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Como aplicar Call to Action em suas ações de marketing digital



É extremamente importante que uma empresa inclua o Call to Action, que em tradução para o português significa chamado para a ação, em sua estratégia de vendas, garantindo que o lead realize a ação desejada.

O Call to Action foi projetado exatamente para passar aos usuários uma certa urgência em relação ao que está sendo oferecido.

Não contar com um é um erro que pode acabar levando o negócio a perder clientes em potencial e, consequentemente, as vendas que poderiam realizar.

Por isso, é essencial que até um negócio especializado em construção de lares para idosos use essa estratégia em sua abordagem.

E, para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre Call to Action, o artigo a seguir dará algumas de como usá-lo, explicará sua importância para um negócio e como criar um CTA efetivo.

O Call to Action oferece uma série de possibilidades e saber aproveitar cada uma delas é essencial para garantir bons resultados nas estratégias, por isso, veja algumas dicas úteis para usá-lo:

1. Crie textos distintos e teste cada um deles

A única forma de saber quem é o público-alvo do negócio que fornece cursos de trabalho em altura é fazendo vários testes diferentes e testando cada um.

Além de ajudar nisso, a elaboração de textos ajuda a criar formas de melhorar o atendimento tanto dos clientes atuais quanto dos que estão em prospecção.

Textos que contém informações claras rendem melhores resultados, até porque parágrafos mais curtos e mais diretos são muito mais fáceis de entender.

Porém, o melhor a se fazer é criar vários textos e testar cada um deles para saber qual é o melhor e mais eficiente para o seu tipo de estratégia.

2. Não use letras minúsculas

O botão da estratégia de Call to Action, esteja ele no site, no blog ou no e-commerce do negócio, deve conter letras maiúsculas que sejam capazes de atrair a atenção do usuário.

É óbvio que o espaço todo do comércio online que vende cortina rolo para varanda gourmet requer a atenção dos visitantes.

No entanto, o Call to Action ajuda o usuário a tomar uma decisão de comprar ou de ir até uma página que o leve a fazer uma compra.

3. Não use a mesma cor para o botão e fundo da página

As cores do botão devem sempre estar em contraste comparadas com o plano de fundo que a página tem, para que ele seja o que mais se destaca no site.

Isso fará com que os visitantes sejam atraídos e percebam aquele botão diferente no momento em que ele for adicionado ao site.

Mas, mesmo assim, as cores escolhidas para a estratégia de Call to Action não devem fugir do design original que a página propõe, pois isso pode causar a desarmonia entre o botão e a estrutura do site.

Vale ressaltar também que as letras devem ser deixadas em negrito, porque esse componente chama mais atenção de um usuário do que qualquer outra coisa.

4. Coloque o botão em uma boa posição

A posição do botão define o sucesso da estratégia, isso determinará o nível de conversão, pois locais estratégicos levam as pessoas a realizarem as ações que o site deseja.

Para isso, é necessário pensar nos campos de visualização que o usuário tem assim que entra na página e adicionar o botão em algum deles.

5. Use verbos no imperativo

O principal foco de uma empresa de serviços de elétrica automotiva que cria uma estratégia de Call to Action é estimular os usuários a comprar o que ela está oferecendo.

Por isso, os verbos de comando ajudam na realização dessas ações, os verbos no imperativo ajudam a estabelecer uma ordem. Alguns exemplos, são:

  • Acompanhe;

  • Descubra;

  • Compartilhe;

  • Conheça;

  • Veja.

O usuário não deve se sentir coagido a realizar a ação, por isso, as palavras devem ser usadas em contextos amigáveis que encorajem os consumidores a realizá-la.

A importância dessa técnica para o negócio

O uso do Call to Action é importante para um negócio por ajudar a potencializar as vendas nos websites e por promover uma interação maior da empresa com os usuários.

Essa estratégia ajuda também a guiar os consumidores durante a jornada pelo site, com instruções claras sobre o que fazer em cada momento.

