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65% das empreendedoras brasileiras cuidam sozinhas dos seus negócios

Mulheres são maioria nos ramos de artesanato, materiais de escritório, papelaria e acessórios

Créditos: iStock

No empreendedorismo digital brasileiro, 66% das pequenas e médias empresas são lideradas por mulheres. Os dados são do levantamento da plataforma de e-commerce Nuvemshop, líder na América Latina, com mais de 90 mil lojas online. Desta porcentagem, 65% têm a fundadora como única funcionária.

Uma consequência do acúmulo de função vivido por essas mulheres é o impacto na saúde: 33,6% das mulheres ouvidas disseram ter complicações físicas e/ou psicológicas, já a porcentagem de homens que dizem sofrer destas complicações é de menos de 20%.

A grande parte da faixa etária das empreendedoras ouvidas pela pesquisa varia entre 18 e 29 anos, que representam 35% das donas de lojas online. Os homens da mesma faixa etária com o mesmo cargo representam 31% dos empreendedores, ou seja, ambos estão começando cedo no ramo dos negócios, e as mulheres têm uma participação um pouco maior nesse movimento.

As mulheres que estão no mercado empreendedor também são mais escolarizadas que os homens. O levantamento aponta que mais de 36% das mulheres têm ensino superior completo e mais de 20% já concluíram a pós-graduação. Entre os homens, apenas 10% finalizaram a pós-graduação e mais de 27% não chegaram ao fim do ensino superior. A pesquisa não indica se as mulheres valorizam mais a educação superior ou se elas dependem mais da educação para se destacar no mercado.

É inegável a importância das facilidades da internet para a expansão do número de mulheres neste ramo, como abrir uma conta digital, opções de marketplace e a facilidade de comunicação com os compradores e clientes potenciais. Em mais de 40% dos casos, as empreendedoras já fizeram trabalhos e parcerias com influenciadores digitais, e mais de 70% têm como plano melhorar a estratégia de comunicação digital do seu e-commerce.

Nas redes sociais, as mulheres também são maioria: 76% usam o WhatsApp como canal de vendas complementar, contra 67% dos homens. Já nas plataformas de produção de conteúdo e propaganda 98% das mulheres usam o Instagram, 30% o TikTok e 24% o Pinterest. Os homens estão presentes nestas plataformas, com 90%, 18% e 9% respectivamente.

Os setores que mais contam com a presença feminina são: arte (72%), papelaria e materiais para escritório (70%), acessórios (69%), produtos eróticos (67%) e joias (63%). A principal motivação de 65% das entrevistadas para abrir uma loja online é expandir as vendas. Para 48%, a motivação principal é ter mais liberdade e autonomia.

Tanto para mulheres quanto para homens, a falta de crédito e dinheiro para investimentos são as principais dificuldades no mercado empreendedor.

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