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Networking: entenda a importância de uma rede de contatos e 5 dicas de como construir uma





O networking é uma rede de contatos que todo profissional precisa ter para se comunicar com pessoas que possam colaborar com sua carreira profissional, isto é, com quem vai trocar experiências, indicações e ideias.

Ninguém consegue crescer sozinho, tanto é que muitas oportunidades surgem das interações que fazemos com outros indivíduos ao longo da vida. Isso se aplica tanto ao aspecto pessoal quanto profissional.

No universo corporativo, quanto mais contatos de qualidade uma pessoa tiver, maiores serão suas chances de sucesso. Dentro do networking ocorre uma troca de experiências, dicas e aprendizado, isso molda a carreira de qualquer pessoa.

Os contatos sempre vão acontecer, mesmo que não seja sua intenção se relacionar com eles, afinal, é impossível trabalhar totalmente sozinho e não interagir com absolutamente ninguém.

Temos que nos relacionar com colegas de trabalho, clientes, fornecedores, conhecidos de profissão, familiares, amigos da faculdade, entre outros, e é possível aproveitar o melhor de cada um e oferecer o seu lado mais simpático também.

Neste artigo, vamos explicar o que é networking, sua importância e dar algumas dicas para construir essa rede de contatos. Acompanhe.

Networking: saiba o que é

Networking nada mais é do que uma rede de contatos que o profissional cria para cultivar relações e beneficiar ambas as partes. Seria impossível para o mercado sobreviver se não houvesse uma troca de experiências diária entre as pessoas.

Essa troca acontece dentro das empresas, nas universidades e em diversos momentos do dia a dia. Dificilmente um profissional consegue crescer por conta própria, sem a ajuda ou a participação de absolutamente ninguém.

Por exemplo, para se especializar em inclusão de veículo na antt, é necessário fazer um curso, o que envolve outras pessoas, como o professor, a instituição de ensino e até os colegas que estão aprendendo a mesma coisa.

Quem deseja estar atento ao seu mercado de atuação, precisa ter contato com outros indivíduos, inclusive com os concorrentes, marcas de sucesso e o público em geral. Os relacionamentos são fundamentais para a vida pessoal e profissional.

Nesse contexto, aumentar a rede de profissionais traz novas ideias e mostra caminhos diferentes que podem ser trabalhados, colocando o profissional e a empresa nos mesmos trilhos de outros que alcançaram o sucesso.

Assim surge a importância de cultivar boas relações, algo fundamental para quem deseja conquistar resultados profissionais positivos.

Qual a relevância do networking?

Com base na definição de networking, não é difícil imaginar por que essa prática é tão importante. Se você perguntar para alguém mais velho sobre como eram as relações de trabalho de antigamente, provavelmente ele vai dizer que isso não era tão importante.

Antigamente, uma pessoa podia trabalhar a vida toda na mesma empresa, como em um fabricante de cilindro hidráulico 50 toneladas. Hoje em dia, isso não é mais tão comum, pois o foco saiu da produção e se voltou para a interação positiva entre as pessoas.

Os tempos mudaram e o mercado de trabalho está mais moderno, dinâmico e competitivo e muitas áreas surgiram para explorar, a exemplo do comércio digital, recursos tecnológicos e empregos flexíveis.

Por conta disso, as relações interpessoais passaram a ser mais valorizadas, além de ser um recurso fundamental para quem deseja crescer como profissional ou fazer o negócio se expandir.

Uma pessoa que trabalha em uma loja de departamentos, por exemplo, precisa estar em sintonia com todos os setores, independentemente de sua posição, que pode ser:

  • Vendedor;

  • Gerente;

  • Sócio;

  • Distribuidor.

Se houver uma boa comunicação entre os funcionários, eles poderão conhecer todos os departamentos e com isso sincronizar as atividades do dia a dia. Além disso, é necessário ter uma rede de fornecedores e consultores.

Tudo passa a melhorar dentro da companhia, desde o modo como uma colmeia organizadora para loja é utilizada, até o atendimento ao cliente.

É necessário fomentar uma comunicação alinhada entre todos e isso traz resultados positivos no cotidiano, tornando o negócio e seus profissionais cada vez melhores.

Dicas para criar um bom networking

Existem diversas maneiras de construir uma relação sólida com pessoas da sua área, isso pode ser aplicado a qualquer setor ou profissão. Dentre as dicas para construir um networking valioso estão:

  1. Ter uma boa relação de trabalho com as pessoas

Independentemente do tempo que você vai permanecer em uma empresa, é fundamental cultivar a imagem positiva perante todos. Tenha uma boa relação com os supervisores e outros colaboradores para se destacar no mercado.

