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O que é OKR, quando utilizar e qual o impacto da metodologia na empresa?


Para que empresas alcancem o sucesso desejado, se consolidando no mercado e sendo relevante para seu público-alvo, é preciso traçar e adotar diversas estratégias, focadas nas diferentes frentes que são importantes para qualquer empresa, como marketing, estratégias de crescimento e expansão e organizacional.

Entre essas estratégias, existe uma metodologia conhecida por OKR (Objectives and Key Results) em português, Objetivos e Resultados-Chave, capaz de traçar um planejamento estratégico e eficiente que envolva toda a organização com o objetivo de dar foco em ações que vão levar a organização na direção desejada. O OKR é muito utilizado em empresas de tecnologia, do Vale do Silício, já que ele é responsável por determinar quais são os planejamentos estratégicos do ano para que a empresa alcance sua meta.

É a partir dessa metodologia que empresas definem sua missão e visão e todos os objetivos e indicadores que elas precisam adotar para chegar aonde desejam. O planejamento é feito para focar em poucos objetivos para ajudar a empresa a trilhar um caminho claro do que quer alcançar”, explica Eduardo Santinoni, especialista em implantação OKR e desenvolvimento, aprimoramento e formatação de franquias.

O OKR é recomendado para organizações de qualquer porte que pretendam gerir seu negócio de maneira profissional e baseado em indicadores, com foco em objetivos e para que a equipe seja envolvida diretamente no planejamento e execução. O ideal é que o planejamento seja traçado por uma consultoria especializada, que facilitará com que o projeto saia do papel e tenha o impacto necessário.

É muito comum que empresas esbocem toda a estratégia e não coloquem em prática. A consultoria, além de determinar indicadores que façam sentido com o momento do negócio, também é responsável por impulsionar a equipe para que as atividades sejam desenvolvidas de maneira que a empresa caminhe em direção ao seu sonho”, completa Eduardo.

Assim, a consultoria desenvolve o papel de garantir que o planejamento seja implantado e monitorar os indicadores, constatando que o caminho está correto para que a empresa cresça e conquiste o mercado que deseja. 

 

Sobre Eduardo Santinoni

Sócio fundador da Y Consultoria, que há 10 anos, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de empresas e pessoas envolvidas no ecossistema de Franquias e Redes.

Administrador e contador, atuou por cinco anos na PwC (PriceWaterhouCoopers). São mais de 15 anos de experiência desenvolvendo e aprimorando empresas Franqueadoras e Franqueadas, bem como pessoas envolvidas no ecossistema. Também foi franqueado de cinco redes e já atuou como franqueador de duas.

É credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo.

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