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Alguns presentes de Dias dos Pais deste ano poderão ficar mais em conta

Pesquisa da Precifica feita no e-commerce mostra que o valor médio das vestimentas caiu 11,7% em relação a igual período de 2021; perfumes tiveram o preço reduzido em 3%; já os calçados apresentaram elevação de 8,1% 

 

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, entre elas o monitoramento de preços e precificação dinâmica no e-commerce, mostra que roupas e perfumes poderão ser boas opções de presentes para 14 de agosto, data em que se comemora o Dia dos Pais. Isso porque o preço médio das vestimentas apresentou recuo de 11,7% neste ano em comparação com a mesma época de 2021. No caso dos perfumes, houve queda de 3%. A consequência é que, caso os consumidores repitam o comportamento de 2021, o tíquete médio que era de R$ 349,95 passe a ser, este ano, de R$ 309,00 (roupas) e, no caso de perfumaria, caia de R$ 369,75 para R$ 358,51. 

Isso não se pode dizer de calçados, cujo tíquete médio saltou de R$ 284,88 para R$ 307,85, ou seja, aumentou 8,1% na comparação com as semanas de 2021 que antecederam a data. Na média geral, considerando os três itens pesquisados, houve alta de 4,0%, com tíquete médio subindo de R$ 310,43 para R$ 322,78. A pesquisa feita pela Precifica teve como base 13 sites de roupas com avaliação de 633 produtos únicos e 17.444 amostras, 14 de perfumes (2.031 produtos e 67.645 amostras) e 25 de calçados (6.747 produtos e 181.190 amostras).  

Uma possível razão para o preço médio dos calçados ter subido é a própria dinâmica da economia internacional. A desvalorização do real perante o dólar aumentou a exportação, fazendo com que a receita com as vendas para o exterior subisse 67,5% no primeiro semestre.  A consequência tende ser semelhante ao que acontece com a carne bovina: preço competitivo internacionalmente faz a oferta do produto ser reduzida no mercado doméstico, afetando os preços. 

“No caso das roupas e dos perfumes, mercadorias de menor peso na pauta de exportações, a situação se inverte. Existe oferta suficiente para a demanda atual, que ainda está baixa, pois a economia continua em processo de recuperação. Por esta razão, a concorrência justifica a redução nos preços desses produtos como forma de atrair mais consumidores e melhorar o faturamento”, analisa Ricardo Ramos, CEO da Precifica

O executivo reforça a necessidade de o e-commerce investir em soluções de precificação para se tornar competitivo, principalmente em datas especiais como é o Dia dos Pais. “Manualmente, é praticamente impossível concorrer. Como saber os preços praticados pelas outras lojas? Qual percentual de desconto oferecer sem risco de perder margem? Como analisar todas as variáveis a tempo de não perder a data? Como evitar estoques encalhados? Há uma resposta para todos os questionamentos: automação. A implantação de soluções baseadas em inteligência artificial, machine learning e business intelligence é a melhor forma de não ficar para trás. ” 

 

Sobre a Precifica  

Criada em 2013, a Precifica é uma das maiores empresas brasileiras especializadas em soluções de pricing. Por meio de seus serviços, traduz o comportamento do mercado em informações precisas, auxiliando varejistas, OTAs e indústrias a tomarem as melhores decisões de acordo com a concorrência, o consumidor e a demanda, definindo assertivamente suas estratégias de pricing. A empresa monitora mais de 1 bilhão de data points/mês, em mais de 1.200 sites, e conta com mais de 1.500 usuários em seis países da América Latina. Para mais informações, acesse: www.precifica.com.br  

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