Últimas

Alunos de Etecs são premiados pela Google no StartUp in School

Apps InVest e Comparate foram eleitos os melhores trabalhos; vencedores receberão cinco meses de mentoria da consultoria Ideias de Futuro para desenvolver seus projetos

Aplicativos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Zona Leste e Jardim Ângela, da Capital, foram os grandes vencedores do StartUp in School, programa realizado pela Ideias de Futuro, em parceria com a Google. Os projetos concorreram com outros oito finalistas.

A premiação foi realizada no Hub Green Sampa, localizado na Praça Victor Civita, Zona Oeste da Capital, em 30 de junho. Com soluções de impacto econômico e social, dez projetos de aplicativo foram apresentados por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio de escolas públicas da Capital.

O app InVest, desenvolvido pelas alunas Camila Messias, Kamille Lima, Letícia Lesnoke, Luana Kaori e Vinícius Norgang, da Etec Jardim Ângela, levou o primeiro lugar na categoria App Inventor. O aplicativo pretende ajudar estudantes de baixa renda a se preparar para o vestibular. “Jovens estudantes encontrarão no InVest conteúdos dinâmicos para se prepararem para vestibular”, explica Norgang.

Segundo o professor Fábio Quaiati, que orientou os alunos da Etec Jardim Ângela na elaboração do projeto, os estudantes da unidade se mostraram comprometidos na produção do aplicativo. “Trabalhar com os alunos da Etec Jardim Ângela é muito prazeroso, uma vez que eles sempre estão engajados e dispostos a participar de nossas propostas.”

O vencedor da categoria Tecnologia Livre foi o Comparate, desenvolvido pelas alunas Ana Beatriz Batista, Débora Regina dos Santos Silva, Gabriela Souza Correia, Isabela Souza Correia e Guilherme Lima de Paula, da Etec da Zona Leste. O app compara preços de alimentos em diversos supermercados. "O aplicativo ajudará as famílias a driblarem a alta do preço e a inflação, verificando os preços dos alimentos de diversos supermercados de acordo com a localização do cliente", explica o orientador do projeto, Carlos Alberto da Silva.

De acordo com Silva, os alunos da Etec da Zona Leste desempenharam um belo trabalho. “É um grupo muito determinado no seu objetivo."

Cada um dos estudantes vencedores ganhou um smartphone e consultorias com profissionais da Ideias de Futuro e outros especialistas, durante 5 meses, para desenvolver os projetos.

Empreendedorismo

O Google Startup in School é um programa estudantil de iniciação em Empreendedorismo Tecnológico, realizado pela Ideias de Futuro em parceria com a Google, desde 2015. É um curso modular, em formato de competição, em que os participantes criam uma startup baseada em tecnologia, com direito a certificado para todos que concluírem a trilha de aprendizados e premiação para os que forem melhor avaliados.

Foto: ADE SAMPA Divulgação

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais Jardim Ângela e Zona Leste no evento de premiação

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.

Nenhum comentário