Advogados somam mais de 1,6 milhão de seguidores no Kwai com vídeos de análise de leis e casos
Os especialistas compartilham dicas acessíveis
sobre direitos do consumidor em app de vídeos curtos
São Paulo, agosto de 2022 - Segundo dados divulgados pelo Instituto
de Defesa do Consumidor (Idec) em março de 2021, a maioria dos brasileiros já
se sentiu desrespeitada como consumidor. Entre os principais motivos está a
falta de informação e conhecimento sobre seus direitos. Dos 1.140 entrevistados
de 436 cidades, 67% afirmaram que já tiveram seus direitos desacatados.
Com o objetivo de conscientizar os
brasileiros acerca de seus direitos como consumidores, evitar abusos por parte
dos fornecedores e proporcionar equilíbrio nas atividades de consumo, advogados
especialistas na área têm compartilhado dicas acessíveis em seus perfis no
Kwai, aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos. É o caso da
criadora digital, advogada e diretora do Procon, especialista em direito do consumidor
Juliana Cortes, que conta hoje com mais de 410 mil seguidores no app.
Ao priorizar conteúdos em formato
audiovisual e com uma linguagem mais informal, os perfis têm atraído um número
crescente de fãs no Kwai. Juntos, eles batem a marca de 1,6 milhão de
seguidores no app. Saiba quem são:
Juliana
Cortes - @CanaldoConsumidor
Diretora do Procon de São Carlos, no interior de São Paulo, e pós-graduada em
direito do consumidor, Juliana começou a trabalhar na área em 2016 e, em julho
de 2020, quando viu aumentar o interesse dos brasileiros sobre seus direitos de
consumidores durante a pandemia, decidiu criar seu canal no Kwai para
auxiliá-los com informações que considera essenciais.
Entre os temas mais buscados por seus
seguidores no app estão assuntos como negociação de dívidas, informações sobre
impostos e também sobre a nova Lei do Superendividamento, que aumenta a
proteção de consumidores com muitas dívidas e cria mecanismos para conter
assédio por parte das instituições financeiras.
“Muitos brasileiros não conhecem e não
têm acesso a informações sobre os seus direitos de consumidor de forma simples
e fácil. Por isso, tive a ideia de criar um conteúdo em vídeo com uma linguagem
mais próxima do público leigo”, conta Juliana. “Hoje, o Kwai é a rede social
que mais entrega o meu conteúdo e para um público maior, por isso acredito
nesse canal'', explica.
Cleiton
Silva - @AdvogadoCleiton
Além de advogado, Cleiton Silva se considera um bom comunicador, por isso gosta
de criar um conteúdo acessível para informar as pessoas sobre seus direitos.
“Os consumidores podem ter dificuldade na compreensão das leis, porém há outro
fator prejudicial: a quantidade de informações equivocadas. Meu objetivo com os
vídeos é desmistificar mitos que podem ser encontrados na internet”, diz.
Para Silva, a pandemia aumentou tanto a
curiosidade e as buscas sobre os direitos do consumidor quanto o uso das
plataformas de vídeos curtos. Foi nesse período que o advogado decidiu, então,
criar seu perfil no Kwai e logo viu o interesse dos usuários pelo conteúdo
crescer de forma significativa. Atualmente, o profissional conta com mais de
114 mil seguidores.
Antônio
Galvão - @AdvogadoAntonio
Antônio Galvão advoga há cinco anos e aborda, em seu perfil no Kwai, assuntos
como compras online e físicas, contrato financeiro, dívidas e renegociação,
incluindo a questão do superendividamento e o financiamento de veículos.
Galvão dedica os fins de semana para
gravar seus vídeos e publicá-los no Kwai, no qual tem 711 mil seguidores.
“Criei meu perfil no app neste ano e hoje é o canal em que consigo ter maior
interação com o público”, comenta. Segundo o advogado, os vídeos que geram mais
interesse na plataforma são aqueles que contribuem para eliminar as dúvidas
enviadas pelos seguidores.
Kessya
Jackelynne - @afadinhadoconsumidor
Kessya é uma advogada que prefere falar sobre o direito do consumidor de forma
leve. Com um tom divertido e apoiada em vídeos dinâmicos, a “Fadinha do
Consumidor”, como se denomina em suas redes sociais, tem conquistado cada vez
mais popularidade no Kwai, no qual já alcança 419 mil seguidores.
“O direito não é ensinado na escola.
Trata-se de um conhecimento que acaba ficando restrito aos advogados e
profissionais da área. A educação básica deveria ter o direito constitucional
nas disciplinas, uma vez que as pessoas não conhecem os seus próprios direitos
porque simplesmente não são ensinadas”, opina Kessya.
A advogada acredita que a chave para
conseguir se comunicar com o público está na linguagem descomplicada que
utiliza em seus vídeos para explicar diferentes questões sobre os direitos do
consumidor, em especial a respeito de práticas abusivas, como: venda casada,
exigência de consumação mínima, negativação indevida e demais práticas desse
tipo que os consumidores vivenciam no seu cotidiano e na maioria
das vezes não sabem como resguardar os seus direitos violados.
“O assunto, em si, já é desconhecido e pouco
acessível para a maioria das pessoas, portanto utilizar termos complicados não
vai ajudar na compreensão dos que me acompanham e gostam da forma descomplicada
e interativa com que consigo transmitir os temas abordados. Por isso, gosto de
usar uma linguagem mais próxima dos meus seguidores, sem juridiquês, criando
conexões com os que me acompanham, explicando situações de forma simples e
bem-humorada, o que termina gerando interesse nas pessoas em aprender mais
sobre seus direitos”, afirma.
Sobre o Kwai
Um dos
aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que o público
crie seu próprio conteúdo e compartilhe vídeos online de forma fácil, inclusiva
e acessível, em um universo interativo que possibilita a conexão de pessoas.
Com a missão de tornar a vida das pessoas mais felizes, o Kwai acredita que
todos os pequenos momentos da vida merecem ser compartilhados. O app está
disponível nos sistemas iOS e Android, na App
Store e no Google
Play. Saiba
mais em: kwai.com.
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