Últimas

Bolepix: a união do mundo analógico e digital

Um dos produtos oferecidos pela QI Tech, o bolepix chega ao mercado para facilitar o processo tradicionalmente analógico do boleto

São Paulo, julho de 2022 - O boleto é um dos meios de pagamento e cobrança mais difundidos no território nacional. No entanto, ele só é processado em dias úteis e, normalmente, confirmado com um atraso de 2 a 3 dias úteis. “Cada etapa de um boleto, como emissão, registro, edição, cancelamento e pagamento, demanda uma segunda etapa de confirmação, uma vez que todas as etapas são processadas na Câmara Interbancária de Pagamentos, responsável pela centralização das informações bancárias”, explica Marcelo Buosi, Economista e fundador da fintech QI Tech, empresa de tecnologia com licença bancária e primeira Sociedade de Crédito Direto aprovada pelo Banco Central do Brasil. O pix possui um outro ambiente de micro serviços, porém demanda bem menos tempo para todos os processos necessários.

 

“Quando é feita a solicitação de registro de um boleto junto à chave Pix, ocorrem diversas verificações e validações. Verifica-se se aquela chave Pix existe, se está ativa, se indica para a mesma conta de recebimento desse boleto e se aquela conta está apta a receber esse tipo de pagamento”, ressalta Marcelo. Depois dessa etapa, ocorre o processo de criação do QR Code, no qual os dados recebidos na consulta da chave são traduzidos e combinados com os dados do boleto, como data de vencimento, prazos para descontos e quais descontos, multas, taxas adicionais, entre outros detalhes. Em seguida, as informações são enviadas para a API responsável pelo gerenciamento do QR Code.

 

Quando recebe o registro, a API inicia as validações necessárias dentro de seu escopo. Ao final desse processo, é feita uma requisição autenticada ao Banco Central para emissão de um QR Code do tipo dinâmico. Essa solução foi escolhida pela QI Tech porque armazena todas as  informações similares ao boleto. Com o QR Code salvo e registrado no ambiente Pix, as informações necessárias são devolvidas para o ambiente dos boletos para compor o documento final.

 

“O tempo necessário para ler alguns parágrafos é o mesmo para gerar diversos boletos com QR Code, isso porque cada requisição leva apenas poucos segundos para ser processada”, conclui Marcelo. O “bolepix” fez a união dos mundos analógico e digital. A novidade está na possibilidade de desfrutar do benefício dos dois mundos: a segurança jurídica de um boleto e a rapidez de um pagamento Pix. 

 

Sobre a QI Tech:

A QI Tech é a primeira Sociedade de Crédito Direto aprovada pelo Banco Central do Brasil. Somos uma empresa de tecnologia com licença bancária, o que nos permite operar como instituição financeira e capacitar nossos parceiros para que ofereçam serviços bancários 100% digitais. Combinamos uma plataforma inteligente e todas as conformidades regulatórias para que nossos clientes possam oferecer serviços de pagamento e crédito com segurança e da maneira que melhor se encaixe com o seu modelo de negócio.   

Nenhum comentário