Últimas

Eles se formou em medicina pela USP, trocou a profissão pelo empreendedorismo e dá dicas para quem quer fazer o mesmo

Confiança, determinação e resiliência estão entre as características indispensáveis para quem deseja ter sucesso no empreendedorismo

Yoshitaka Terasawa, sócio-fundador da Take
Crédito: Divulgação

O empreendedorismo está no DNA dos brasileiros. Um estudo realizado  pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) identificou que o Brasil passou da 13ª posição para a 7ª no ranking mundial de empreendedores, totalizando 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos à frente de um empreendimento no país em 2021. No entanto, o grande número de adeptos a essa modalidade de trabalho não é sinônimo de facilidade. Na verdade, quem deseja empreender, deve ter as habilidades necessárias para lidar com os altos e baixos desse caminho. 

Yoshitaka Terasawa está entre os que entendem que empreender não é uma tarefa fácil. “Apesar da autonomia, é um trajeto de liberdade que vem acompanhado de muita responsabilidade. No entanto, é totalmente satisfatório quando atingimos as nossas metas”, diz o CFO e sócio-fundador da Take, primeira startup a atuar com identificação por inteligência artificial (IA) na operação de smart vending. 

Do ponto de vista do empreendedor, que é formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e chegou a cumprir com o exercício clínico por dez anos, é completamente possível desenvolver um perfil empreendedor. “Acredito que as pessoas que ainda não realizaram um objetivo maior do que esperavam, estão restringidas, como um peixe em um aquário. Quando esse peixe for apresentado a um mar de oportunidades, tenho certeza que terá a vontade de nadar livremente”, explica Terasawa. 

Pensando em facilitar o caminho daqueles com interesse em se aventurar no empreendedorismo, o sócio-fundador olhou para a sua própria trajetória a fim de reunir as características indispensáveis para alcançar o sucesso. Confira abaixo: 

  • Confiança 

No início da jornada empreendedora, é comum ter um movimento de desencorajamento por parte de pessoas próximas, que se preocupam com as incertezas do empreendedorismo. Por isso, para dar essa virada de chave, é fundamental ter confiança em sua decisão profissional. “Se você não acreditar no que está criando, ninguém mais vai”, pontua Terasawa. 

  • Determinação 

Nenhum resultado surge do dia para a noite. Em paralelo, é preciso enfrentar uma nova realidade cheia de inseguranças. “Muitos momentos te fazem questionar. Às vezes, temos apenas vontade de voltar atrás. Se não tivermos determinação, vamos parar no meio do projeto”, ressalta o empreendedor. 

  • Resiliência 

A resiliência é a capacidade de solucionar problemas, adaptar-se às mudanças, superar desafios e até mesmo resistir à pressão. Trata-se de uma característica que caminha lado a lado a determinação. “Quando se está determinado a seguir em frente, o medo de errar não pode existir porque empreender é saber que vai errar, mas também aprender com o erro”, finaliza o CFO.

Take 

É uma startup que une hiper conveniência ao disponibilizar uma smart vending cooler, como são conhecidas as geladeiras que comportam até 210 garrafas long neck e 70 latas de cervejas, em condomínios, clubes e estabelecimentos que possua cobertura de sinal 3G/4G, já que vem com o modem 4G instalado. É também o primeiro modelo no Brasil a operar com inteligência artificial que, por meio de reconhecimento por imagem, identifica qual bebida está sendo retirada e é automaticamente debitada do cartão de crédito cadastrado no app. Atualmente tem presença nacional com mais de 2.500 pontos de vendas. Saiba mais aqui.

Nenhum comentário