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Gerenciamento da base de Leads: 7 ações para ter mais resultados



Um dos maiores geradores de oportunidades de negócios e conexões para qualquer empresa, independente do seu porte ou área de atuação, é a geração de leads, esse é um dos mecanismos mais sofisticados do marketing digital atual. 

Leads é um termo vindo do inglês e está diretamente relacionado com o marketing digital e a estratégias de marketing como o de conteúdo, o de atração e o inbound marketing. 

A palavra lead representa um consumidor que já teve algum contato com uma marca de impressora etiqueta ribbon em ações anteriores e tendo comprado ou não, deixou um cadastro de contato e outras informações relevantes para a gestão de marketing. 

É importante compreender que esse grupo de consumidores não deve apenas ser crescido sem que se faça nada com esses clientes e potenciais.

Para gerar resultados com essa estratégia é necessário realizar o gerenciamento da base de leads.

Essa base pode servir de alvo para que as empresas consigam tirar informações sobre quem são os consumidores e alimentar essa base com mensagens e ofertas de valor que motivam esses clientes a comprar e a criarem mais conexões com uma marca. 

O gerenciamento de base de leads é fundamental para a estratégia de crescimento em marketing de qualquer empresa, isso significa que além de captar mais pessoas, também é importante que as empresas deem uma atenção e um destino para esses leads. 

Isso é feito a partir de abordagens que colhem mais informações e permitem que os clientes em potencial avancem dentro do funil de vendas da marca até a sua conversão em uma compra. 

É importante entender que para vender, não são apenas promoções e anúncios que geram atenção, o inbound marketing, conjunto de estratégias que envolvem a geração de leads, também pode contar com outros modelos de conteúdo para atrair a atenção do cliente. 

Como gerar leads de forma eficiente

A base de uma estratégia de inbound marketing e gerenciamento de leads está relacionada a um modelo em grande parte passivo de expansão da visibilidade de marcas de compressor de ar manual, o gerenciamento desses leads precisa ser feito de forma ativa. 

As empresas podem agir de diversas formas para chegar repetidas vezes a esse cliente em potencial com um discurso cada vez mais aprimorado e bem coordenado para enfim concluir a jornada de compra com uma boa experiência satisfatória. 

Entre as ações que conectam as empresas com pessoas já interessadas nos produtos estão: 

  1. Estratégias de SEO; 

  2. Produção de conteúdo relevante; 

  3. Formulários em páginas do site da empresa; 

  4. Anúncios de redes sociais; 

  5. Páginas de aterrissagem com esse fim; 

  6. Ações físicas focadas no público-alvo; 

  7. Compartilhamento do conteúdo de valor. 

SEO é um mecanismo utilizado para os motores de busca para posicionar os melhores resultados de pesquisa. 

É possível que uma empresa de laudo de opacidade dos veículos utilize esse mecanismo para alcançar mais pessoas. 

Ao aparecer no topo das pesquisas, a marca ganha muito mais que visibilidade, essa posição nas buscas gera a sensação de credibilidade e consolida a empresa como uma referência de mercado. 

Como a captação de lead depende de uma proposta de valor atrativa, o método de gestão de estratégia de marketing de inbound marketing é muito conhecido também como marketing de conteúdo. 

Esse é um mecanismo que explora diferentes funções do marketing digital, sejam as redes sociais, blogs, vídeos, livros digitais, guias e manuais que apresentam uma funcionalidade e uma breve visão sobre a marca e sobre o seu trabalho. 

O conteúdo não pode ser visto apenas como a isca desse processo. Além de atrair a captação de leads, também tem a função de avançar esses potenciais compradores no funil de vendas, participando de toda jornada do consumidor. 

Por que os leads são importantes em uma estratégia?

Quando uma empresa especializada em uniformes profissionais consegue captar uma boa base de leads, ela adquire muitas forças e potencialidades para a sua estratégia de marketing, contudo, não garante que todos eles se tornarão compradores no futuro. 

Por isso, além de captar um lead para a sua lista de comunicação é essencial que esses leads sejam qualificados, ou seja, recebam uma atenção focada em identificar os problemas que esse cliente enxerga e apresentar as soluções dentro do seu serviço ou produto. 

