Últimas

Symrise traduz o Orgulho com fragrância inclusiva que desperta frescor e bem-estar

Eleita entre as melhores empresas para pessoas LGBTI+ trabalharem no Brasil, a casa de fragrâncias traz puro respeito, autenticidade e o frescor do orgulho entre seus ingredientes-chave

Fernando Levy, diretor de Marketing da divisão de Consumer Fragrance Latam & Sponsor do Pilar LGBTI+ do programa DiverSym, da Symrise Brasil
Divulgação

Com a chegada do mês dedicado ao Orgulho LGBTI+, a Symrise - fornecedora global de fragrâncias, sabores, alimentos, nutrição e ingredientes cosméticos - dedica mais um ano à causa e apresenta sua mais nova fragrância unissex, que traz como mote a celebração e valorização das diferenças para além da data comemorativa.

Neste mesmo mês, a empresa foi eleita dentre os 38 melhores lugares para pessoas LGBTI+ trabalharem, de acordo com uma pesquisa inédita no país conduzida pela Human Rights Campaign (HRC), Instituto Mais Diversidade e Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. “É um orgulho para nós da Symrise Brasil ter esse grande reconhecimento. Seguimos comprometidos com esta jornada contínua de aprendizagem e transformação”, conta Douglas Gaino, VP RH Symrise Latam.

Com multi-facetas de autenticidade e livre de preconceitos, o produto foi criado com o objetivo de priorizar o respeito, e enaltecer a diversidade, valores que decodificam a essência da companhia. O perfume promove uma experiência sensorial única. É assinado pela tecnologia Actimood®, que conta com ingredientes que ativam e potencializam diferentes tipos de humor por meio da Gen-Isys, metodologia proprietária da Symrise, pioneira no segmento em validação exclusiva de fragrâncias por Neurociência. 

Com uma autêntica e vibrante saída crítica composta por óleos essenciais de bergamota, limão e mandarina desperta a faceta do humor “alegria” de viver. As notas de corpo são enriquecidas por aspectos florais do gerânio e muguet, com um toque de pimenta rosa e gengibre de Madagascar que exaltam o humor “frescor” do sentimento de Orgulho. Confortáveis notas de fundo são envelopadas com musk e um poderoso blend de madeiras nobres decodifica o sentimento do respeito, ativado pelo humor de um profundo “bem-estar”.

A fragrância comemorativa traduz o objetivo da campanha do pilar LGBTI+ do programa de Diversidade & Inclusão (D&I) da empresa, que é reverberar um impacto positivo, “de longa duração”. Por isso, o tema deste ano é o “frescor do orgulho e do bem-estar que fica!”, não só em julho, como em todos os meses e dias do ano – a essência Symrise que perdura para além da data comemorativa.

Inclusão e diversidade

Não é de hoje que a Symrise se preocupa com a valorização e cuidado dos colaboradores para que isso possa reverberar de forma positiva na sociedade. Desde 2019, a empresa conta com o Programa de D&I DiverSym. “O objetivo da ação é promover a inclusão, fortalecendo um ambiente em que todos, todas e todes possam sentir que são valorizados para se expressar de forma autêntica. O slogan do Programa é ‘Diferenças que nos inspiram’ e conta com uma governança para garantir uma capilaridade do tema de D&I dentro da organização”, evidencia Bárbara Zabori, líder e Head de D&I da Symrise no Brasil.

Apresentando uma estrutura colaborativa, o programa institucional acompanha KPIs e métricas sólidas e transformacionais baseados em 4 pilares estratégicos: Equidade de Gênero, Étnico-Racial, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência. Cada qual, contemplando um grupo de afinidade, em etapas de maturidade em diferentes estágios.

Esse é o segundo ano que a empresa realiza a Parada do Orgulho LGBTI+ internamente com os colaboradores. De acordo com o presidente Global da Divisão de Fragrâncias da Symrise, Eder Ramos, o tema deste ano reforça a importância do combate à LGBTI+fobia e vieses inconscientes. “Para garantirmos o respeito, precisamos tratar de forma séria e não precisamos de uma violência para considerar que houve uma discriminação. Toda micro-agressão ou piada pejorativa é uma expressão de LGBTI+fobia, consciente ou inconsciente”, explica Ramos.

No ano passado, o tema foi sensibilizar sobre o profundo significado de “Orgulho” e da singularidade de cada colaborador, porque acreditamos que as diferenças nos inspiram e estimulam a criatividade e inovação. Nesta edição de 2022, a empresa segue erguendo a bandeira, além do respeito, não como um valor individual, e sim como um valor coletivo. Signatária dos 10 compromissos junto ao Fórum de Empresas de Diretos LGBTI+, a Symrise está comprometida com a Erradicação da LGBTI+fobia, que inclui toda e qualquer discriminação e micro-agressão dentro e fora da companhia. “Como homem cis gay e sponsor do grupo de afinidade LGBTI+ da Symrise, nós e nossos aliados estamos orgulhosos dessa contínua jornada inclusiva e transformacional esse mês e todos os dias do ano”, conta Fernando Levy, diretor de Marketing da divisão de Consumer Fragrance Latam & Sponsor do Pilar LGBTI+ do programa DiverSym, da Symrise Brasil.

Fórum LGBTI+

Em junho de 2021, a empresa aderiu aos 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ para promoção dos Direitos Humanos de pessoas LGBTI+. A ação iniciou com apenas 16 e hoje apresenta mais de 140 empresas envolvidas. Atualmente, é a única Casa de Fragrâncias que participa da iniciativa e segue na jornada de ser uma empresa de ambiente psicologicamente acolhedor.

O convidado Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas LGBTI+, esteve presente no evento de abertura do Mês Orgulho LGBTI+ da Symrise e contou como tem trabalhado dentro das instituições que englobam o projeto. “É preciso respeitar as diferenças dentro do ambiente de trabalho, e isso deve prevalecer. Com isso, pode-se dizer que os conflitos e as indiferenças são combatidos dentro das empresas que se comprometem em se associar ao movimento”, ressalta Bulgarelli. 

Na ocasião, uma colaboradora LGBTI+ contou um pouco da sua trajetória pessoal e profissional. “Cresci em um ambiente de criação rígida. Ao me firmar como mulher lésbica, passei por situações difíceis em outras empresas que trabalhei. Hoje, minha esposa e a família dela me apoiam muito, e me sinto confortável na Symrise”, revela Laura Katsuki, colaboradora da fornecedora global de fragrâncias. 

 

SOBRE A SYMRISE: www.symrise.com

A Symrise é uma fornecedora global de fragrâncias, sabores, alimentos, nutrição e ingredientes cosméticos. Seus clientes incluem fabricantes de perfumes, cosméticos, alimentos e bebidas, farmacêuticos, produtores de suplementos nutricionais e alimentos para animais de estimação. Em 2021, vendas de aproximadamente € 3,8 bilhões de Euros fizeram da Symrise uma das principais fornecedoras globais do segmento de aromas e fragrâncias. Com sede em Holzminden, Alemanha, o Grupo é representado por mais de 100 localidades pelo mundo, com sedes na Europa, África, Oriente Médio, Ásia, Estados Unidos e América Latina. A Symrise trabalha junto de seus clientes no desenvolvimento de novas ideias e conceitos prontos para o mercado, compondo produtos que fazem parte do dia a dia. O sucesso econômico e a responsabilidade corporativa estão indissociáveis como parte desse processo. Symrise – sempre inspirando mais... 

Nenhum comentário