Ela é útil, inclusive, para fazer com que esse usuário permaneça mais tempo no website, podendo, assim, se convencer mais de realizar a compra da mesa plataforma 6 lugares que estava procurando.

Tudo isso é essencial e aumenta as chances dos visitantes interagirem com a marca e virarem clientes satisfeitos com a empresa.

Um bom Call to Action chama a atenção dos usuários, instigando o interesse deles e os levando a fazer o que a estratégia precisa que façam.

Como criar um Call to Action?

Criar um Call to Action envolve uma série de técnicas sobre neurociência e sobre o conhecimento da empresa em relação a sua persona.

Portanto, é preciso conhecer a persona do negócio, desde suas maiores dores e medos até os seus maiores sonhos e desejos.

Também é necessário conhecer bem os produtos e serviços que a empresa fabricante de máquinas de corte de tecido oferece.

Isso ajuda a definir com clareza qual a mensagem ideal a se passar para o lead. Existem alguns pontos que ajudam na criação de um Call to Action eficiente, são exemplos:

1. Seja claro

Ser claro é essencial na hora de criar um call to action, por isso, escolha frases mais objetivas e diretas que mostrem exatamente o que deseja dizer.

Mesmo que pareça que uma explicação mais complexa é melhor para entender os mínimos detalhes, às vezes, o raciocínio se perde e o lead perde o interesse no que estava lendo.

Visto isso, frases objetivas são melhores para demonstrar aos usuários quais os próximos passos que eles devem seguir.

2. Crie próximas etapas fáceis de realizar

A não ser que o lead esteja muito engajado na ação ou que seja um fã da marca, será improvável que ele siga realizado a ação pedida se ela for difícil de ser executada.

Quando o lead vai para um passo difícil de executar e que leve a muitas páginas, ele acaba desistindo do processo por perder interesse.

3. Use a primeira pessoa

Um bom Call to Action é usado de maneira natural e deve soar como uma indicação de um amigo falando para outro sobre uma autoescola especializada em habilitação para PCD.

Por esse motivo, um contato mais pessoal pode fazer com que as pessoas se interessem e não fechem a página nos primeiros segundos.

4. Crie senso de urgência

O que chama a atenção do lead em um Call to Action é o senso de urgência, fazendo com que ele fique intrigado e resolva continuar nos próximos passos.

O senso de urgência faz com que o lead pense que se não seguir os passos adiante, perderá uma incrível e vantajosa oportunidade, que é única.

5. Defina o contexto

O Call to Action nunca deve aparecer assim do nada, deve ter sempre um contexto que faça sentido para que ele seja apresentado ao lead e chame sua atenção.

Defina o momento ideal para inseri-lo, garantindo que não fique desconexo com o que o site está apresentando no momento.

Uma boa dica é não usar vários Call to Action de uma vez, pois o usuário pode ficar irritado e achá-los inoportunos resolvendo, assim, desistir da ação.

6. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são uma arma extremamente importante na hora de criar as estratégias de Call to Action para a empresa prestadora de serviços como reparo de telhas.

Eles ajudam muito a conduzir uma negociação com o lead, que pode em breve ser o mais novo cliente do negócio.

Os gatilhos mentais estimulam o cérebro e levam as pessoas a realizarem a ação que o negócio deseja, seja fornecer dados para se tornar um lead ou fechar uma compra.

Considerações finais

Através do conteúdo abordado neste artigo foi possível entender mais sobre a importância que usar estratégias de Call to Actions possui para um negócio, independente do seu segmento.

Além disso, foi possível conhecer algumas dicas sobre como criar um bom Call to Action e sobre como usá-los da maneira mais adequada, garantindo o sucesso da estratégia.

Um Call to Action bem elaborado pode levar qualquer negócio a ter sucesso em suas campanhas, sejam elas para o aumento da venda de um item, anúncio de novo produto, ou para a conversão de usuários em leads.

O que importa mesmo é seguir as melhores dicas e elaborar a estratégia que mais combine com a interface do seu site e do seu negócio como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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