que, “lá, o processo de estágio não tem nada de como era antigamente, quando o estudante fazia cópias e pegava o cafezinho. Nessa mentoria, eles foram os protagonistas de um projeto único, que fará suas carreiras avançarem. Este ano, todos eles foram efetivados e uma nova turma chegou para dar continuidade e encarar novos desafios”.

O Workbench da DM

Os estudantes conseguiram criar um sistema extremamente simples, inclusive utilizando uma interface dentro do Excel. “Utilizar a tecnologia e a inovação para revisitar de maneira mais eficiente as plataformas populares que já estão à nossa disposição tem se tornado uma tradição na DM. Um exemplo recente foi o uso do Whatsapp como canal de captação de clientes em substituição a um aplicativo, para o qual seria necessário um novo download e uso de espaço e dados do smartphone”, lembra Oliveira.

Com apenas alguns cliques, qualquer colaborador pode treinar um modelo com base em um histórico de dados. Primeiro, encontra-se o melhor algoritmo, aquele que apresenta melhores indicadores e taxa de acerto. Então, o modelo é aplicado aos dados atuais, por exemplo, em uma pipeline de vendas para encontrar as maiores probabilidades de fechar negócio.

“Utilizar a ciência de dados para basear decisões estratégicas não é uma novidade, algumas empresas utilizam sistemas do mercado para isso. O diferencial da DM é termos desenvolvido um Workbench próprio para o nosso modelo negócio e para o nosso histórico de dados. O resultado serão melhores resultados e gestão do tempo”, conclui o Diretor da DM.

 

Sobre a DM

A DM é uma empresa de produtos financeiros que nasceu há 20 anos para simplificar e democratizar o acesso ao crédito, principalmente à população de menor poder aquisitivo, que forma seu principal público-alvo e para quem desenvolve suas soluções. Ao mesmo tempo, também atua para apoiar e potencializar resultados de seus parceiros varejistas.

Para o consumidor final, disponibiliza o cartão de loja, o cartão de crédito bandeirado, a conta digital, linhas de microcrédito pessoal e seguros.

Como especialista em varejo, no B2B oferece a redes varejistas a possibilidade de adotar o cartão de crédito próprio (o private label), ferramentas de CRM e aplicativos de ofertas que vão ajudá-los a incrementar suas vendas.

Na DM, toda a história conta e merece crédito, por isso ela atua como uma empresa cada vez mais próxima, simples e segura para consumidores e varejistas.

Nenhum comentário