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Em junho, alimentação fora de casa cresce 31,1%, segundo levantamento do IFB

Comparação tem como base igual período de 2021; em pesquisa do Instituto Foodservice Brasil, que mostra desempenhos do setor, o delivery representa 19,8% das vendas  

Em junho, alimentação fora de casa cresce 31,1%, segundo levantamento do IFB 

Comparação tem como base igual período de 2021; em pesquisa do Instituto Foodservice Brasil, que mostra desempenhos do setor, o delivery representa 19,8% das vendas  

Restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks seguem com o faturamento em alta. É o que aponta o último levantamento do IFB (Instituto Foodservice Brasil), que reúne mensalmente os resultados de pesquisas realizadas pelo IDF (Índice de Desempenho Foodservice) com diversos estabelecimentos prestadores de serviços alimentícios. O percentual de crescimento das vendas nominais no mês de junho de 2022 é de 31,1% em relação ao mesmo mês de 2021. 

Inclusive, a participação do delivery no segmento alimentício continua significativa. A modalidade representou 19,8% das vendas em junho deste ano. 

Já no acumulado do ano, considerando o mês de janeiro de 2021 a junho de 2022, a evolução é de 42,4%. 

Vale ressaltar que o IDF é um estudo feito com associados do IFB sobre seus históricos de vendas, preços e demais dados que mensuram toda a cadeia do foodservice”, informa Ingrid Devisate, diretora-executiva do IFB. 

O levantamento aponta quatro fatores que impactaram os resultados: transações totais, ticket médio, número de lojas e inflação. O setor alimentício registra crescimento de 25,2% nas transações totais, quando comparado o mês de junho de 2021 com igual período de 2022. O aumento acumulado no ano, por sua vez, é de 39,6%, tendo como referência janeiro de 2021 a junho de 2022. 

No período de um ano, o ticket médio teve aumento de 6%, chegando no valor de R$ 36,20. Agora, no número de lojas, houve aumento de 2% na comparação anual – de 7.911 unidades para 8.072. Apenas no mês de junho deste ano oito lojas foram abertas (quatro em centros comerciais e quatro em lojas de rua) e nove lojas foram fechadas (cinco em centros comerciais e quatro em lojas de rua). 

Entretanto, o número de quiosques (lojas pequenas e/ou pontos comerciais compactos) caiu 1,0% na comparação anual. Isto é, de 3.025 estabelecimentos para 2.996. 

A inflação no setor dos associados do IFB, no acumulado de 12 meses, estava em 12,7% no mês de junho de 2022, segundo o levantamento. Trata-se de alta de 4 pontos percentuais em comparação com junho de 2021. 

O levantamento também apurou a variação do faturamento nos canais de compra. Os centros comerciais, como shoppings, supermercados, aeroportos e strip malls, registraram no mês de junho deste ano variação de 35,4% em relação a igual período do ano anterior. As lojas de rua, por sua vez, tiveram variação de 28,2%. 

Dados sobre o setor de distribuição também foram apurados. Houve evolução de 29% nas vendas nominais sobre o mesmo mês do ano anterior e 36,6% no desempenho acumulado – de janeiro de 2021 a junho de 2022. Ainda no segmento, a inflação dos associados registrou percentual de 7% em 12 meses.  

Agora, quanto às indústrias, a alta nas vendas nominais foi de 28,2% em relação a igual mês do ano anterior. O desempenho acumulado de janeiro de 2021 a junho de 2022 é de 35,7%, e a inflação é de 12,7%. 

A pesquisa ainda registrou o ICVA (Índice Cielo do Varejo de Food Service). O crescimento nas vendas nominais sobre junho de 2021 é de 32,2% e o percentual de expansão das transações é de 12,6%. 

 

Sobre o Instituto Foodservice Brasil 

O Instituto Foodservice Brasil (IFB) busca soluções para temas que impactam o mercado de alimentação fora do lar. Seu objetivo é elevar o segmento de foodservice do Brasil a partir de análises, opiniões de líderes do mercado e estudos setoriais e exclusivos. O intuito é trazer para a discussão questões que envolvem a cadeia do setor no país – produtores, fabricantes, fornecedores de produtos e serviços, operadores de restaurantes e demais estabelecimentos do ramo de alimentação. 

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