Últimas

Intenção de compra no varejo neste terceiro trimestre do ano sobe em relação ao mesmo período em 2021

Mesmo com a alta da inflação, instituto prevê também aumento de 1,28% em relação ao segundo trimestre do ano, diminuindo o saldo negativo dos últimos 12 meses

 

São Paulo, 11 de julho de 2022 – De acordo com projeção realizada pelo IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, a intenção de compra no Varejo deve apresentar melhora neste terceiro trimestre do ano. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o aumento será de 2,44%, enquanto na comparação com o segundo trimestre de 2022, a recuperação será de 1,28%. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo negativo cai para 0,6%. 

 

Mesmo com os ajustes na inflação em junho, com alta de quatro pontos percentuais em relação ao mesmo período no ano passado, as projeções econométricas indicam movimento de retomada. Registrou-se queda acentuada apenas para categorias que haviam expandido no período pandêmico, como os itens associados às restrições impostas pelo isolamento social: livros, informática e telefonia, por exemplo”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR. “O crescimento da massa real de pagamentos explica, em boa parte, essa tendência. Outro elemento que sustenta esse cenário é o crescimento do volume total de crédito concedido às pessoas físicas desde o início da pandemia”, completa.

 

O instituto destaca também os resultados do trimestre em relação aos três meses anteriores em diferentes categorias. Livros, jornais, revistas e papelaria registraram a maior queda do período: 8,6%, enquanto tecidos, vestuários e calçados apresentam um cenário melhor: alta de 5,2%, seguido de outros artigos de uso pessoal e doméstico, a linha branca: 4,9%. Móveis e eletrodomésticos apresentam uma tímida recuperação, 1,57%.

 

Para as projeções, são utilizadas informações de fontes secundárias, séries temporais e modelos explicativos baseados na evolução da massa real de pagamentos, taxa de juros e volume de crédito. Outro conjunto de dados é formado pela opinião manifestada nas redes sociais com base em algoritmos de Inteligência Artificial e Natural Language Processing.

 

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.

Nenhum comentário