Os leads qualificados são aqueles mais ativos dentro da sua lista, os que mais interagem, avançam no funil de vendas, recebem mais informações e acabam por comprar o seu produto ou serviço e até se tornar um consumidor recorrente. 

Além de ter o contato com a empresa de forma mais direta, a partir do momento que o lead oferece seus dados para receber uma primeira oferta de valor, as empresas apresentam um mecanismo de levantamento de informações que são úteis no processo de marketing. 

Isso acontece porque o marketing é um dos processos de comunicação e para comunicar é preciso conhecer o seu público-alvo. 

A partir dessas informações a empresa de tags de proximidade pode oferecer a mensagem direcionada com o máximo potencial de impacto. 

Muitas vezes os gestores de marketing em empresas visam focar apenas no marketing e nas vendas diretas, ignorando o processo de gerenciamento de leads, o problema é que no atual ritmo do marketing digital, esse planejamento é responsável por ter menos conversão. 

A estratégia de leads é mais arrojada, constrói uma jornada do consumidor onde as informações são tratadas de forma mais desenvolvida e atrativa para no fim oferecer um discurso de vendas. 

Como utilizar os leads

Em geral no início de um investimento em estratégias de marketing digital, uma empresa de serviços de instalação de câmeras de segurança consegue alguns leads qualificados, mas que representam apenas uma fração do público geral. 

O processo de qualificação de leads tem essa dificuldade devido a sua complexidade existe uma série de etapas para que os visitantes sejam instigados a avançar na jornada de compra e por fim concluir uma conversão de vendas. 

É importante lembrar que todo esse processo não pode ser lido como um conjunto de regras ou de fórmulas para o sucesso de uma estratégia de qualificação de leads. Todas as situações oferecem diferentes oportunidades que demandam ações direcionadas. 

O que pode ser levado como um fator universal tanto de uma empresa de refletores SMD até uma empresa de produtos de beleza pode criar a sua estratégia com o foco em uma construção de uma boa relação de custo e benefício. 

Isso significa que além de apresentar o que a empresa produz nos seus serviços, a comunicação pode educar o seu consumidor sobre os benefícios e funcionalidades de um produto para o funcionamento de uma persuasão mais eficiente. 

É importante compreender também que o lead, em especial o lead qualificado não são consumidores comuns, como eles já tiveram um contato prévio com a empresa eles já tem algumas informações básicas e desejam dados e mensagens mais direcionadas. 

Esse direcionamento é físico proporcionado por uma via de mão dupla do sistema de leads por que essa estratégia dá às empresas uma visão mais clara sobre quem são esses consumidores e quais ações podem ser realizadas de forma direcionada para o público. 

Considerações finais

Construir uma base de clientes em potencial interessados no trabalho de uma empresa terceirizada de porteiro é algo muito importante para o sucesso de sua estratégia de marketing e vendas, mas é apenas o primeiro passo desse planejamento. 

Além de construir e garantir cada vez mais inscritos para essa lista e contatos de clientes em potencial, essa estratégia visa guiar esses leads por uma jornada de compra mais satisfatória, sanando dúvidas e apresentando as qualidades do seu produto ou serviço. 

Ao criar uma comunicação para esse público a empresa precisa ter a dimensão da necessidade de verificar o comportamento desse consumidor futuro, isso por que ele já teve um contato com a marca e deixou informações que podem e devem ser utilizadas. 

Cada interação com a base gerenciada de leads oferece uma média de respostas, a otimização dessa estratégia está em modular os discursos com a finalidade de aumentar a retenção do funil e a conversão desses leads em compradores e em clientes recorrentes. 

É preciso entender a estratégia de qualificação e gerenciamento de leads como um planejamento de vendas a longo prazo, isso porque a empresa não apresenta diretamente um discurso de venda. 

Ao conectar-se com o público com uma mensagem positiva e útil, a empresa garante a chance de apresentar seu produto ou serviço, demonstrar a eficiência e por fim, depois dessa qualificação do lead, enviar uma proposta de venda com maior chance de conversão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.








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