Últimas

Profissionais da tecnologia mergulham na Creator Economy para compartilhar experiências e equilibrar skills na área

As aulas são ministradas por criadores de conteúdo renomados no mercado para preparar novos especialistas no momento em que recrutadores sentem dificuldades de encontrar pessoas com experiência

O setor de tecnologia sofre com um gap de profissionais que cresce a cada ano e uma das soluções para resolver essa lacuna, surge da própria comunidade. Profissionais experientes têm criado seus próprios cursos online ensinando na prática sobre ferramentas e melhores práticas em temas que passam pela programação, design, marketing e  pelas mais diversas atividades ligadas à área para ajudar a aperfeiçoar as técnicas daqueles que atuam ou desejam trabalhar no segmento.

As aulas são ministradas por criadores de conteúdo renomados no mercado e acontecem no momento em que recrutadores sentem dificuldades para encontrar pessoas com experiência. No Brasil, anualmente se formam cerca de 45 mil especialistas em tecnologia, entretanto, o setor demanda mais de 70 mil vagas no mesmo período, conforme a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Segundo Alexandre Alvares, CEO da Livus - plataforma que ajuda criadores de conteúdo experts a monetizar seus conhecimentos, o cenário tem feito tanto empresas ajustarem suas políticas de contratação e desenvolvimento de profissionais, quanto aberto espaço para mais pessoas ensinarem e aprenderem novas habilidades para expandirem suas carreiras. 

“A tecnologia evolui rápido e novas profissões surgem a cada momento. Nesse processo de adaptação, os criadores e as criadoras de conteúdo compartilham vivências na carreira para fortalecer e transformar suas comunidades, além de criar uma rede de pessoas desenvolvidas nesse ecossistema. São instrutores capacitados e essenciais para equilibrar o know-how exigido”, afirma. 

Suporte 

O suporte de profissionais consolidados no mercado tem sido um diferencial para a construção do futuro da comunidade creator economy. Nessa cadeia de transmissão de conhecimento, o designer de produtos, Guilherme Gonzalez tem auxiliado novos especialistas para impulsionar suas habilidades na rotina da profissão.

Para o experiente em tech, “durante a vivência em grandes corporações, existe o momento onde a pessoa precisa escolher se quer continuar como um profissional especialista ou se tornar um gestor referência da comunidade”, avalia. 

“Quando a gente olha para essa estrutura de economia gerada através das comunidades dentro dos criadores de conteúdo, qualquer plataforma que se proponha a apoiar este criador de conteúdo com estratégia e direcionar esse caminho, isso vai permitir que essa comunidade não só cresça e expanda, como também fuja de um lugar comum e não seja uma réplica de uma comunidade já existente”, completa. 

Geração de renda

Os também chamados de creators conseguem impulsionar o alcance das aulas e acompanhar cada etapa de projetos em alta performance com a ajuda de plataformas que oferecem suporte para o engajamento de conteúdos. A atividade amplia as habilidades requisitadas ao mesmo tempo que estimula a contratação de empregos que precisam ser preenchidos. 

De acordo com Manoela Cezar, co-fundadora do Espaço CC que combina tecnologia com design e arte em diferentes frentes, desde cursos, publicações, exposições, precisou fechar o espaço físico durante a pandemia do coronavírus. O que parecia ser um pesadelo, se transformou em oportunidade com a mudança para as aulas no formato on-line. 

“Foi bem difícil no começo, mas também uma grande chance de mergulhar nos cursos que já fazíamos e agora são o nosso carro chefe. Começamos a desenvolver aulas com foco no virtual e aprofundamos pesquisas com professores. Esse movimento de fechar o espaço físico e se aventurar na internet, deu certo! As pessoas mudaram seu estilo de vida com a pandemia e incentivou a vontade de aprender coisas novas ou aprimorar conhecimentos, principalmente, em atividades atreladas à tecnologia”, diz. 

A estratégia de levar o negócio para o ambiente digital obteve a aderência de quase um mil inscrições em diversas cidades, estados e até fora do Brasil, no auge do isolamento social ocorrido em 2021. A formação em design integra a lista de funções carentes de skills no mercado e que agora têm avançado seus conhecimentos por meio da Creator Economy. 

“Migrar para o universo da creator possibilitou democratizar o acesso. Hoje em dia, temos contato com importantes experts e professores internacionais que possuem clientes de peso. Por meio dos nossos cursos, essa comunidade se reconecta com os alunos brasileiros. Isso traz esperança para o mercado de trabalho”, conclui a também co-fundadora, Bárbara Mastrobuono. 

Sobre a Livus

A Livus é uma creator economy que oferece plataforma para a criação e venda de cursos, mentorias e workshops online e acredita no mundo onde as pessoas possam viver fazendo o que amam. A marca foi criada por quatro ex-executivos e sócios do Banco Neon, Alexandre Alvares, Luciano Sugiura, Guilherme Lorensini e Guilherme Rovai com o propósito de ajudar os criadores e criadoras que estão no início da jornada de monetização a avançar com seus talentos para venderem cursos, workshops e mentorias online, ao vivo e em turma.

Nenhum comentário