Últimas

Especializações da área de saúde ganham atenção de empregadores

Auditoria em Saúde, Infectologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição estão entre as formações de maior destaque

O mercado da saúde foi um dos que mais foram impactados pela pandemia causada pelo coronavírus. A necessidade de estudo e combate ao novo vírus e suas variações fez com que certas especialidades ganhassem mais destaque. Além dos profissionais de medicina, enfermagem, farmácia, biomedicina, fisioterapia e fonoaudiologia, por exemplo, passarem por período de maior intensidade de trabalho, a pandemia gerou também uma maior demanda por profissionais especializados em áreas como Auditoria em Saúde, Infectologia, Unidades de Terapia Intensiva, Farmácia Clínica e Nutrição.

De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a procura por profissionais que já atuam na área de saúde tem registrado altas expressivas. Para o cargo de enfermeiro de terapia intensiva (UTI), por exemplo, houve um aumento de 820% nas contratações. Já o cargo de técnico de enfermagem teve um crescimento de 708%. Essas oportunidades devem seguir em forte alta no próximo ano.

Conheça mais sobre as áreas em destaque e como se especializar para aproveitar as novas oportunidades.

Auditoria em Saúde

O profissional que trabalha na auditoria em saúde tem como responsabilidade fiscalizar e analisar se os processos realizados em uma instituição de saúde estão de acordo com a legislação, os padrões e as normas adequadas.

A Pós-Graduação em Auditoria em Sistemas de Saúde promove o estudo detalhado das questões relacionadas à estrutura de clínicas e hospitais, bioética, gestão hospitalar e políticas públicas. Também são destaques na área, os cursos de Auditoria em Contas Médicas, Auditoria em Enfermagem e Auditoria Hospitalar.

Infectologia

A Infectologia é o campo da ciência que se dedica aos estudos das doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas que entram em contato com o corpo humano. Por conta disso, essa área tem sido mais essencial para o combate à pandemia e para diversas outras patologias virais, como AIDS, Dengue, Zika, Chikungunya, H3N4 e Monkeypox. A área também se dedica em temas como a análise de doenças tropicais, tratamento de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e o desenvolvimento de programas de imunização. 

São destaques na área os cursos de especialização em Infectologia e Controle de Infecção Hospitalar.

Enfermagem

A Enfermagem atua em diversas frentes, seja na assistência direta ao paciente, seja na gestão de unidades básicas de saúde ou unidades hospitalares, na docência e na pesquisa, bem como na prestação de serviços especializados (clínicas de vacina, clínicas de parto, amamentação, transporte de pacientes, entre outros).

As áreas de Urgências, Emergência e Desastres; Unidade de Terapia Intensiva do Adulto e Pediátrica; Centro Cirúrgico; Nefrologia; Prescrição de Medicamentos; Infectologia e Ginecologia e Obstetrícia são as que se destacam no momento.

Farmácia

O profissional especializado em Farmácia Clínica é responsável por orientar a prescrição de medicamentos. Ele faz o acompanhamento da dosagem ideal, monitora o paciente e rastreia a saúde nos hospitais, clínicas, ambulatórios e drogarias. Os cursos mais procurados são os de Farmácia Clínica, Farmácia Clínica Hospitalar e Oncológica e Farmácia Clínica Hospitalar em Infectologia.

Fisioterapia

Os fisioterapeutas também têm sido altamente demandados pelo mercado, com destaque para a Fisioterapia Intensiva, Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia pós-operatórias (ortopédicas, cardiovasculares).

Nutrição

A área da Nutrição também registra alta na demanda por profissionais qualificados. Atividades como prescrição de dietas para alimentação saudável, nutrição enteral e parenteral e nutrição esportiva são algumas das principais tendências da profissão.

Os cursos mais procurados na área tem sido os de Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial, Nutrição em Oncologia, Nutrição Materno-infantil, Nutrição na UTI e UTI Neonatal, Nutrição no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sobram vagas no mercado de trabalho

Em 2022, a plataforma Catho, reuniu mais de 24 mil vagas para profissionais da saúde. Os cargos disponíveis para trabalhar na área da saúde vão desde posições com menor nível de experiência como Trainee, Auxiliar de Coleta, Auxiliar de Enfermagem, Assistente de Nutrição, Analista de Laboratório até os mais sêniores como Coordenador Médico, Gerente de Enfermagem, Gerente de Nutrição, além de médicos especialistas. Os salários variam entre R$1.500 e R$20.000, dependendo da carga horária e posição.

Com mais de 8.800 oportunidades, o estado de São Paulo é o que mais tem empresas com vagas para atuar nessa área.

Educação de qualidade faz a diferença

“O profissional de saúde do século XXI deve trilhar uma jornada do tipo lifelong learning, ou seja, ele precisa estar permanentemente adquirindo conhecimento e desenvolvendo habilidades. O processo contínuo de aprendizagem possibilitará que a adaptação inevitável às tecnologias emergentes, mudanças de protocolos, surgimentos de patologias e desenvolvimento de novos medicamentos, seja rápida e efetiva. Para tal, uma das melhores formas de se manter atualizado e competitivo em um mercado tão aquecido são os cursos de pós-graduação lato sensu, pois possibilitam aprofundamento de conteúdos conhecidos ou aquisição de conhecimentos inéditos em curto período de tempo. Por serem cursos de especialização, são muito mais relevantes para a formação do que cursos de extensão”, ressalta Kedma Villar, diretora do segmento de Saúde da Unyleya, uma das primeiras Instituições de Ensino 100% EAD do Brasil.

Segundo a diretora, ao escolher a Instituição de Ensino é fundamental considerar aspectos como o credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC), capacitação do corpo docente, matriz curricular, metodologia de ensino, uso de tecnologias educacionais e a avaliação de alunos e egressos.

A Unyleya anunciou recentemente a UnyleyaMED, sua nova vertical na área da Medicina. Inicialmente, são 15 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na área médica com metodologia totalmente digital. Todas as especializações são reconhecidas pelo MEC e tem duração entre 6 e 14 meses.

A UnyleyaMED tem entre seus diferenciais um corpo docente renomado no Brasil e exterior em suas áreas de atuação e uma plataforma de simulação de casos clínicos inédita em pós-graduações. Os cursos oferecidos exploram temas contemporâneos e utilizam metodologias ativas que proporcionam o protagonismo e o engajamento do aluno no processo de aprendizagem que levarão a um atendimento humanizado ao paciente.

Entre as Pós-Graduações ofertadas, vale destacar o curso inédito no Brasil de Medicina de Desastre, bem como as especializações em Medicina Tropical, Medicina Aeroespacial e Wilderness Medicine: Medicina em Áreas Remotas. A Unyleya também irá ofertar Pós-Graduação em temas atuais como Medicina Canabinoide, além de cursos em áreas como Medicina do Trabalho, Infectologia, Medicina de Família e Medicina Legal, entre outros.

Mais informações sobre a Unykeya estão disponíveis em unyleya.edu.br e UnyleyaMED no site  unyleyamed.com.br.

Nenhum comentário