Consultoria em reputação: o que é e quando a empresa precisa?
A reputação de uma empresa e de suas marcas está no topo das preocupações de todo empresário. Não se trata, apenas, de como os produtos são vistos por seus consumidores. O conceito de reputação vai adiante e envolve todos os públicos com que a empresa se relaciona.
A reputação é
construída no dia a dia de inúmeras maneiras, e com impactos diferentes na
empresa. Além da recomendação espontânea, o tão falado “boca a boca” feito por
consumidores satisfeitos em seu círculo de convívio ou por avaliações na
internet, leva colaboradores a contribuir de forma significativa, tendo orgulho
de trabalhar para a marca, por exemplo.
Até onde vai a
importância de boa reputação? Além da preferência de consumidores, empresas com
boa reputação têm melhores chances de negociar com fornecedores e até com
bancos, por exemplo. “Outro
ponto muito positivo é o chamado “benefício da dúvida”. Não é incomum empresas
enfrentarem um problema em relação à qualidade de um de seus produtos ou até
mesmo em relação à sua idoneidade. Uma marca bem-conceituada tem mais
facilidade de administrar essa crise”, explica José Carlos Stabel,
Construir uma reputação
é tarefa de longo prazo. A consultoria externa, até por ser isenta, pode em
primeiro lugar avaliar a reputação de uma empesa no início de sua atividade e
localizar pontos que talvez mereçam atenção especial, propondo medidas
corretivas. “Numa primeira
fase do serviço de uma consultoria não é incomum serem localizadas ameaças a
serem corrigidas e mesmo oportunidades que não estão sendo aproveitadas” completa
Victor Olszenski.
Sobre Victor Olszenski
Mestre em Ciências da
Comunicação, graduado em Publicidade e Propaganda, é Executivo de Marketing,
Comunicação e Relações Institucionais com 30 anos de experiência acumulada em
empresas como Telefônica/ VIVO; Pial-Legrand; Deca e Toyota além da Agência de
Propaganda Z+G Grey. Desenvolve estudos nas áreas de Marketing
Estratégico; Marcas e Comunicação Corporativa; Relações Governamentais e
Institucionais; é palestrante e professor em vários Programas de MBA em
Marketing, Branding e Comunicação, entre eles, Franklin Covey Education, ESPM,
Anhembi-Morumbi, FMU, Faculdades Rio Branco, UNIP e UNITAU. É coautor do Livro:
Um Profissional para 2020 – Editora B4.
Sobre José Carlos
Stabel
Jornalista e Publicitário. Foi sócio da Lage, Stabel & Guerreiro BBDO. Foi ainda Vice-Presidente da Norton Publicidade, Sócio-Fundador da Grey Direct no Brasil, Sócio-Diretor da B-to-B Marketing Communication. Desenvolveu trabalhos, entre outros, para Bayer; Cia. Müller de Bebidas (51 Pirassununga); Sadia; Unibanco; São Paulo Alpargatas; Du Pont; Mercedes-Benz; Gilette; Citibank; Unilever; Procter & Gamble, Central Surf, Rede Eldorado de Hotéis, Hospital 9 de Julho.
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