Saber que será desligado da empresa não é bom para ninguém, mas o momento da demissão pode ser menos traumático se você tiver uma boa relação com a companhia.

Fica muito mais fácil conquistar uma vaga em um fabricante de perfume masculino amadeirado importado, ou em qualquer outra empresa que você quiser. Isso acontece porque o profissional terá uma rede de contatos sólida para buscar oportunidades.

Sem falar no fato de que as organizações priorizam os profissionais que demonstram comprometimento com as tarefas que realizam no dia a dia.

Se quiser mudar de empresa ou até mesmo tiver que lidar com uma demissão involuntária, ao manter uma boa relação com todos, naturalmente surgem recomendações e as chances de conquistar uma nova oportunidade são maiores.

Além disso, é muito mais fácil divulgar suas habilidades se você tiver um bom networking, pois ele promove a troca de experiências e te ajuda a conquistar um lugar de destaque.

O que o profissional precisa fazer é saber trabalhar a cada ocasião, tendo a capacidade de se comunicar com diferentes grupos de funcionários.

  1. Interagir nas redes sociais

As redes sociais se tornaram algo muito importante para as empresas, pois quando são utilizadas do jeito certo, como conseguem enriquecer a sua posição no mercado.

Diversas empresas estão presentes no LinkedIn, como no caso de um fabricante de kit temperos brinde, elas estão de olho nos perfis dos usuários. Assim sendo, essa plataforma é uma oportunidade de construir uma boa imagem profissional.

O home office é uma modalidade de trabalho que cresce constantemente, o que torna ainda mais importante saber se comunicar profissionalmente nas redes sociais.

Crie um perfil e adicione pessoas que possam agregar álbum ao seu desenvolvimento e solicite amizades a gestores de RH e até mesmo sócios de empresas que você gostaria de trabalhar.

Aprender com quem já está no ramo é uma forma de evoluir a sua carreira, pois a troca de experiências mostra que você tem conteúdo e conhecimento para oferecer.

  1. Fazer convites

Convide os colegas de trabalho e de profissão para participarem de eventos, debates e cursos relacionados à sua área. Quanto mais inserido um profissional estiver em seu universo, mais capacidade de comunicação e argumentação terá.

Além de você, toda a cadeia produtiva do mercado de trabalho sai ganhando com isso, pois é uma forma de promover a troca de ideias e experiências que vai enriquecer a carreira de todos.

Se você trabalha em um fabricante de anel oring de borracha, pense antes de recusar um happy hour com os seus colegas de trabalho, pois este é o momento perfeito para estreitar as relações e aprender com eles.

Lembre-se de que nada deve ser forçado ou pensando apenas em benefício próprio, pois um bom networking é genuíno e integra todos os envolvidos.

  1. Aceitar convites

Se uma professora infantil receber um convite de um colega para participar de uma palestra sobre berçário particular e os cuidados necessários, deve aceitar, pois além de melhorar suas habilidades, ainda consegue conhecer amigos de profissão.

Da mesma forma, procure aceitar mais convites de seus colegas de trabalho, pois diversos momentos, inclusive os mais descontraídos, são excelentes oportunidades para desenvolver uma boa rede de contatos profissionais.

Participe de congressos, palestras e outros eventos relacionados à sua área de atuação, pois essa participação ativa torna o profissional mais flexível e enriquece suas capacidades de propor soluções e compartilhar conhecimentos.

  1.  Estar à disposição

Procurar maneiras de se especializar, por exemplo, por meio de um curso para dirigir ambulância, é muito importante para a sua carreira, mas você também precisa estar à disposição para ajudar seus colegas de profissão.

Ofereça apoio e orientação para funcionários que acabaram de chegar na empresa ou até mesmo uma ajuda para seu superior, caso ele esteja precisando.

Faça indicações de vagas para um colega da faculdade que está desempregado, caso você saiba de alguma oportunidade. Tudo isso vai melhorar sua imagem profissional e trazer pessoas para perto de você.

Considerações finais

As relações humanas não se restringem à vida pessoal, pois se estendem para a esfera profissional e uma prova disso é o networking.

Procure cultivar relacionamentos positivos e promova a troca de benefícios entre você e as pessoas que fazem parte da sua rede.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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